Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

A CIDADE DO CRIME

ESTA SEMANA FOI ANUNCIADO O CANCELAMENTO DE SOUTHLAND, O MELHOR DRAMA POLICIAL DA TV.



Este período do ano, as emissoras de TV americanas anunciam as produções canceladas ou aquelas que serão renovadas para uma nova temporada. Entre aquelas que não voltam para novos episódios está Southland. Também conhecida no Brasil como Cidade do Crime, a serie é um interessante drama que mostra a rotina de policiais e detetives de uma delegacia de Los Angeles. 

No inicio, o seriado tinha tudo para ser o novo hit do canal americano NBC, quando estreou em 2009. Southland tinha pedigree, pois era produzido por Jonh Wells, de ER- Plantão Medico. Mas sua linguagem crua e o estilo de filmagem semi documental lembrando a câmera nervosa de Nova York Contra o Crime, somado ao fato dos policias desta serie não terem uma vida glamourosa como é retratado na maioria dos programas do gênero, provocou o cancelamento do show na sua primeira temporada.  Então, o canal a cabo TNT resgatou o seriado do perigo de cancelamento, enxergando suas qualidades. Esse fato causou polemica na época, pois a condição da TNT era redução dos gastos que a produção do programa tinha. A solução encontrada pela criadora Ann Biedman e o produtor Jonh Wells foi enxugar o elenco e reduzir o salario daqueles que aceitaram a ficar. 



Foram produzidas cinco temporadas num total de 43 episódios centralizados no novato policial Ben Shermann (Ben McKensie, o Ryan de The OC - Um Estranho no Paraíso). Sempre correto e honesto na medida do possível, Ben sente na pele a rotina de ser um policial numa grande cidade como L.A. São 12 milhões de habitantes para pouco mais de 10 mil tiras. Seu parceiro é o esquentado Jonh Cooper (Michael Cudlitz) que esconde dos colegas sua opção sexual. Devido a desentendimentos, os dois preferem não trabalharem juntos e o parceiro de Ben vira Sammy Bryant (Shawn Hatosy). O trabalho de detetive é mostrado através de Lydia Adams (Regina King) uma mulher a beira de um ataque de nervos que tenta equilibrar seu delicado trabalho com a família.  Vários outros personagens são mostrados, porem sem o destaque dos já citados. Mas um que chama a atenção é desbocado policial Dewey Dudeck (feito pelo ex-astro jovem C. Thomas Howell).

De acordo com sites especializados e até o cartaz de divulgação da quinta temporada, a serie era tratada como o melhor drama policial da TV.  Toda vez que leio esse tipo de coisa vou atras da informação para ver se é verdadeira. Atualmente, acompanho a serie na versão (bem) dublada no canal Space todas as quintas 21h00. Realmente Southland é bem interessante e parece estarmos diante do programa Cops ou então policia 24 horas, pois a câmera fica em cima dos atores. Alias, quando esteve no Brasil promovendo a serie ano passado, Ben Mckenzie e Regina King revelaram que eles trabalhavam muito em externas (filmagens de ruas), o que promovia casos inesperados e tinham espaço para bastante improviso, coisa rara em produções americanas. Com um clima tenso e roteiros que fogem do esquema "caso da semana", Southland já é considerado o cancelamento mais injusto da temporada. Mas, como diz um ditado televisivo, é melhor encerrar no auge. 

O clima nos bastidores era dos melhores.
fotos: divulgação

Nenhum comentário: