Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA




QUEM VAI FICAR COM MARY? (1998)

O cinema é divido em várias categorias. Dentro do gênero comédia, há a comédia escrachada. Um tipo de filme que arranca risos da platéia por idéias e situações absurdas e esdrúxulas. O culpado disso é Mel Brooks o cara por tras de obras como Banzé no Oeste e S.O.S. Tem um Louco no Espaço. Os irmãos Peter e Bob Farrely não tinham muita coisa pra fazer na infância numa cidade no interior dos EUA e cresceram assistindo esses filmes e muita série de televisão. Bem crecidinhos, eles resolveram virar cineastas e qual o estilo de filmes que eles dirigem hoje em dia? Ora, as comédias escrachadas. Eles ja fizeram muitas pessoas rirem e, de quebra, revelaram o talentoso Jim Carrey em Débi & Lóide que apresentaram ao mundo Quem Vai Ficar com Mary? (There's Something About Mary, 1988).

O timido Ted (Ben Stiller) tira a sorte grande ao levar a garota mais linda e popular da escola ao baile de formatura, mas não contava que seu pipi ficasse preso no ziper. Foi a maior vergonha da sua vida até sumir de cena. Anos depois ele reencontra Mary (Cameron Diaz) e resolve reconquistar a garota. Mas para isso terá um bando de espertinhos de olho na moça entre eles o detetive de araque Pat (Matt Dillon), um cara que se faz passar por deficiente e um ex-namorado bonitão. Ted terá que enfrentar sua timidez e todos os rivais para conquistar o coração da gata, mas não vai ser nada fácil.

Cheio de cenas escatológicas e inesquecíveis como aquela onde Ted, para aliviar a tensão, se masturba no banheiro e quando ele termina o serviço, seu esperma voa para todo o canto do lugar. A ingênua Mary entra no local e pergunta para ele se aquele liquido branco era gel de cabelo. Ele responde que sim e ela passa no cabelo. Na cena seguinte ela está com um topete enorme e só nós e Ted sabemos daquilo. Sem mentira nenhuma, no cinema que eu e meu amigo Fabiano estavamos ficamos rindo uns cinco minutos daquela cena sem parar. Um clássico do genero. Os acontencimentos do filme eram narrados por dois mariaquis cantando sobre os personagens. Uma tirada genial. Mesmo repleto de cenas de humor escrachado, não chega a ser uma baixaria sem fim como os filmes da série Todo Mundo em Panico, que apelam demais.

O auge da carreira dos irmãos Farrely é Mary, não que seus filmes posteriores fossem ruim (taí Eu, Eu Mesmo e Irene e O Amor é Cego que não me deixam mentir). Mas aqui, eles reuniram o que hoje se convenciona chamar de comédia para adultos com humor fisico. Hoje, 13 anos após a estreia nos cinemas, são muitos filmes desse genero que fazem boas bilheterias como Ligeiramente Gravidos, Se Beber, não Dirija e o mais novo filme dos irmãos, Passe Livre (em cartaz nos cinemas). Quem vai Ficar com Mary? foi o percursor desse genero em alta. É o tipo de filme que se vê junto com amigos para dar muitas e altas risadas como eu fiz. Indicadissimo.

+

Não é a toa que tantos rapazes ficaram se matando para quem ficaria com Mary. A atriz que faz o objeto de desejo dos marmanjos era Cameron Diaz. Ela é filha de cubano com americana e começou a carreira como modelo. Já em seu primeiro papel na telona, roubou a cena como a namorada de Jim Carrey em O Mascara (The Mask, 1994). Em seguida, começou a ser chamada para mais em mais papéis. Ganhou o papel de protagonista na comedia romantica Por Uma Vida Menos Ordinaria (A less Ordinary Life, 1996), sua carreira estava nos trilhos e tinha a coragem de estrelar filmes que lhe dava vontade como a dublagem de Fiona em Shrek ou ao lado de Tom Cruise em Vanila Sky (2001) e mais tarde em Encontro Explosivo (2010), onde veio promover este filme no país ao lado do galã Cruise. O sorriso cativante e simpatia extraordinaria se mostraram verdadeiros tambem deste lado de cá das telas.

Nenhum comentário: