Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

SEM VERGONHA


UM PERFIL DE EWAN MCGREGOR.

Ele é o ator mais sem vergonha dessa geração. Explico. Ewan Mcgregor não tem pudor algum em aparecer nu, mesmo frontal, ou em cenas de sexo. Tambem fazer papel de homossexual e sair por aí dando beijos em homens não é problema.

Nascido em 31 de Março de 1971 em Crieff, Escócia como Ewan Gordon Mcgregor, o ator é filho de respeitados professores, mas seguiu os passos do tio Denis Lawson na área artistica. Desde pequeno, ainda na escola, fez algumas peças de teatro e nesse período ja descobriu que esse era seu destino. Passou pela escola de modo tímido, na verdade não gostava muito e não concluiu o ensino médio. Como os pais eram professores, natural eles não concordarem com a decisão do filho, mesmo assim ele saiu de casa aos 17 anos e arranjou um emprego de contra-regra no teatro da cidade. Deixando sua terra natal, resolveu ir para Londres tentar estudar nas melhores escolas dramáticas, o demorou um pouco a ocorrer. Algum tempo depois, ele foi aceitou num importante e criterioso curso cênico e daí foi um pulo para começar a fazer TV e cinema.

Seu primeiro papel importante foi na mini-série Linpsick on your Collar (1993). Seu talento foi logo percebido e ele participou a seguir de Segredo da Vida e no elogiado Cova Rasa. Virou o queridinho dos alternativos ao estrelar um dos filmes independentes mais bem criticados de todos os tempos, Trainspotting - Sem Limites (1996) onde ele fez Renton um viciado em drogas que virou simbolo dos viciados na epoca. Em seguida, protagonizou cenas ousadas de nudismo no sensivel drama Livro de Cabeceira (1996). Estes papeis de destaque chamaram a atenção de Hollywood, foi convidado da série Plantão Médico e estrelou o suspense O Principal Suspeito, e quando o diretor de Trainspotting, Danny Boyle foi convidado para dirigir um filme de médio orçamento, não demorou para convidar Ewan. O resultado foi Por Uma Vida Menos Ordinária (1997) uma louca comédia romantica feita junto com Cameron Diaz.

Mas logo, logo iria se tornar famoso mundialmente ao ser escalado para o papel de Obi Wan Kenobi na saga Star Wars episódios I, II e III (1999, 2002 e 2005 respectivamente). Diz que participou dos filmes em homenagem ao tio que fez um papel sem muita importância nos filmes originais, mas causou polêmica entre os fãs ao criticar que as filmagens dos filmes eram muito sem emoção e chato por estar na maioria das vezes contracenando com um fundo verde. Isso só mostrou para o publico que o rapaz tinha forte personalidade. Mostrou a todos ser um ótimo cantor ao estrelar ao lado de Nicole Kidman o musical Molan Rouge - Amor em Vermelho (2001). Na vida pessoal, vive um casamento estilo moderno com Eve Makris com quem tem 3 filhas, sendo que a ultima foi adotada na Mongólia. Além do tempo fora de casa filmando, em 2009 viajou com um amigo de moto pela Africa onde testemunhou muita pobreza, fome e belas paisagens naturais, tudo registrado por um câmera, o resultado foi o reality show Em Duas Rodas com Ewan Mcgregor. Nesse período, Eve reclamou da ausência do marido e ele logo tomou jeito. Tambem dezfez a amizade de anos com Danny Boyle pois o diretor convidou Leonardo Dicaprio para fazer A Praia.

De lá pra cá, apareceu em filmes de relativo sucesso transitando entre blockbosters como A Ilha (2005), ao lado de Scarlett Johhanson e filmes de arte como O Sonho de Cassandra (2006) de Wood Allem. E outro polemicos como Cenas da Vida Natural (2006), onde novamente protagonizou cenas de sexo e nudez e O Golpista do Ano onde fez um gay que tem um caso com o personagem de Jim Carrey. Um filme recente de sua filmografia que indico é O Escritor Fantasma (2010) do diretor erradicado dos EUA Roman Polanski, um suspense eficiente. Com fama de beberrão, mulherengo e sincero até demais, Ewan Mcgregor é um dos atores de opnião forte, assim como Johnny Depp, escolhe os projetos que quer e fala o que pensa.

Nenhum comentário: