Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA: ENCURRALADO



É um filme com apenas dois personagens: um homem e um caminhão. Tambem é um filme que te deixa grudado na cadeira. E tambem a estreia de um promissor cineasta. Ah, e tambem é um filme que pode ser resumido numa unica frase: homem é perseguido implacavelmente numa estrada por um caminhoneiro após ultrapassa-lo. Assim é o Filme Encurralado (Duel, 1971).
David Mann (Dennis Weaver) sai para trabalhar e ao passar na frente de um caminhão o motorista desse acaba não gostando e começa a perserguir David, que, alem de tudo brigou com a esposa. 

Mesmo tentando escapar ou até mesmo se esquivando do cara, não adianta. O motorista do caminhão não cansa. È uma hora e meia de adrenalina que só acaba...bem, no final.
Curiosidades acerca da realização da película não falta. A primeira é que este filme é um telefilme produzido para ser exibido nas emissoras de TV. Foi a primeira grande oportunidade dada a Steven Spielberg que depois se tornaria o midas de Hollywood. E as filmagens duraram apenas 13 dias. Na narrativa encontra-se as primeiras manias que se tornariam marca registrada do cinesasta como um carismatico personagem masculino principal. O que de fato chama a atenção é fato de o caminhão ser quase que um ser sempre mostrado ameaçador e o motorista é sempre mostrado de longe e nunca vemos quem ele é e por que começou a perserguir David. Seria a simples ultrapassagem?
O fato é que essa foi a mais sensacional estreia de um cineasta que apartir dali nos faria sonhar com incriveis histórias.

Nenhum comentário: