Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

EMBARQUE NESSE CARROSSEL


Uma chamada inusitada na programação do SBT pegou muita gente de surpresa. Nela, fala que o grande sucesso dos anos 1990 Carrossel volta em Maio. Não deixa de ser uma propaganda prá lá de enganosa, já que a chamada é referente a estreia do programa Festival 30 Anos, que vai mostras os grandes sucessos da emissora de Silvio Santos. Infelizmente, não será dessa vez que iremos rever as maldades, brincadeiras e diversões das crianças mais amadas das telenovelas.

A novela Carrossel veio no fundo do pacote promocional que SS comprou da Televisa ainda nos anos 1980. Como o interesse eram as novelas adultas, produções como Chaves e o próprio Carrossel eram segunda senão terceira opção para exibição. Ambos os casos fizeram um sucesso estrondoso - Chaves até hoje - e abalaram as estruturas da toda poderosa Globo. No caso das crianças da Escola Mundial, a novelinha, na verdade um novelão, já que foram produzidos 375 capitulos, tiveram a sorte de pegar um horario onde são exibidos telejornais. Como resistir ao apelo de crianças lindas e com histórias chorosas e melodrámaticas? Não deu outra, o antes todo poderoso Jornal Nacional viveu praticamente um ano no sinal amarelo com sua audiencia ameaçada pela criançada mexicana.

A trama criada por Abel Santa Cruz (criador de outro clássico chamado Chispita) mostra a chegada da Professora Helena (Gabriela Rivero) na Escola Mundial e as mudanças que faz na vida de seus alunos ensinando bons modos e ter respeito pelo próximo. Claro que nem sempre funcionava como bem pode nos dizer o mais azarado personagem de uma novela de todos os tempos Cirilo (Pedro Javier Viveros) escurraçado pela má Maria Joaquina (Ludiwika Paleta, uma das poucas crianças do elenco que seguiu a carreira artistica) praticamente em todos os capitulos! Sem duvida alguma, eles são os personagens mais queridos.

E a chamada-propaganda enganosa da "tv mais feliz do Brasil' só aumentou a curiosidade de uma geração que ve seu programa favorito na Internet (pelo menos, os melhores momentos da trama podem ser vistas no Youtube com direito a dublagem clássica feita na Herbert Richers). Como em time que está ganhando não se mexe, a Televisa, malandra, nos empurrou guela abaixo Carrossel da Américas. Gabriela Riveiro agora leciona para alunos praticamente cópia xerox dos alunos de Carrossel. A trama, talvez por requentar a a história original, não conseguiu emplacar. Em 2006 a gigante mexicana produziu um remake chamado Viva Los Niños (aqui chamada de Viva as Crianças: Carrossel 2) com atores e crianças sem o mesmo charme da novela original. Nem continuação, nem remake, os fãs querem mesmo o Carrossel clássico, para mostrar para as crianças de hoje em dia, o que era uma verdadeira novela infantil.

Nenhum comentário: