Páginas

domingo, 2 de janeiro de 2011

DESCANSE EM PAZ: O QUINTETO


Na década de 1990 os jovens americanos ganharam seu próprio espaço na televisão. Se antes eram feitas produções em que os adolescentes apareciam estereotipados, como em The Monkies, a partir de Anjos da Lei (21 th Jump Street) eles eram retratados com um pouco mais de veracidade. A série que chegou perto de retratar a juventude mais perto do que ela é foi Barrados no Baile (Bervely Hills: 90210), mas tudo o que acontecia com a galera de Brandon e companhia acabou se mostrando fora da realizade, mas abriu as portas para séries mais dramáticas como Meus 15 Anos (My So Called Life) - ja viu meu post sobre a série? - e O Quinteto (Party of Five).
Estreiando nas telinhas americanas em setembro de 1994, O Quinteto tinha tudo para fazer sucesso com elenco talentoso, historias boas e alguns fãs, só não tinha o principal: Audiência. A primeira temporada foi um fiasco a ponto da emissora que a exibia nos EUAquase cancela-la. Só não o fez por pressão dos fãs (ver box abaixo) e tambem por que ganharam um Emmy de melhor série dramática. O que se mostrou de mais diferente no seriado, tambem foi sua pedra no sapato, as histórias eram muito depressivas. Principalmente para quem estava acostumado com o colorido visual e o estilo "tudo vai ficar bem" de Barrados.
O programa girava em torno dos Irmãos Salinger que perderam seus pais num acidente de carro. Com idade entre 1 e 23 anos eles tem que se virar no mundo sem o auxilio de adultos. Charlie (Matthew Fox, visto recentemente em Lost) era o mais velho e irresponsável, Bailey (Scott Wolf, atualmente participando de V) era responsável e cuidadadoso com os mais novos, Julia (Neve Campbell, no ar em O Filantropista) era a adolescente rebelde, Claudia estava entrando na puberdade e sofria por não poder contar com os pais e o bebê Owen.
Na época de produção do seriado, que durou até 2000, a popularidade dos astros subiu e isso contribuiu e muito para que o programa ficasse tanto tempo no ar. Conforme os episódios foram passando novos atores se juntaram a familia como Jennifer Love Hewitt, que com uma personagem doce e meiga acabou ganhando seu próprio show chamado Time Of Your Live, que durou apenas um ano. A atriz ainda participou durante quatro temporadas como a protagonista do drama sobrenatural Ghost Whisperer.
Cada ano, um dos irmãos tinham uma história com mais destaque que o outro, assim na terceira temporada mostra o vicio em bebidas de Bailey, na quarta o câncer de Charlie e na quinta o primeiro emprego sério de Julia. Não disse que era uma atração depressiva? Mas os produtores sempre deixavam uma mensagem de esperança, afinal, a vida não é feita só de desgraças, né?

====================== + ==========================
A FORÇA DOS FÃS
Na TV americana se alguma atração não der certo (em termos de audiencia) é comum as emissoras cancelarem os programas sem pestanejar. Diferente da Globo que, quando uma novela não vai bem de Ibope, eles negam e mudam as histórias para disfarçar, eles simplesmente tiram do ar. Mas em alguns casos, a força dos fãs do programa, ajuda os executivos a voltarem atrás.
O primeiro caso notório aconteceu em 1967 quando a NBC tentou cancelar Jornada nas Estrelas pela primeira vez. Um numero incontável de cartas foi mandado para o escritório da emissora que teve que mudar de decisão, não sem antes ter a palavra final mantida: o programa sofreu corte de gastos . O mesmo aconteceu com Batman no mesmo período. Um caso curioso ocorreu com a série Roswell. Considerada a Arquivo X para adolescentes, o programa foi cancelado em seu primeiro ano. Uma legião de fãs se reuniu e enviou para FOX centenas de frascos de molho Tabasco (que fazia a publicidade). Deu certo.
Falando em Arquivo X, quando o protagonista David Duchony anunciou sua saida, os mais fervorosos admiradores boicotaram a atração que perdeu considerareis numeros de audiência. Mas o dinheiro gerado pelo show era tanto que ficou mais dois anos no ar.
Em algumas situações, apenas os premios e a critica positiva ja mantem a atração no ar como os exemplos de Friday Night Lights, 30 Rock e The Office.
Isso tudo prova que, nem sempre usar terno e gravata e ficar atras de uma mesa ditanto o que deve ir ao ar ou não, é sinal não de algum conhecimento. Afinal, o cliente sempre tem razão.

Nenhum comentário: