Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O NOVO SOM DO BELLE & SEBASTIAN




Eles são a banda favorita de quem curte indie rock (rock alternativo). Sem medo de encarar novos desafios musicais, o Belle & Sebastian lança mais um CD que, desta vez, conquistou até mesmo os exigentes criticos musicais (pra falar a verdade, quem escuta os criticos? Nada melhor que voce mesmo escolher o que quer fazer, não?). Write About Love é o nome do novo trabalho do grupo que tem seu primeiro single rolando nas rádios desde o fim do ano passado.

Esta primeira faixa homônima executada (em poucas) rádios conta com a participação nos vocais da atriz Carey Mulligan (de Educação e Wall Street) e seu refrão dá vontade de gritar junto: "eu odeio meu emprego, eu trabalho demais (todo os dias trancado dentro de um escritório)". E as outras faixas apresenta um B&S mais maduro, um pouco distante de suas - famosas entre os fãs - musicas fofas.

A banda surgiu em Glasgow, Escócia em 1996 com a reunião de amigos de faculdade que gostavam do mesmo tipo de musica. O nome vem de um popular livro infantil escrito por Madame Cecile Aubrey sobre as aventuras do garoto Sebastian e seu cão Belle. Aos poucos mais e mais amigos foram surgindo e hoje, eles são um octeto. Uma das inspirações musicais do grupo é musica brasileira e em seu primeiro show no Brasil, eles mandaram um cover de A Minha Menina de Jorge Ben. Conquistaram a todos com sua simpatia e também um pouco de timidez. Timidez essa que não ficou restrita só no inicio de carreira, todos ainda são discretos e reservados.


+

Eu conheci o Belle & Sebastian através de um dos melhores programas da MTV: O Lado B. Voltado para o publico fã de musica alternativa, a atração ficou no ar quase uma década na emissora musical (?). A audiencia era tão seleta que até os horários eram "alternativos": meia-noite, dez da manhã... Comecei a ver o programa no ano de 1999, apresentado por uma das melhores comunicadoras do país, Soninha Francine. Dona de um carisma sem igual, Soninha me fez conhcer bandas como Weezer, Superchunk, Yo Latengo, Pixies, além dos mais pop dos alternativos: Radiohead.


Nenhum comentário: