Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

LIFE ON MARS





É uma das melhores séries que assisti. É instigante, intrigante e bem produzida. Poderia fazer esta matéria toda só fazendo elogios a Life on Mars, série feita pela BBC da Inglaterra que fez a sua estreia nos lares britanicos em 2006. Os criticos costumam venda-la como "mais misteriosa do que Lost", "prende sua atenção como nenhuma outra série o faz", assim por diante. É tudo verdade e um pouco mais.

Life on Mars conta a história de Sam Tyler (Jonh Simm, ótimo no papel) detetive de policia honesto e bem intecionado que investiga um serial killer. Quando sua namorada Maya (Archie Paraji, vista hoje em The Good Wife) é sequestrada pelo bandido, Sam vai atras e acaba sofrendo um acidente que muda sua vida para sempre. Ele acorda em 1973 e não sabe como foi parar ali. Como ele mesmo narra na abertura do seriado ele não sabe se está louco, em coma ou morto. O jeito é ter que encarar a nova realidade. Sam é, inexplicavelmente - como tudo na série, aliás - esperado no departamento de policia onde o turrão chefe Gene Hunt (outro ator excelente, Philipe Glenister). Toda a truculencia e ignorancia dos policias o nosso heroi vai ter que encarar, já que ele foi treinado com os metodos atuais de perfil pscicológico. Os metodos nada ortodoxos de Hunt serão postos a prova com o certinho Tyler. Na delegacia, Sam conhece os detetives Chris e Ray, que, assim como o chefe, batem primeiro e perguntam depois. E tambem a doce policial Anne uma guarda que sonha em ser detetive, mas que é pouco acreditada pelos colegas por ser mulher.
Ao se dar conta que todo o pesadelo em que se encontra é constante, Sam resolve ficar a onde estar e se acostumar com sua nova rotina. De modo meio lento ele acaba conquistando a confiança de todos e o amor de Anne.

Com apenas 16 episódios produzidos em duas temporadas de 08 capitulos (as séries na Inglaterra costumam ter poucos episódios produzidos por temporada) o programa consegue ser misterioroso sem criar um nó na cabeça do telespectador como fez Lost. Algumas pistas sobre o que realmente houve com Sam são dadas durante as histórias e o final não chega a ser surpreendente, mas não decepciona e acaba fazendo todo sentido ao assistir ao seriado todo. Alias, o grande misterio sobre o que aconteceu com Sam Tyler é revelado apenas no ultimo capitulo de Ashes to Ashes, serie derivada de Life on Mars que mostra uma detetive sofrendo um acidente e voltando em 1982 (falo sobre ele em outra hora). Um dos detalhes que mais chama atenção é o figurino e a fotografia que fazem com que a série tenha sido produzida nos anos 1970. Com uma pitada extra: a trilha sonara. Emcabeçada com a musica que dá o nome a série: Life on Mars (confira neste endereço http://www.youtube.com/watch?v=v--IqqusnNQ), de David Bowie, temos um desfile do melhor do rock ingles da década de 70 como Paul McCarteney, The Who, Nina Simone, T Rex, entre outros. Um espetáculo a parte. Se isso já não fosse motivo suficiente pra acompanhar este fantastico programa ainda somos brindados com intepretações maravilhosas dos protagonistas.

A carinha de bom moço de Jonh Simm é presente em 100% das cenas e sua interação com os demais personagens é ótima. Philipe Glenister faz um Gene Hunt que hora amamos, hora odiamos um personagem que cresce cada vez mais é... (eu ia entregar um spoiler, mas deixa pra lá eu quero que voce assista o seriado). Tambem não temos como nos encantar com vozinha de veludo de Anne e sua paixao platonica por Sam só revelada nos derradeiros episódios. Os machistas Chris e Ray são pouco explorados aqui, ganhando destaque em Ashes to Ashes. O show aqui é de Sam Tyer.

Um seriado recomendadíssimo. Sem as soluções fácies e complicadas dos seriados americanos, Live on Mars é diversão garantida. A primeira temporada foi lançada em DVD no Brasil, mas todo o programa pode ser baixado na Internet.

Um seriado complexo, de culto e
muito bem escrito.


+

Life on Mars é uma série tão cultuada que despertou o interesse dos americanos. Em 2009 estreou o remake estrelado por Jason o'Mara e Gretchen Mol (nos papéis de Sam Tyler e Anne, respectivamente). Curiosamente, roteiros eram quase que refeitos com pequenas alterações (como no caso daquele capitulo sobre futebol que foi substituido por baseball na regravação). O que levantou a seguinte questão entre os fãs: por que não exibir a série original? Como Gene Hunt foi chamado o veterano ator Harvey Keitel. Apesar de seguir a mesma cartilha da série que a gerou, a Life on Mars US não foi bem de audiencia e acabou após 17 episódios produzidos e exibidos. Existe ainda um segundo remake chamado La Chica de Ayer da Espanha. Exibido no canal Antena 3 foi produzido em 2009.

Nenhum comentário: