Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

LISTA: 10 MELHORES EPISÓDIOS DE BUFFY- A CAÇA VAMPIROS



Esta é minha série de TV favorita. Até hoje, após 14 anos de sua criação e 7 anos depois de seu término, ainda assisto seus episódios. Sim, a essa altura, ja sei dialogos de cor e tudo o que vai se passar, tambem sei que o programa tem seus defeitos (efeitos especiais, sexta e setima temporada, etc, mesmo assim não me canso). Gostaria um dia ainda de fazer um blog ou um site homenageando o show. Nunca se sabe...

Apresento, uma lista dos melhores episódios de Buffy - A Caça Vampiros na opnião deste humilde blogueiro. Como ler: os capitulos estão em ordem de preferencia, com o titulo da dublagem á frente, seguido da temporada e a ordem de exibição e o nome original em ingles.


1: ESTE CORPO (5X16 - THE BODY):
Buffy (Sarah Michelle Gellar) chega em casa e encontra sua mãe Joyce (Kristine Sutherland) caída no chão. Ela está morta. A garota, a pricipio fica sem ação, mas consegue ligar para 911 e relatar o caso. Os paramédicos chegam, tentam ressussita-la, porem, sem sucesso. Em seguida, a caça vampiros liga para seus amigos que ficam inconformados.
Neste episódio, o criador Joss Whedon conseguiu arrancar performances elogiadas por parte do elenco. Cada bloco mostrou a reação dos personagens. A ausencia de trilha sonora deixou tudo ainda mais angustiante, além de cenas com poucos cortes.




2: MUITO MAIS, COM SENTIMENTOS (6X07 - ONCE MORE, WITH FEELINGS):
Um demonio aparece em Sunnydale e faz com que todas as pessoas cantem o que elas estão sentindo. Assim que revelam seus verdadeiros sentimentos, os habitantes da cidade sofrem uma combustão instantanea.
Tambem conhecido como o famoso episódio musical, este capitulo e toda a porcaria jogada no ventilador pelos seus personagens aqui, mudaram os rumos do criticado sexto ano. A partir daqui, os personagens ficaram um pouco descaracterizados, ao ponto da sempre gente boa Willow (Allyson Hanigann) virar vilã e Buffy fazer sexo com seu maior rival Spike (James Masters). O capitulo e suas canções foram escritos pelo criador Joss Whedon, que fez com que tudo fizesse sentido e não uma coisa louca onde todos começam a cantar do nada, como é tipico dos episodios musicais dos seriados. Além disso, as canções cantavam o que os membros da gangue do Scooby sentiam: Buffy gostaria de não ter sido tirada do paraiso, Xander (Nicholas Brandon) e Anya (Emma Caulfield) estão com medo de casar, Giles (Anthony Stewart-Head) sobre como não gostaria de abandonar sua discipula e Spike sobre como está apaixonado pela heroina. Um classico da tv americana, considerado por criticos um dos melhores episódios já escritos para uma série de televisão.




3: A PAIXÃO (2x17 - PASSION):
Um poema macrabo é recitado por Angel (David Boreanaz) durante o capitulo. O vampiro está na sua fase má e decide assustar os amigos de Buffy. A preocupação de todos abaca se transformando em tristeza ao saberem que ele matou a professora Jenny Calender (Rubia LaMorte).
Apesar da beleza da poesia dita por Angel, o desfecho do episódio é triste e macabro. Uma das personagens recorrentes é morta numa cena de arrepiar. É simple e direto: Angel caça a sua presa nos corredores escuros da escola e quebra o pescoço da professora. Em seguida, arma uma armadilha para Giles deixando o corpo de Jenny na cama do bibliotecário. O episódio mostrou para os fãs o quão cruel o até então herói da série poderia ser. Os 45 minutos mais sufocantes, tristes e impressionantes da excelente segunda temporada do programa.




4: A CALOURA (4X01 - THE FRESHMAN):
Após os eventos tragicos do final da terceira temporada, Angel e Cordélia (Charisma Carpenter) vão para Los Angeles viver suas aventuras no seriado Angel. Buffy, Willow, Oz (Seth Green) vão para a universidade e Xander continua vadio. Buffy se sente deslocada, perdida e é humalhada duas vezes, uma na sala de aula e outra por uma vilã chamada Sunday.
A caloura é um conto de solidão e desespero, mais uma vez cortesia de Whedon. Ele faz com que nos identificamos com a heroina ao mostra-la mais vulneravel do que nunca. Somente sua própria força de vontade faz com que ela volte a conquistar sua alta estima.



5: A VOLTA (2X01 - WHEN SHE WAS BAD):
Buffy volta das férias fria e distante com todos, chegando até a maltrata-los. Tudo reflexo de sua luta com o Mestre. Ao ouvir um rumor que tem vampiros tentando recussita-lo a coisa toda só piora e a gangue do Scooby se separa.
A volta é cheio de passagens tristes, dialogos afiados e interpretações acima do normal por parte do elenco. Ainda tem a participação da banda do filho de John Lennon, Sean, o Cibomatto.




6: O ALCANCE DA VOZ (3X18 - EARSHOT):
Ao matar um demonio e ser contaminada pelo sangue dele, Buffy passa a ouvir o pensamento alheio. O que para Giles é uma ótima arma para advinhar o ataque do inimigo, para garota é uma oportunidade para colar na aula. Mas quando tudo parecia perfeito, Buffy começa a ouvir o pensamento de todos ao mesmo tempo causando um imenso transtorno para ela.
Este episódio vai da comédia (por Buffy usar seu novo poder para benificio próprio) ao drama (por ela estar enlouquecendo ao ouvir o pensamento de todos ao mesmo tempo) sem nenhum problema. A solução, apesar de não surpreender (o sangue do demonio fará ela ficar melhor) não é o mais importante, já que ver a reação dos seus amigos ao saber que ela pode saber de tudo que sa passa com eles é bem mais interessante (o que dizer de Oz ao decidir que Buffy pensa por ele, então ele não existe mais ou então a diva Cordélia que pensa o que fala literalmente).




7: SILENCIO (4X10 - HUSH):
Um grupo de demonios rouba a voz de todos os habitantes de Sunnydale. E as pessoas ficam desesperadas ao saberem que eles estão matando e roubando seus corações.
Silencio é o episódio mais assustador do seriado. Imagine voce ser perseguido e não poder gritar por ajuda? A aparencia dos demonios tambem é de arrepiar, um trabalho de maquiagem perfeito. Por ninguem poder falar, obviamente que quase todo episódio é mudo, somente com a trilha horripilante da série de testemunha de todo o caos que aparece na tela. Imperdivel.




8: ENFEITIÇADOS, ENTEDIADOS E CONFUSOS (2X16 - BEWITCHED, BOTHERED & BEWILDERE):
Cordélia termina seu namoro com Xander bem no dia dos namorados e isso faz com que o garoto faça um feitiço de amor para dar um fora na garota, mas o feitiço acaba fazendo com que todas as garotas da cidade se apaixonem por ele. Agora as mulheres querem matar Cordélia por ela dispensar ao garotão.
Os episódios centrados em Xander acabam sempre numa tragédia cômica. A reação estérica das mulheres é muito engraçada, principalmente vindo das mais velhas como Joyce e Jenny e Druscilla (Juliet Landau). Mas o cara mostra o bom carater que é ao ser seduzido por Buffy - numa cena bem sensual - e dispensa-lá para salvar Cordy. Literalmente é um todos contra Xander já que nem seus amigos o perdoam pelo feitiço.





9 - A FESTA DOS MORTOS (3X02 - DEAD'S MEN PARTY):
Após um periodo sumida por ter matado Angel no final do segundo ano, Buffy reencontra seus amigos, sua mãe e Giles, mas o clima está pesado entre eles, com direito a brigas e discussões. Alem disso tudo, Joyce traz do seu trabalho uma mascara que ressussita os mortos.
O programa faz a sua homenagem aos filmes de zombies ao trazer um bando de mortos vivos matando por uma mascara que os trará de volta a vida com poderes. O capitulo todo é bem tenso, seja na parte que Buffy, seus amigos e sua mãe brigam com a moça, seja com os zombies entrando na casa da heroina e acabam com sua festa de boas vindas. Um episódio simples, mas eficiente.




10: A GAROTA DESTE ANO E QUEM É VOCE? (4X 15 E 16 - THIS YEAR'S GIRL E WHO ARE YOU?):
Faith (Eliza Dusku) volta a vida após meses em coma. Ela acaba ganhando um presente póstomo do prefeito (Harry Gronier), o seu mentor do mal. Um aparelho que a faz trocar de corpo com Buffy. Com a caça vampiros má no corpo da boa ela faz barbaridades enquanto que no corpo de Faith, Buffy é perseguida pela policia e depois pelos sentinelas.
Os episódios duplos da série sempre foram ótimos. Se eu tivesse feito uma lista de vinte melhores eles apareceriam logo abaixo. Estes A Garota Desse Ano e Quem é Voce? são especiais por dois motivos: um por trazer a volta de Faith, a caça-vampiros ordilosa que dominou a terceira temporada e tambem por fazerem Sarah e Eliza copiarem jeitos uma da outra, o resultado ficou muito bom. Uma hora e meia que não deixa a peteca cair em um só momento.

Nenhum comentário: