Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

POR ONDE ANDA?: GILLIAN ANDERSON



Durante boa parte da década de 1990 e o inicio dos anos 2000 ela era uma das atrizes mais celebradas. Tambem pudera, era co-protagonista da série de TV numero 1 daquele periodo: Arquivo X (The X-Files). Gillian Anderson, uma baixinha com talento enorme (eita clichê!) ainda é para muitos a agente do FBI Dana Scully.

A moça nasceu na belíssima Chicago em 09 de Agosto de 1968 e desde da época do colégio tinha vontade de seguir a carreira de atriz e sua paixão pelo teatro a levou a tomar uma decisão que mudaria sua vida, seguiu com seu grupo para Londres em 1987, num período de muito estudo e dedicação também muita zona (ela era punk na época). Voltou para EUA em Nova York e durante algum tempo conquistou boas criticas em peças off-Broadway. Sua filmografia se inicia no final do anos 1980 e fez participações em filmes de pouca expressão. A grande virada aconteceu em 1993 ao realizar testes para uma nova série que iria estrear em Setembro daquele ano: Arquivo X. Para os executivos do canal FOX, Gillian  não tinha o padrão de beleza que eles procuravam. Com 1,57 m de altura, cabelo louro escuro e pouca experiencia em filmes, Gillian teve que suar a camisa para conseguir o papel de Scully, quem convenceu os engravatados foi o criador do programa, Chris Carter que fazia questão da presença de uma atriz como Gillian, do que uma peituda do estilo Pamela Anderson que a FOX preferia. O futuro mostrou que a decisão de Carter foi a mais acertada. Em pouco tempo, Arquivo X se tornou um fenômeno que a muito tempo não se via.

Morando em Vancouver no Canadá, onde a série era rodada, Gillian conheceu o pai de sua filha entre os membros da equipe. Essa gravidez fez os produtores do seriado a mudar toda a história que haviam planejado e os forçou a criar a famosa mitologia de Arquivo X com toda as conspirações e paranoias alienígenas que tanto fizeram a fama dentro do programa. Tirando esse período de licença maternidade, a atriz participou de todas as temporadas e episódios e teve a oportunidade de escrever e dirigir o sensível capitulo Todas as Coisas (All Things). Particularmente, é meu episódio favorito. Com a saída do co-protagonista David Duchovny e a entrada de outros dois atores principais, Robert Patrick e Anabeth Gish, a participação dela foi diminuindo, mas se fez presente em todas as ocasiões. 

Após o termino do show em 2002, Gillian teve um merecido descanso de 2 anos curtindo a prole, e, nesta quase década, ela participou de mini-séries e filmes de baixo orçamento (exceto, claro, o segundo filme da série: Arquivo X - Eu Quero Acreditar em 2008). Esta rodando no momento a adaptação para TV do livro Grandes Esperanças e já tem contrato para fazer mais duas produções na Inglaterra, país onde ela mora.


Nenhum comentário: