Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA


Este mês se completa os 30 anos do lançamento de um filme que já entrou para história: Os Caçadores da Arca Perdida (Riders of the Lost Ark). Hoje, o filme mudou de titulo para Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida para padronizar todos os filmes da - por enquanto - quadrilogia de filmes.

Era um verão ensolarado em Honololu no Havaí , quando os amigos George Lucas e Steven Spielberg então saídos de estrondosos sucessos de bilheteria (Lucas com o primeiro Guerra nas Estrelas e Spielberg com Tubarão) conversavam que tipo de filmes os dois gostavam na infância. Ambos lembraram dos filmes de aventuras com heróis sem medo enfrentando um desafio após o outro, então eles decidiram criar o seu próprio herói destemido para relembrar dos velhos tempos. Assim nasceu Indiana Jones.

Tudo foi montado pensando nas matinês de antigamente. Não seria usado os efeitos especias cada vez mais comuns na telona, tudo foi pensado e feito de modo quase artesanal com muitos truques de câmera e ilusões de óptica. Roteiro e pré-produção a todo vapor, faltava um mero detalhe: quem encorporaria o modelo ideal de aventureiro criado pelos amigos? A primeira escolha foi Tom Seleck que estava ali do lado deles gravando a série Magnun. Mas o calendário de filmagens e o próprio contrato de Tom com a seriado impediu do bigodudo ser tornar Indy. A solução estava no quintal de casa: George e Steven lembraram do destemido anti-herói de Star Wars Han Solo feito por Harrison Ford. Vestiu como uma luva. Difícil imaginar outro ator na pele do arqueólogo Jones.

Os Caçadores começou a ser rodado inicio de 1980 enfrentado algumas dificuldades iniciais como a falta de credibilidade do projeto por parte dos estúdios (o que aceitou foi a Paramount em troca de um pequeno acordo) e também problemas logísticos ao longo da filmagem. Parte do elenco e equipe ficou doente nas filmagens no deserto da Tunísia. Um dos últimos a ser atingidos foi Ford que fez quase desmaiando a cena onde ele iria lutar com um grandalhão. Harrison teve a ideia e Spielberg aceitou: ao invés de sair na mão com o cara, ele simplesmente arrancou do coldre uma arma e atirou no homem. Após filmar essa parte Ford foi para casa onde teve 3 semanas para se recuperar. O cronograma das filmagens atrasou, mas quando ele voltou trabalhou sem parar.

A trama do filme mostra Indiana Jones sendo perseguido por um grupo que estava atras da Arca Perdida. Para convencer o herói, eles sequestram uma paquera dele a durona Marion (Karen Allen). Tal qual as cines series que os produtores assistiram quando mais novos, uma cena mais fantástica do que a outra aparece na tela desde o inicio, como a já clássica sequencia onde Indy é perseguido por uma enorme bola de pedra ao invadir um santuário. Este filme inaugurou o que hoje se convencionou a chamar de cinema montanha russa onde uma susseção de emoções é sentida pelos espectadores.

Um clássico de culto que não me canso de ver e que torço que se mantenha ao menos por mais uma sequencia, apesar da idade avançadas de seus envolvidos e o espirito aventureiro dos espectadores de filmes que a cada dia anda mais fraco.

Nenhum comentário: