Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SAVE WINONA*




Ela já foi a queridinha de Hollywood, hoje é uma figura non grata nas grandes produções. Bastou um delize em sua vida pessoal para Winona Ryder quase cair no esquecimento. Mas os fãs, sempre eles, dão a força necessária para esta talentosa atriz de quase 40 anos continuar seguindo sua carreira, sem o brilho de antes, é verdade, mas chamando a atenção em qualquer papel que ela desempenhe.

Winona nasceu no estado de Minessota, no condado de Olsmted próximo a cidade de Winona em 29 de Outubro de 1971, filha de pais hippies e extremamente liberais, desde de novinha ela gostaria de seguir a carreira de atriz. Apesar de sempre a encorajarem, mãe e pai viviam consolando sua filha por que todos os testes e audições que ela participava não dava em nada. Com um pouco mais de idade, ela resolveu estudar numa grande escola dramática de São Francisco, um passo para chegar em Los Angeles, terra do cinema.

Ela passou no teste para participar do filme A Inocência do Primeiro Amor (1986). Seu estilo chamou logo a atenção dos olheiros de plantão e já em seu segundo papel ela viveu a protagonista do sensível drama Ciranda das ilusões (1987). Seu próximo trabalho, viria a mudar sua vida artistica e amorosa. Em Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem (1988) ela conheceu Tim Burton o diretor que mais tarde a chamaria para participar do excelente filme Edward - Mãos de Tesoura (1990). No set desse filme ela começou um tumultuado romance com Johnny Depp. Por algum tempo, os dois excêntricos atores eram o casal mais badalado de Hollywood. O amor entre eles era tanto que Depp fez uma tatuagem escrito "Winona Forever" (Winona para sempre), após o termino do relacionamento ele apagou a tatoo parcialmente deixando escrito "Wine forever" (vinho para sempre).

No começo a decada de 1990, Winona engatou um filme melhor que outro como Minha Mãe é uma Sereia (1990), Drácula de Bran Stocker (1992) e Adoraveis Mulheres (1994). Em 1997 ela co-estrelou ao lado de Sigourney Weiver seu primeiro blockbuster Alien: A ressurreição. Alguns filmes depois ela estrelou o elogiado drama Garota, interrompida (1999). Essa sua ultima grande aparição no cinema ela teve que dividir as atenções com a então estreante Angelina Jolie. Algum tempo depois seu nome caiu na boca da impressa marron. Vazou um video que mostra ela furtando uma loja chique em Bervely Hills. Esse é o deslize que comentei lá em cima. De repente, a carreira da atriz deu uma estagnada.

Aos poucos ela volta a brilhar, ainda que em papéis secundários como a Mãe de Spock no remake de Jornada nas Estrelas. Ou ainda no drama Cisne Negro, onde está quase irreconhecível como uma bailarina decadente (na verdade, só fui saber que era ela quando o filme acabou e vi o nome dela nos créditos, "voltei a fita" e pude ve-la com atenção). Nada que o tempo não possa curar.

Foto recente de Winona. Aos poucos, ela está
voltando a brilhar.

*o titulo da matéria é referencia a campanha movida pelos fãs que não queriam a ver na cadeia após o roubo.

Nenhum comentário: