Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

LISTA: 10 MELHORES HISTÓRIAS EM QUADRINHOS



Os quadrinhos fazem parte da minha vida desde quando eu tinha 13 anos de idade. Como todo aficcionado pela nona arte, comecei na leitura com os gibis da Turma da Monica, que guardo até hoje com carinho. Com exibição de desenhos de super-heróis na TV, pude conhecer o universo de seres poderosos que protejem o mundo das forças do mal. Minha primeira HQ de super-heróis foram os X-Men, graças ao desenho exibido na Tv Colosso nos anos 1990, mas tenho lembranças de ter lido quando novinho Os Caçadores da DC Comics e A Espada Selvagem de Conan, o gibi mais popular no país anos 1980. Com o tempo, puder conhecer a cada vez mais crescente variedade surgida nas bancas passando pelos mangás e adultos.
A seguir, minha lista dos melhores gibis que já li, sem ordem de preferencia.

O REINO DO AMANHÃ (KINGDON COME, 1996):
Seria já adicionada a lista pelo simples detalhe de ter os desenhos, ou melhor, pinturas realista de Alex Ross. Mas possui um roteiro que é uma verdadeira homenagem ao batalhão de heróis e vilões da DC Comics. A história mostra um pastor idoso recebendo a visita especial de Espectro, o espírito da vingança. Ele vira testemunha espiritual de um mundo dominado por seres poderosos que não se importam mais com a população, mas sim na justiça olho por olho. Os maiores heróis como Superman se afastaram por não se adequarem mais a esta nova ordem. Com a insistencia da Mulher-Maravilha, o azulão resolve inverter o jogo e junto com a nova (velha) Liga da Justiça, decide voltar aos tempos onde o respeito ao cidadão comum vem em primeiro lugar. Ele só não esperava contar com a arma secreta do sempre vilão Lex Luthor, ele lobotomiza o Capitão Marvel e o joga contra seus amigos. O embate entre o homem de aço e o mortal mais poderoso da Terra é de arrepiar e um dos supers tem um final heróico e explosivo. Todo personagem da editora ganha um homenagem seja discreta (como a seqüencia com os Novos Deuses), seja grandiosa (Capitão Marvel, Mulher-Maravilha, Batman). Simplesmente um clássico absoluto dos quadrinhos.


MARVELS (MARVELS, 1995):
Antes de apresentar O Reino do Amanhã, Alex Ross realizou Marvels. Com seu estilo de pintura realista, fomos convidados a testemunhar o nascimento do universo Marvel sob a perspectiva de um jornalista. Recriando grandes história da editora, Ross e o roteirista Kurt Busiek nos mostraram como se reconta com delicadeza e sensibilidade uma história ja conhecida.



SUPERMAN: AS QUATRO ESTAÇÕES (SUPERMAN FOR ALL SEASONS, 1999):
Um olhar realista e sensível ao mito do maior super-herói do planeta. Conhecemos um nova versão da já manjada história do Superman, mas do ponto de vista de seus amigos, pais, amores e também de seu arqui-inimigo. Criado pela dupla Jeff Loeb e Tim Sale (com seus desenhos que parecem pinturas abstratas) As Quatro Estações é emocionante e divertida, uma verdadeira ode ao pioneiro personagem do gênero Super-Heróis.


SAMURAI X (RUROUNI KENSHIN, 1994)
Conheci este mangá através do desenho que a Globo exibiu em 1999 pegando a todos os fãs de surpresas. Kenshin Himura é um magricelo samurai de 28 anos que cometeu muitos assassinatos em nome do governo Tokugawa. Até que ele viu que essas mortes e a violencia em geral eram desnecessárias. Decide se instalar no dojo Kamiya, onde a instrutora Kaoru comanda o lugar. Os dois se apaixonam de primeira, mas como todo mangá o romance demora para engrenar. Com coadjuvantes e vilões que quase roubam a cena quando aparecem, Samurai X é um caso raro onde o desenho chega a superar o gibi, de tão bem feito que é.



LOBO SOLITÁRIO (KOSURE OOKAMI, 1973)
Simplesmente a obra prima dos gibis japoneses, Lobo Solitário tem uma arte envolvente, uma história cativante e ótimos personagens. Alias, os são só um pai, Itto Ogami e seu filho Daigoro percorrendo o Japão fazendo pequenos serviços e sobrevivendo deles. Simple assim. Quem disse que uma grande história tem que ser complexa e confusa.



DEMOLIDOR: A QUEDA DE MURDOCK (1986)
Frank Miller é o responsável por deixar as HQ's mais adultas. Batman - O Cavaleiro das Trevas, também de 1986 escrita por ele apresentou uma história pessimista sobre o futuro dos grandes super-heróis. A queda de Murdock mostrou um herói como nunca foi visto antes. Destruído, arrasado e derrotado. Graças a uma ex-namorada viciada que vende sua identidade secreta para o submundo, Matt Murdock tem sua vida pessoal e profissional acabada até se tornar um pária e dar a volta por cima de modo surpreendente.



WOLVERINE: ORIGEM (ORIGINS, 2001)
Um dos grandes segredos entre os personagens da Marvel era a origem do marrento Wolverine. Destaque não só nos gibis, como nos desenhos e filmes, o personagem teve sua genese revelada numa história tragica e belissimamente bem escrita e desenhada. O fracote James se torna uma fera quando adolescente ao ver sua babá Rose ser violentada pelo cão, filho do empregado da fazenda de seu pai, Thomas Logan. Quando todos pensavam que nosso amado Wolvie era o Cão, eis que o doente James tem suas garras reveladas na frente de todos. O escritor consegue explicar de modo coerente como e porque Wolverine é o que é.



CRISE DE IDENTIDADE (IDENTITY CRISIS, 2005)
Esta história apresentou um inimaginavel. A poderosa Liga da Justiça tambem tem seus podres. Focada a história nos chamados heróis do segundo escalão (detesto essa frase), em que Superman, Mulher-Maravilha e Batman são coadjuvantes, Crise mostra as consequencias quando um vilão descobre a identidade secreta dos heróis e a dificil decisão de fazer uma lobotomia cerebral (através de um feitiço da heroína Zatanna) para que ele esqueça tudo. É revelado que não só viloes mas tambem companheiros receberam o feitiço criando uma mal estar entre os super amigos.



ALIAS (2001)
Não gosto muito que do jeitão "o sou o bom" de Brian Michael Bendis (um dos responsaveis por remodelar e modernizar o universo Marvel). Mas tenho que admitir que Alias é excepcional. A trama é sobre a detetive beberrona Jassica Jones, outrora conhecida como a heroina Safira. Ela faz o tipo largada e desbocada. Jessica é contratada para investigar casos envolvendo super seres. O legal do gibi é que ela mostra os bastidores das histórias dos heróis, ela conhece a quase todos Os Vingadores, acha Peter Parker um nerd e no primeiro numero faz sexo com Luke Cage, herói negão safado que ela se apaixona. Com seu estilo vergorratico de longas falas e uma arte bem feita, Alias é uma leitura adulta recheada de palavrões, sexo e drogas, mas que te conquista na primeira leitura.



BATMAN: O LONGO DIA DAS BRUXAS (LONG HALLOWEEN, 1998)
Um assassino está causando horror nas ruas de Gothan ao cometer seus crimes nos feriados nacionais americanos. Batman investiga mas as pistas são cada vez mais dificeis de desvendar. Com os desenhos estranhos, porem belos de Tim Sale, o Longo Dia das Bruxas é uma ótima história de detetives com um final surpresa.

Nenhum comentário: