Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

LISTA: 20 DESENHOS ANIMADOS INESQUECÍVEIS

Eles estão conosco praticamente a vida toda. Possuem as funções de babá eletronica. Estão hoje em dia cada vez mais sofisticados. Os desenhos animados são parte fundamental da nossa infancia. A história da animação se mistura com a do cinema e suas primeiras experimentações. A data do lançamento do primeiro cartoon produzido como o conhecemos é 17 de Agosto de 1908, portanto, a pouco tempo, ele completou 103 anos. Inicialmente produzidos para cinema, o primeiro desenho exibido na TV é da década de 30 e a partir de então se fez parte da programação de quase todas as emissoras no mundo. Com o advento da TV a cabo, até mesmo canais que só exibem desenhos existem, fazendo grande sucesso. Abaixo, uma lista com os 20 desenhos animados inesquecíveis, na minha opnião, claro.

AS MENINAS SUPERPODEROSAS (1998):
Lindinha, Florzinho e Docinho são 3 garotinhas fofas criadas pelo professor Otonio para combaterem as forças do mal na cidade de Townsville.
Com um estilo fora do comum (os personagens são feios e propositavelmente mal desenhados), cheio de citações a outros programas e história boas, o desenho foi a produção que elevou ainda mais o nome do Cartoon Network pelo mundo que se tornou de a casa dos desenhos antigos da Hanna-Barbera para a mais famosa produtora de desenhos.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Ele é um dos maiores vilões das Meninas. Seu vizual é uma especie de demonio, mas ele parece gay e quando se enfureçe se transforma num machão.



BATMAN - A SÉRIE ANIMADA (1992):
Após a batmania surgida com o filme de Tim Burton de 1990, o homem-morcego ganhou um desenho a altura de sua fama: Batman - The Animeted Series. Com um estilo retro-futurista, alem de uma animação acima dos padrões para uma produção televisiva, o desenho recontou a origem de Batman e sua famosa galeria de vilões. Até hoje é considerada como a mais perfeita personificação do personagem fora dos gibis.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Poderia ser o próprio morcego, que na dublagem brasileira ganhou o vozeirão de Marcio Seixas, mas quem rouba a cena todas as vezes que apareçe é o Coringa com sua gargalhada maléfica e seus planos quase infaliveis.


CAVERNA DO DRAGÃO (1983):
O grupo de amigos que ao entrar num brinquedo de um parque de diversões e cai num mundo dominado por estranhas criaturas, dragoes e um ameaçador inimigo. Este é o mote do mais cultuado desenho de todos os tempos que até hoje é exibido no Brasil. Não foi produzido um episódio final, apenas escrito e se exisisse seria um capitulo imperdivel (confira http://pt.wikipedia.org/wiki/Requiem_(Dungeons_and_Dragons) ).
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Tiamat, o dragão. Alem de um vizual incrivel era temido até mesmo pelo poderoso Vingador.


DE VOLTA PARA O FUTURO (1991):
Se houvesse uma especie de 10 mandamentos em Hollywood, com certeza um deles seria: se seu filme fazer sucesso, faça uma serie animada baseada nele. Muitos filmes granharam sua versão animada animada nos anos 80 e 90 como Robocop e Loucademia de Policia. Até mesmo De Volta Para o Futuro ganhou sua contra parte em celuloide. Com um foco na familia Brown, pricipalmente em Julio e Verne, que sempre davam um jeitinho de usar as maquinas do tempo DeLorean e a locomotiva.
PERSONAGEM INESQUECIVEL; o Dr, Brown (que na dublagem americana ganhava a mesma voz que Hommer Simpson) e sua cabeleira branca, suas invenções malucas e o carinho pela sua familia chamam a atenção nesta adaptação. Um dos destaques é a presença do ator Christopher Loyd que no inicio e no final de cada capitulo apresentava experiencias que as crianças poderima fazer em casa.


DUCK TALES - OS CAÇADORES DE AVENTURAS (1987):
Os estudios Disney sempre reinaram absolutos no campo de animação para cinema, mas foi com Duck Tales que a telinha viu a invasão de imenso catalogo de personagens do grupo. As aventuras de Tio Patinhas e seus sobrinhos atras de grandes misterios e enfrentado seus arqui-inimigos fez um grande sucesso na decada de 1990. Como não se empolgar com a deliciosa musica de abertura que foi cantada por um dos atores que fizeram o Bozo, Luiz Ricardo?
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Mesmo muquirana, egoísta e ranzinza, Tio Patinhas será lembrando sempre por este desenho, principalmente por seus famosos mergulhos nas suas moedas.



LOONEY TUNES (1933):
Inicialmente criados para o cinema, a série de curta-metragens da divisão da Warner Bros apresentou ao mundo um leque de personagens que está na midia até hoje: Pernalonga, Patolino, Piu-Piu, etc. Diferente dos personagens da Disney, que preservavam a amizade, o bom-mocismo e a educação, os desenhos da Warner eram sem noção, bizarros e anti-heróis. Hoje, cenas como o Patolino atirando na cara do Pernalonga e o tiro saindo pela culatra, são consideradas impróprias para crianças.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: Como esquecer as tentativas frustadas do Coyote em pegar o Papa-léguas?


TOM E JERRY (1940):
Os desenhos do gato Tom numa incansavel perseguição contra o rato Jerry são os mais politicamente incorretos de todos os tempos (para os puritanos de plantão, claro). Primeiro, por que Tom tenta matar Jerry das formas mais cruéis possíveis. Mas como todo animador daquela epoca, tudo era feito em nome das pessoas se divertirem.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: A empregada negra e gorda gritando com uma voz bem grossa: Tomas! Pobre Tom, sempre levando a culpa de tudo! Maldito Jerry!



PICA-PAU (1940):
A década de 1940 é uma das mais acirradas no mundo dos desenhos. Alem da crescente fama de Mickey e Donald da Disney, tinha Pernalonga da Warner e Tom e Jerry da MGM. A Universal apresentou ao mundo outro personagem politicamente incorreto: Pica-Pau. Ele adora aprontar com todos e não deixa ninguem quieto. Recentemente, o personagem voltou aos holofotes quando a Record exibiu os curtas animados do personagem em horario nobre.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Não tem pra ninguem, mas o Pica-Pau é o astro que não deixa ninguem brilhar e aquela risada? Inimitavel.


OS JETSONS (1962):
O futuro sempre nos pareceu uma icógnita, mas com os Jetson, nós podemos ter um vislumbre do que pode vir a ser. Contentes com o sucesso que fazia Os Flinitones (o primeiro desenho a ser exibido em horário nobre), a dupla responsável pela Hanna-Barbera repetiu a mesma fórmula de sua primeira série com a diferença básica das aventuras dessa nova familia se passarem no futuro.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: A reclamona empregada robo Rose que, com seus sentimentos por cada membro da familia, acaba se tornando muito mais do que alguem que só limpa a casa.


TINY TOON (1990):
Esse desenho conseguiu completar uma dificil missão: sair da sombra de Looney Toones. Apresentados como sobrinhos, filhos ou parentes de personagens como Pernalonga e Patolino, Perninha, Lilica e Plucky estudam na Looniversidade Acme onde pretendem ser desenhos tão legais quanto seus antecessores. Com histórias bizarras e personagens malucos, a animação marcou a cara dos desenhos dos anos 1990, surreais ao extremo.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: Felicia, uma garotinha que ama tanto os animais que quase os mata de tanto apertar e sufucar.


LIGA DA JUSTIÇA - SEM LIMITES (2004):
Se a primeira fase do desenho Liga da justiça era uma ode a grandes histórias em quadrinhos produzidos decadas atrás, LJSL é uma homengem declarada ao panteão de super-heróis da DC Comics. Além de roteiros que elaboram ainda mais a personalidade dos grandes personagens da editora, aqueles chamados injustamente de segundo escalão são aproveitados ao máximo e são o grande destaque. Outro detalhe que chama atenção é como que a rede de TV que a exibiu nos EUA permitiu tanta violencia num desenho que, aparentemente, é para crianças.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: Chayera, a Mulher-Gavião, quase roubou a cena da Mulher-Maravilha em todas as vezes que aparecia.




CAVALO DE FOGO (1986):
A incrivel história da princesa Sara que tenta defender as terras Dar Shan das garras de Diabolyn, uma feiticeira do mal. Sara vive em "nosso mundo" e quando o seu mundo natal se encontra em perigo o Cavalo de Fogo aparece e leva a garota para viver grandes aventuras.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: Avilã Diabolyn que tem toda a sua maldade posta a prova todas as vezes por causa dos seus patetas lacaios.


MUPPET BABIES (1984):
Os Muppets já eram famosos na cultura pop quando Jim Hensons autorizou a produção desse desenho tão surreal quanto a versão "em pano" dos personagens. A principal diferença é a presença da Babá, a carinhosa educadora dos bebes que é vista pelo ponto de vista deles, ou seja, das pernas para baixo, e tambem o fato da série não ser focado apenas na dupla Caco e Pig.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: O azarado Gonzo que é apaixonado pela Pig que só tem olhos para o Caco, que nem liga para ela. O personagem é um loser em todos os sentidos.


OS SIMPSONS (1989):
São muitos os recordes que a série criada por Matt Groining vai quebrar ou já quebrou: numero de episodios, numero de temporadas no ar, numero de participações especiais, troca de dubaldores (no Brasil). É verdade que a fase de ouro já passou, mas o desenho continua muito legal.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: O patriarca Hommer que roubou a cena do seu filho Bart logo no começo do sucesso do desenho.


FUTURAMA (1999):
Os Simpsons já bombavam no mundo todo quando Matt Groining apresentou o projeto de Futurama. A ficcção cientifica nunca foi tão homenageada nesta série em que os roteiristas podiam viajar a vontade. Mas nem tudo foram flores, o desenho nunca chegou aos pés de sua série irmã (em termos de audiencia). Cinco anos após sua criação, Futurama foi cancelado. Mas voltaram a produzir novos episódios quando as vendas em DVD e a audiencia das reprises cresciam sem parar.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: O robo Bender é mentiroso, ladrão, beberrão e só quer ferrar os amigos. Politicamente incorreto ao extremo.


EEK! THE CAT (1990):
Ele é um azarado gato roxo que só tenta ajudar os outros e se dá mal.
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: Ana Bella a gata obesa namorada de Eek que come tudo o que aparece na frente.


POPEYE (1933):
Popeye foi criado primeiro nos quadrinhos em 1929 e logo já estreou nos desenhos onde teve os curtas exibidos nos cinemas. A maioria dos desenhos que vimos quando crianças foram produzidas em 1960 pela King Features Syndicate que comprou os direitos dos estudos Fleicher. O desenho é um dos que mais fazem bem as crianças do mundo todo simplesmente por que o personagem passa a mensagem que para ficar forte, tem que comer espinafre que, vamos combinar, é ruim de mais!
PERSONAGEM INESQUECÍVEL: A namorada do herói Olivia Palito vive se metendo em grandes enrascadas graças a paixão doentia de Brutus, mas o Popeye sempre aparece para salva-la.


DOUG (1991):
Doug Funnie é um garoto com uma fértil imaginação que escreve suas aventuras num diario e conta todas suas intimidades para o esperto cão Costelinha e seu amigo Skitter. Ele é apaixonado por Patty Maionese, sua melhor amiga e é vitima de bulling do valentão Roger. O sucesso do desenho foi tanto que a Disney adquiriu os direitos do personagem no final da decada de 1990.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: A irmã de Doug, Judy é uma adolescente que adora teatro. No entanto, ela é dramática e exagerada.


AS TARTARUGAS NINJAS (1990):
A repórter April tem como amigos quatro tartarugas mutantes ninjas que foram criadas pelo Mestre Splinter e adoram Pizza. A dublagem brasileira foi feliz ao adaptar o grito de guerra das tartarugas de Cowabanga para Santa Tartaruga.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Michellangelo e suas piadas fora de hora.



PERDIDO NAS ESTRELAS (1991):
No auge do sucesso de Macaulyn Culkin, recém saido do arrasa quarteirão que foi Esqueceram de Mim, ofereceram ao garoto um programa só para ele. Em Perdido nas Estrelas, Macaulyn fazia a voz de Nicky McClary que com sua luva magica faz um desejo que se realiza em instantes, mas causa muita confusão. O desenho teve apenas 13 episódios produzidos devido ao cachê do astro mirim estar cada vez mais alto, o que aumentava consideravelmente o custo de produção.
PERSONAGEM INESQUECIVEL: Francis Vira-lata era um garoto gordinho que odiava ser chamado assim, era inimigo declarado de Nicky, mas sempre se dava mal.




Nenhum comentário: