Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA: O PLANETA DOS MACACOS


Está chegando aos cinemas de todo mundo o filme Planeta dos Macacos: A Origem. A trama se propõe a recontar a gênese da aparição dos símios que tomaram conta do planeta no futuro. Esta produção nada mais é do que um plano da FOX em voltar a lucrar com o clássico da ficção cientifica de 1968 O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes).

O filme contava a história da tripulação da nave Icarus que esta desbravando o cosmo quando cai em um planeta. O único sobrevivente é o astronauta Taylor (Charlton Heston) que vai parar numa cidade repleta da macacos que falam e se comportam como humanos. Neste lugar, são os humanos que são colocados em gaiolas e estudados pelos cientistas símios e não falam. Quando a macacada descobre que Taylor fala ele vira alvo de perseguição e a todo custo o gorila Dr. Zaius (Maurice Evans) tenta matar o homem já que ele pode ser a pista para revelar um segredo que só Zaius conhece e esconde dos outros macacos. O astronauta humano conta com ajuda dos rebeldes Zira (Kim Hunter) e Cornélius (Roddy Mcdowell). Em sua fuga da cidade dos macacos, Taylor leva junto uma mulher que ele chama de Nova (Linda Harrison) ja, que, para ele, a volta para casa é impossivel e pensa em criar uma nova raça com a femea. Ele se dirige justo no lugar para onde Zaius não queria que ele fosse a Zona Proibida. É lá que o herói acaba descobrindo toda a verdade do lugar em que está numa das cenas finais mais impactantes da história do cinema.
Alias, todo o filme de modo geral impressiona, a começar pela maquiagem extremamente complexa dos macacos e, apesar das dificuldades encontradas pelos atores, o resultado foi muito satisfatório. A própria história é uma alegoria disfarçada de protesto contra o mal-trato contra animais e o modo como os seres humanos estavam ( e ainda estão) levando o seu planeta para o final e as sempre desnecessárias guerras onde quem sai perdendo sempre são os inocentes.
Este filme ajudou a estabelecer o termo franquia milionária, já que foi a primeira produção a virar cini-série e estabelecer um universo expandido em série de TV, desenhos animados, gibis e uma quinquilharia de produtos de merchandising. Mas, como toda boa ficção cientifica,ajudou a entreter fazendo pensar.
MELHOR MOMENTO: seria a cena final, mas para não estregar a surpresa se você pretende assistir a esse clássico, elejo outro momento muito legal do filme.
Quando capturado pelos gorilas, Taylor não consegue falar por ter sido atingido seriamente na garganta e quando finalmente consegue falar ele solta um sonoro: "TIRE SUAS PATAS IMUNDAS DE MIM SEU MACACO!" para a surpresa de todos.

Nenhum comentário: