Páginas

sábado, 5 de março de 2011

BAU DAS SÉRIES OBSCURAS: V




V -VISITANTES (2009)

"Nós somos da paz. Sempre". Com uma voz suave e delicada a lider alienigena Anna (a atriz brasileira Morena Baccarin) recita esta frase em diversos idiomas (inclusive o portugues) nos minutos iniciais de V - Visitantes. Remake da mini-série/série que fez relativo sucesso em 1983, o seriado mostra a aparição e tentativa de convivencia pacifica entre uma raça extraterrestre e os humanos. Nos centros das atenções estão duas mulheres duras na queda. A já citada Anna que possui intenções nada sutis com os pobres terrestres e Érica Evans (Elizabeth Micthell, recém saída de Lost, muito bem no papel) agente do FBI contra ameaça V. Evans se junta a um grupo de resistencia chamado quinta coluna que não medirá esforços para expor os maléficos planos dos V. Eles descobrem essa ameaça através de traidores de sua raça como Ryan (Morris Chestnut) que a anos moraem nosso planeta e não concorda com a invasão de sua raça. Ao lado dos mocinhos, Erica tem a ajuda do Padre Jack (Joel Gretsch), o terrista Kyle Hobbes (Charles Messure) e eventualemente o apresentador de TV Chad Decker (Scott Wolf de O Quinteto). A rainha ET tem seus suditos a disposição que podem esconder sua verdadeira aparencia vistindo um traje que simula a pele humana. Sua filha Lisa (Laura Verdervort) está sendo preparada para tomar a lugar da mãe, mas aos poucos ela simpatiza com um dos humanos, o filho de Erica, Tyler (Logan Huffmman, ator muito criticado por sua atuação).

No melhor estilo jogo de gato e rato Anna tenta consumir os planos de seus inimigos da Quinta Coluna, enquanto a resistencia faz o mesmo. Ambos os lados possuem agentes infiltrados o que torna o clima do seriado uma paranóia e mistério constante, ja que ficamos imaginando quem será o próximo traidor? Alias, esse tema lembra muito a premissa da série Terra - Conflito Final. Aí fica uma duvida que só os fãs discutem: teria Terra - Conflito Final copiado o enredo de V (o original, não o remake). Talvez não por que Gene Rodenberry criou Terra ainda na década de 1970. Uma coisa não dá pra negar, o tema central de ambas as séries são parecidissimos.

V é um tipo de série que ou voce gosta ou não. Ela não tem uma história tão dificil de se acompanhar mas tambem não tem personagens carismáticos ao ponto de voce torcer por eles, as unicas exceções são Anna e Erica as protagonistas que todos o fã não vê a hora de se estapearem. É tambem muito criticado por seus efeitos especiais serem fracos (eu só fui reparar quando os criticos tocaram no assunto). Grande culpa da ABC emissora que a exibe nos EUA que não investe tanto assim na atraçao que desde o começo tem uma baixa audiencia (o que pode provocar seu fim este ano). Falando em audiencia, o seriado estreou no SBT dia 26 de fevereiro de 2011 as 2 da manhã e conquistou a liderança no horário (a Globo exibia o Corujão e a Record programas da Igreja Universal). Com a dublagem bem feita realizada pelo estudio parceiro da TV do Silvio Santos Wan Marcher, V aparece para os brasileiros com a esperança de arrebatar mais admiradores.

A guerra está praticamente declarada nesta segunda temporada que está apresentando episódios muitos bons, traições de ambos os lados e a descoberta da real atenção dos v. Nos bastidores o clima anda tenso tambem, pois o elenco lá em Vancouver no Canadá (onde o programa é filmado) aguarda ancioso a noticia da renovação da série para terceira temporada e tambem o criador da série original está processando o novo responsável alegando que V 2009 não é um remake, mas sim um novo conceito utilizando suas idéias. A guerra agora é de ambos os lados da tela da televisão.

Os cartazes de lançamento da série mostrava
grandes cidades invadidas pelos V.

Nenhum comentário: