Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

MÁS COMPANHIAS: CURVAS DA VIDA

CURVAS DA VIDA (TROUBLE WITH THE CURVE)  
EUA, 2012. DIREÇÃO: ROBERT LORENZ
COM CLINT EASTWOOD, AMY ADAMS, JUSTIN
TIMBERLAKE, JONH GOODMAN



Logo após as filmagens de Gran Turino, o veterano Clint Eastwood anunciou sua aposentadoria da carreira da ator que o tornou conhecido no mundo todo. Atuando só nas funções de diretor com filmes, no minimo, ótimos, essa ultima grande estrela de ouro de Hollywood quebrou a promessa ao estrelar o drama Curvas da Vida. Tudo por que o tema do filme gira sobre uma de suas grandes paixões: o Baseball.

Mesmo que para nós brasileiros o esporte esteja tão distante de nossa realidade e que nos pareça um pouco confuso, vale a pena apreciar este eficiente drama que marca a estreia na direção de Robert Lorenz que até então vinha atuando como assistente de direção de Clint a anos. Na trama, acompanhamos a vida de Gus (Eastwood) um veterano "olheiro" que sai pela America em busca de novos talentos para o baseball. Sua capacidade é colocada a prova já que um jovem cheio de gás e com o auxilio da computação chamado Phillip (Matthew Lillard, o Salsicha do filme Scooby Doo surpreendendo em papel dramático) aparece tentando provar que o senhor é obsoleto. As coisas só pioram quando a visão de Gus está cada dia pior. Seu amigo Pete (Jonh Goodman) percebe a dificuldade dele e pede ajuda da filha de Gus, Mickey (Amy Adams), uma advogada que curte o esporte apenas como hobby. Pai e filha, então, tem que superar as diferenças e atuarem juntos, mesmo a contra gosto.



Com um elenco talentoso, Lorenz conseguiu fazer um filme que pode ser apreciado por todos e o baseball é só pano de fundo, o que vale aqui é a complicada relação entre pai e filha. Mickey é ressentida pelo pai estar sempre ausente durante a sua infância e adolescência. Ja Gus é turrão e custa a aceitar que errou na educação da filha. Para os românticos de plantão, Mickey acaba de namorico com um jovem olheiro feito pelo cantor Justin Timberlake. E, para os críticos, que sempre duvidaram da capacidade de atuação de Clint, a cena do cemitério, onde Gus visita o tumulo da esposa é de arrepiar.  O filme poderia muito bem apelar para o dramalhão, mas percebemos a sutiliza do diretor em cenas de alta carga dramática,  prova que de ele aprendeu a lição direitinho.

+
A primeira vez que eu ouvi falar em Clint Eastwood foi no filme De Volta Para o Futuro 3 onde Marty Mcfly volta no tempo e vai parar no velho oeste, para não ter problemas no futuro Marty diz a todos que se chama Clint Eastwood. Naquela época  meu conhecimento cinematográfico se resumia a assistir aos filmes da Sessão da Tarde e nem imaginava que o tal Eastwood era um dos maiores atores e diretores do cinema. Com 83 anos, o homem é conhecido por ser um diretor econômico e rápido (para quem não sabe, rodar qualquer cena de um filme é um trabalho longo e demorado).
Apesar de nos anos 2000, ele dirigir um filme por ano, desde que finalizou a mais recente película  J Edgar com Leonardo DiCaprio em 2011, Clint deu um tempo na realizações de filmes, atuando apenas como ator neste Curvas da Vida para ajudar a decolar a carreira de seu pupilo Robert Lorenz. Espero que ele não pense em se aposentar tão cedo, mas se ele o fazer, terá feito uma das mais fantásticas carreiras artísticas que o mundo já viu.


  

Nenhum comentário: