Páginas

sábado, 25 de setembro de 2010

DESCANSE EM PAZ: ARQUIVO X


Ela foi a série de tv mais significativa dos anos 1990. Por causa dela, o culto a seriados só aumenta e essas produções deixaram de ser produto de quinta para se tornarem em muitas vezes, mais influentes que o cinema. Arquivo X começou sua carreira de sucesso em 1993 na então recem criada rede FOX. Seu estilo unico, somada a histórias não convencionais, imediatamente remeteram ao já classico Twin Peaks, a série de David Linch que revolucionou o jeito de se ver e fazer seriados.
O conceito simples, dois agentes do FBI investigando casos bizarros o tornou um programa que abria um leque consideravel de historias que fizeram mais e mais pessoas se ligaram no novo fenomeno. Assim, de um obscuro seriado exibido sexta a noite numa pequena emissora, Arquivo se tornou a série que mais crescia em audiencia na época.
Muitos devem a perfeita quimica existente entre os protagonistas David Duchony e Gillian Anderson, outros as já citadas bizarricies que apereciam no show. Mas ninguem sabe ao certo até hoje como se nasce um fenomeno.
Arquivo foi a primeira série que eu realmente gostei e muitas vezes me peguei chorando de raiva quando a Record tirava a série do ar para exibir os malditos programas apelativos que naquela epoca infestaram as emissoras. Claro quando a série foi ao cinema em 1998 com o longa Resistir ao Futuro, tambem fui as lagrimas, mas por ver meus personagens favoritos na telona, já que a trama era fraquinha e confusa.
Aos poucos o seriado foi perdendo a criatividade de antes e após o sexto ano poucos episodios são dignos de crédito e na oitava temporada uma noticia entristeceu os fãs: Duchony pede para sair e o show ganha um novo co-protagonista: Robert Patrick e mais a tarde Gillian tambem aparecia a pouco e uma nova personagem, feita por Anabeth Gish foi incoporada. Assim, uma nova dupla surgia. Mesmo assim, era Arquivo X, mas uma grande parcela de fãs não aceitou as mudanças fazendo que o seriado se perdesse um pouco. No nono ano a dupla central volta nos episodios finais apenas para fechar o grande arco de histórias que se montou ao longo de 9 temporadas. Um episódio final que dividiu os chamados excers, fãs da série.
Em 2008 fui a estreia do longa Arquivo X: Eu Quero Acreditar. Este longa, dessa vez mais bem escrito que o anterior mostrar o que acontece com os personagens após o episodio final.
Hoje, David Duchony teve que engolir o orgulho, e após não conseguir projetos no cinema voltou a TV com o seriado Californication, onde interpreta um escritor viciado em sexo, e Gillian Anderson aparece em vários filmes.

X=============ALGUMAS CURIOSIDADES=======================X

> O seriado era rodado em Vancouver, no Canadá. Muitas séries e filmes são gravados nesta cidade, pois a prefeitura cobra baixos impostos o que barateia o custo de produção. Smallville e V são um exemplo de programas que estão no ar que são filmados lá.

> A pedido dos atores, o show deixou de ser feito em Vancouver e a profução foi toda transferida para Los Angeles - EUA. A diferença da fotografia são bem percepitiveis. Enquanto em Vancouver a série tinha um clima cinzento e chuvoso, nos capitulos rodados na capital do cinema, era tudo mais colorido.

> Após varios anos apenas interpretando, os atores principais escreveram e dirigiram seu próprio episódio: Duchony fez Hollywood Antes de Cristo, um capitulo recheado de humor negro; e Gillian fez o sensivel Todas as Coisas, que mostrava um pouco o passado da Agente Scully.

> Os atores tambem interpretaram seus personagens fora do seriado. Foi no episódio Arquivo S do oitavo de Os Simpsons.

> Numeros: Arquivo X teve 9 temporadas/ 218 episodios/ 2 longas metragens para cinema/ 27 milhoes de pessoas é o episódio mais assistido - Em Busca da Verdade I, do quito ano/ 5 milhoes é o episódio menos assistido - Caçada Sangrenta da 1a temporada.



Nenhum comentário: