Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

DESCANSE EM PAZ: LOIS & CLARK


Muitos termos são usados para descrever o Superman: o maior de todos, o inovador, o escoteiro, etc. O personagem foi o primeiro personagem dos quadrinhos a ser criado no gênero Super-herói e é dele todas as inovações do formato que viraram referencia para novos personagens como alter ego, emprego como jornalista, uma namorada atrevida, uma cidade do futuro. E também o pioneiro em ter uma série produzida (ainda quando o formato era restrito aos cinemas). Durante as décadas seguintes, o Super foi acumulando dezenas de produções ou voltada para o cinema novamente (no clássico Super-Homem – o Filme) ou para TV (o desenho Superamigos). Na década de 1990, a Warner (proprietária da DC Comics) resolveu investir no grande catálogo de personagens dos gibis e estava se dendo bem. Primeiro, Batman de Tim Burton arrasou nas bilheterias e ganhou um sem numero de produtos. Em seguida, o terreno da TV começou a ser explorado pela empresa que lançou The Flash, um dos mais caros seriados produzidos na época que foi cancelado em sua primeira temporada. Logo após uma carta maior foi jogada. O canal ABC comprou a ideia de um seriado estrelado por Superman, o maior herói dos quadrinhos. O resultado foi a estreia, em 1993, de Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman.
O título sugere duas diferenças entre as outras produções estreladas pelo azulão: é primeira é o foco em Lois Lane e em segundo a parte de romance teria destaque. O ator escolhido para viver o heroi foi o desconhecido Dean Cain (visto recentemente no filme de Marcio Garcia Amor por Acaso) que virou galã na época com seu tipo fisico e bonito rosto. A sempre enxerida Lois foi incorporada com graça por Teri Hatcher (que havia participadado de alguns episodios de Mcgyver e hoje pode ser vista como uma das donas de casas desesperadas em Desparete Housewives). E todos os amigos e inimigos de Clark Kent apareciam no programa como Jimmy Olsen (que trocou de atores entre a primeira e segunda temporadas) e o gênio do crime Lex Luthor (que foi criticado por fãs pelo ator não corresponder com as características fisicas tipicas do vilão).
Os produtores realmente conseguiram cumprir a promessa de fazer do seriado uma comedia romantica. Poucas eram as cenas com o Superman em ação por que a grana com efeitos especiais era curta. A solução era apelar para o bom e velho efeitos de ilusão de óptica. Um dos grandes motivos do exito da atração era a quimica que rolava entre Teri e Dean, que segundo as más línguas era restrita as telas. A serie fez tanto sucesso no Brasil que o casal participou ate da campanha de lançamento dos chinelos Ryder (lembra?), com direito as mesmas vozes dos dubladores. Falando em dublagem, o dublador de Superman/Clark Kent, Alexandre Lupiani sofreu um grave acidente e morreu em 1997 enquanto dublava a quarta temporada e tambem gravava a novela Xica da Silva, da Rede Manchete (que fez uma belissima homenagem num capitulo). Seu substituto foi Guilherme Briggs que faz a voz do personagem até hoje nos desenhos animados.
Já que foi citada a quarta temporada, ela também foi a ultima da serie. No inicio do quarto ano, a dupla central se casou e o clima de romance foi diminuido, assim audiencia ia caindo a cada semana. Os produtores resolveram apelar e a ultima cena da quarta temporada mostrou Lois e Clark abrindo a porta do seu apartamento e dando de cara com um bebe envolto com o simbolo do Superman, isso nunca teve continuação pois o show foi cancelado.
Com a mais diferente, e por que não ousada, proposta já vista para o Superman, Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman apresentou muito humor, romance e tem um lugar cativo no meu coração, pois foi o primeiro seriado que eu virei fã.

Nenhum comentário: