Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

50 ANOS DE UM CLASSICO



Em 25 de Agosto deste ano se comemora os 50 anos de um classico do cinema: Psicose (Psyco, 1960). Conhecido como o maior exemplo de um filme de suspense, o longa conta a história de Marion, uma garota que quer aproveitar a vida, ela rouba o patrão, foge e pará num hotel onde é morta por um cara pscicótico - não, não estou contando o final do filme, isso tudo acontece em menos de 30 minutos de projeção.

Dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock é um filme pertubardor e que te deixa com os nervos a flor da pele. Nele, o diretor quebrou muitos cliches do cinema, por exemplo, ele matou a "mocinha" bem antes da metade e filmou em preto e branco na epoca em que o cinescope e o technocolor reinavam absolutos no cinema que a pouco ganhava cores. E o que dizer dos angulos incomuns? Não da para falar sobre este filme e não comentar a cena mais famosa dos filmes: a assassinato no chuveiro a sequencia que dura 37 segundos e foi filmada em uma semana (!) tamanha era a mania de perfeição do diretor.
Falando nele, a pouco se soube que o perfeccionismo de Hitchcock era tanto que chegava a ser grosseiro com seus atores e equipe. Verdade ou não, foi seu jeito de dirigir que nos entregou classicos absolutos e filmes de suspense bem feitos.

Nenhum comentário: