Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2010

CONHEÇA: DOWNTON ABBEY


Estou devorando cada capítulo de um novo seriado: Downton Abbey.
Produzido pelo canal Itv da Inglaterra (principal concorrente da poderosa BBC) esta é uma série de epóca passada em 1912.

Downton é o nome de uma magistral mansão localizada no interior da Inglaterra. Com uma familia composta de um marido, esposa e três filhas. Parte da açao é centrada na ala dos criados. São aproximadamente 20, do mordomo até as faxineiras. Cada um com seus deveres, sonhos e esperança. Tal qual uma empresa, há uma hirearquia onde cada um tem sua função de acordo com sua posição.

Definitivamente, a ala dos empregados chama mais a atenção do que a trama central. A herança do velho Sr. Grantham diz bem claro que toda sua fortuna, inclusive o emenso terreno onde fica a Downton, será passada para um homem da familia. Seu filho, o conde Grantham só teve filhas e quando seu parente mais próximo morre no acidente do Titanic, seu primo de segundo grau assumirá a herança para desespero de sua velha mãe, que teme ver toda a sua fortuna e posição social ser jogada fora. A unica maneira de reverter isso seria a filha mais velha do conde casar com esse primo, mas os dois não gostam um do outro.

Com uma reconstituição de época perfeita e com um pouco de história da Inglaterra contada, este seriado está longe de ser um romance ao estilo Jane Austen (considerada a maior autora da lingua inglesa). E explora temas como casamento arranjado, orgulho, preconceito e dever para o trabalho. No elenco afiado, o unico rosto reconhecido é de Maggie Smith (de Mudança de Habito e Harry Porter).
Com 7 episódios produzidos para primeira temporada (na terra da rainha é comum serem produzidos poucos episódios por ano dos seriados) vale a pena assistir este emocionante e eficaz drama.

Nenhum comentário: