Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

LISTA ESPECIAL: 35 ANOS DE SUPER SENTAI

Em fevereiro próximo se comemora no Japão os 35 anos da franquia Super Sentai. Os sentai são aqueles esquadrão colorido de 5 membros que lutam para proteger o mundo - Japão - de alguma organização alienígena. A idéia principal veio da cabeça de Shotaro Ishinomori, grande escritor japonês , criador, entre outros, de outra franquia famosa na terra do sol nascente: Kamen Rider, que, aliás, este ano comemora 40 anos.
A primeira atração foi a mais longa do gênero a ser produzida com 86 episódios e dois anos no ar e ainda não possuia os clichês básicos desse tipo de série como a bazuca que detona o monstro, o robo gigante, esses elementos foram inseridos nas séries seguinte. Apesar de serem bem sucedidos ao redor do mundo, principalmente nos anos 80, o gênero super sentai nada mais é do que um acordo milhonario entre a produtora Toei Company, que produz o seriado, e a Bandai, empresa que cria os brinquedos, por isso que cenas como o robo gigante sendo montado é mostrado detalhadamente em cada capitulo. E a cada ano, principalmente após a computação gráfica ser inserida na produção, eles exageram mais como a produção de 2001 que possua 25 robos! Ainda falando em efeitos especiais, graças a eles, os dubles foram perdendo cada vez mais espaço, ja que para fazer um membro dar um grande salto, é só fazer um animado no computador.
Desde de 1993, o mundo todo, tirando o Japão, lógico, foi privado de ver as produções originais, ja que uma empresa chamada Saban comprou os direitos de imagem para uso nos EUA. Para fazer os Power Ranger, a produtora apenas gravava cenas com atores americanos, utilizando os originais japones foi assim até 2009 quando a Disney (que havia adiquirido os direitos) desistiu da produção. Seria uma luz no fim do tunel para a volta da exibição dos produtos originais, até que a Sabam entrou na jogada novamente e voltou a produzir os Power Rangers que, desta vez, terá a co-produção da Nickelodeon.
Abaixo, segue uma lista do que de melhor essa franquia nos proporcionou até hoje:

MELHOR VISUAL: DAIRANGER (1994)
Possui o visual mais arrojado e estiticamente bonito entre as séries de super esquadrão. Tanto dos 6 membros até dos rôbos. E tambem uma história interessante que tem elementos da cultura chinesa.



PIOR VISUAL: BATTLE FEVER J (1979)
Tá certo que os anos 70 possuem o gosto mais duvidoso para roupas e cabelos na história mundial, mas a Toei caprichou neste sentai. A começar pelo projeto original que deu errado - inicialmente esta série usaria os personagens da Marvel Comics para compor o visual dos heróis, com direito aí a um Capitão Japão - a solução foi deixar o quinteto com o os uniformes ja criados e adapta-los ao estilo sentai. De inovação, Battle Fever J (o nome é uma referencia ao filme Embalos de Sabado a Noite que possui Fever no titulo original) trouxe pela primeira vez um robô gigante.



MELHOR EXIBIDA NO BRASIL: CHANGEMAN (1985)
Juntamente com Jaspion, a série Changeman fez um enorme sucesso aqui no país no final dos anos 1980 na Manchete. Todas as emissoras na época se rendenram aos japoneses, até a poderosa Globo os exibia antes da novela da 6. Comparando com os outros esquadrões, a série do esquadrão relampago é a que possui os personagens mais carismaticos (principalmente os vilões: como esquecer do Gata e sua familia? Shima com sua voz de homem? e o Gioday?, todos tiveram episódios focados neles). Ano passado foi lançado aqui no país em DVD.



MELHOR COREOGRAFIA: MASKMAN (1987)
Uma coisa que toda a série Super Sentai terá é luta! Afinal de contas, como lutar contra inimigos apenas usando as palavras? Maskman, o ultimo Sentai a ser exibido aqui, isso quando o gênero já dava sinais de desgaste, tem uma história empolgante, um pouco mais séria que Changeman, Google Five e Flashman e tambem as lutas mais bem coreografadas. Cada membro do esquadrão possuia um estilo de luta diferente como Kung Fu, Ginastica Olimpica, assim por diante. Um show em cada capítulo.




MAIS DRAMÁTICA: FLASHMAN (1986)
Os seriados desse genero são exibidos até hoje no Japão no mesmo dia e horário: domingo, as 7h30, como já citado aqui são feito exclusivamente para crianças até 12 anos. Mas uma inovação de vez em quando é bom. Flashman possui o enredo mais dramatico. Alem de serem raptados e criados num outro planeta, a atmosfera da Terra acabava fazendo mal para os heróis que tem dias contados em nosso planeta, cada episódio terminava com um aviso na tela ao som de uma maquina de escrever: "faltam 10 dias!". E ao final, eles realmente vão embora após cumprir a missão de derrotar o vilão Monarca La Deus.



MELHOR " TENTEI SER DIFERENTE": LIVEMAN (1988)
Existe um grupo de fãs que gosta tanto desse tipo de série que eles estudaram a lingua japonesa, traduziram e ainda legendam os seriados que não passaram no Brasil. Graças a eles, podemos assistir (baixando na Internet, claro) séries como Liveman. Os produtores pensaram em algo diferente para essa série. Primeiro, a metade da série é estrelada por um trio de heróis (mais tarde se faria um quinteto), depois ela trouxe um rôbo que é a junção de dois outros se torna imbativel. A história é bacana e traz um dilema para os heróis em enfrentar os ex-companheiros que se debandaram pro lado do inimigo.



MELHOR SÉRIE: JETMAN (1991)
Esse seriado tirou o posto de Changeman do melhor Sentai feito (para mim, lógico). Todos os clichês do genero foram quebrados, como a série não possui a equipe formada antes dos primeiros quatro episódios, tem um badboy na equipe que cria intrigas e é apaixonado por uma das meninas, eles acabam namorando e deixando a equipe! Mas ela ama o lider, está formado assim o primeiro e mais movimentado triângulo amoroso que ja existiu nesse tipo de programa. O esquema historia-batalha com monstro-batalha com robo gigante, nem sempre era seguido. A bazuca aparace bem no meio da exibição, o robo gigante não aparece em todos capitulo e quando aparece, sua luta demora no maximo 2 minutos, a equipe do mal não tem um chefão e eles disputam entre si para quem vai comandar, há poucas crianças aparecendo e um dos herois morre no ultimo episódio. Falando em episodios, em Jetman os roteitistas e a própria Toei se preocuparam em contar uma boa história que conquistou até adultos em sua terra natal. É, ao redor do mundo, a série mais querida e considerada a melhor, se não for, pelo menos é a mais diferente.

Nenhum comentário: