Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SEM MEDO DE ARRISCAR


UM BALANÇO DA CARREIRA DE ANNE HATHAWAY

Ela tem um rostinho angelical e a maneira elegante de interpretar das grandes atrizes clássicas de Hollywood como Judy Garland e Audrey Hepburn. Anne Hathaway vem se destacando a cada novo trabalho. Querendo fugir dos esteriótipos impostos pela industria do cinema (mocinha de comédia romantica, protagonista de aventuras juvenis,...), Anne soube escolher bem seus projetos a base de persistencia e diciplina.

Batizada Anne Jackeline Hathaway em homenagem a esposa de Willian Sheakspeare, a garota tem o sangue teatral nas veias, sua mãe é uma famosa atriz de teatro de Nova York e seu pai advogado. Desde muito nova foi influenciada pela mãe em seguir carreira e freqüentou as mais prestigiadas escolas drámaticas da região da grande maçã. Não quis ficar em prol apenas do teatro e aos 17 anos (ela nasceu em 1982) ganhou o papel principal da elogiada série Caia Na Real (Get Real) que teve apenas uma temporada em 1999. Sua personagem, uma garota tagarela que também narrava o programa, fez a bela ganhar alguns premios e uma pequena projeção.

Com peças teatrais bem sucedidas e com a elogiada atuação em Caia na Real, o céu se tornou o limite para a talentosa atriz. Um tempinho depois, ela ganhou o papel em O Diário da Princesa, produção da Disney em que ela teve a honra de contracenar com Julie Andrews. Seu rosto de boneca fez a garota ficar mais dois anos na Disney estrelando filmes infanto juvenis.

Em 2005, Anne fez o teste para a mulher do peão Jack Twist em O Segredo de Brockbrack Montain. Mas o diretor Ang Lee não queria uma "menininha" da Disney no seu drama. Hathaway convenceu o cara carregando na maquilagem e com muita insistência. Apesar do papel pequeno, ela rouba as cenas em que aparece. Em seguida, fez outro drama, Havoc, que dava sinais claros que ela queria arriscar papéis mais ousados e dramáticos. No ano seguinte ela participou de uma filme que redefiniu sua carreira: O Diabo Veste Prada. Ao lado da excelente Merryl Streep, ela fez Andrea uma recem formada jornalista que vai trabalhar com a editora chefe de uma revista de moda. Miranda é a chefe que ninguém queria ter. A personagem de Anne é tão carismática que quase Meryl é ofuscada. Quase.

No ano de 2007 ela realizou um sonho profissional ao interpretar a escritora inglesa Jane Austen no filme Amor e Juventude. Nos anos seguintes, fez as comédias Passageiros, Agente 86, Noivas em Guerra e O Casamento de Rachel, um drama onde foi, outra vez, elogiada por sua atuação. Em 2010, fez a Rainha Branca no louco filme de Tim Burton Alice no País das Maravilhas. Este ano estreou mais um filme polemico em sua carreira. Em Amor e outras Drogas, ela volta a filmar com seu amigo pessoal Jake Gyllenhaal, ousa em aparecer nua em diversas cenas e também protagoniza algumas cenas de sexo. Esta película me decepcionou um pouco, achei um filme sem identidade.

Sempre corajosa em suas escolhas profissionais, Anne Hathaway tem uma agenda cheia nos próximos anos, que incluem as produções Rio, Batman 3 e Alien: O Inicio. Prova que a garotinha da Disney não tem medo de encarar todos os tipos de papéis.

Nenhum comentário: