Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MEUS FILMES, MINHA VIDA: SEGUNDAS INTENÇÕES

SEGUNDAS INTENÇÕES (1999).



Confesso que só fui ao cinema ver Segundas Intenções devido a presença de Sarah Michelle Gellar (estrela de Buffy - A Caça Vampiros, minha série favorita de todos os tempos). O filme é um terrível jogo de sedução sem regras onde só vale uma coisa: não se apaixonar (isso está escrito no poster).  Essa é a história de Sabastian (Ryan Philip) um jovem que só se interessa em fazer sexo com garotas virgens e ingenuas e sair por ai falando para os outros. Seu pai é casado com a mãe de Kathryn (Gellar) que faz pose de santa, mas na verdade é uma vadia que gosta de armar com Sebastian e tem uma quedinha por ele. Sebastian tem um desejo enorme de transar com Kathryn e ela faz uma aposta com ele, se ele conseguir seduzir e levar para cama a filha do novo diretor do colégio onde estudam ela deixa ele fazer tudo o que quiser, senão ela fica com a Ferrari dele.  Mal imagina Sebastian que ele acaba se apaixonando por Annete (Reese Whisterpoon).


O filme é cheio de palavreado sujo e insinuações sexuais. É baseado livremente no romance Ligações Perigosas do francês Pierre Chordelos de Laclos que também serviu de inspiração para o filme homônimo de 1993 com Glen Close, Uma Thurman e Michelle Pfeifrer. Mas diferente desta produção, Segundas Intenções moderniza o romance ao fazer os acontecimentos se passarem na época atual e em Nova York. Essa atualização e mais as diferenças entre o original fizeram a critica cair de pau em cima do filme dando notas baixas em sua resenha. Mas nada disso foi o suficiente para a carreira de sucesso que a película fez no cinema ao praticamente quadruplicar em bilheteria o custo de sua produção. Tanto sucesso fez a produtora crescer o olho em cima e mandar produzir Segundas Intenções 2 (que se passa antes do filme) e 3 (que na verdade foi o piloto de uma série de TV não aprovada). Ambas produções inferiores ao original. 


Tive a oportunidade de ver os filmes de 1993 e 1999 e posso dizer que ambos foram felizes ao adaptar o romance e não sei por que houve tantas criticas em cima de Segundas. Claro que ainda Sarah Michelle tem muito que aprender para chegar ao nível de interpretação de Glen Close (as atrizes fazem as mesmas personagens) e uma produção de época é mais bem  feita que uma se passando nos dias atuais, mas as duas produções tem o seu charme. Outra coisa que deixa Segundas com um charme a mais é a trilha sonora com nomes como The Verve (com a cover do Stones "Bitter Sweet  Symphony" que embala a cena final), Fat Boy Slin (com "Praise You"), Placebo ("Every You, Every Me", musica de abertura do filme) e Blur (com Coffee and TV, musica com o clipe mais legal da história,confira  http://www.youtube.com/watch?v=6oqXVx3sBOk&ob=av2e  .  Gosto muito das intrigas e armações feita por Sebastian e Kathyn no decorrer do filme e como o anti-heroi Sebastian aos pouco se convence que não vale a pena humilhar aos outros. O amor fala mais alto.  Destaco a atuação de Sarah que se despe de todos os maneirismos de Buffy e nos entrega uma vilã que esta por trás de todas coisas no filme, mas no fim, a carapuça de santa cai na frente de todo o colégio e a participação de Selma Blair como a bobinha Cecile uma das maiores vitimas de Sebastian.


Faço algumas observações interessantes como o fato de Ryan Philipp começar a namorar Reese Whisterpoon  nos bastidores desse filme, eles chegaram a casar. Também essa é a segunda vez que Philipp e Gellar contracenam, a primeira foi no filme de terror Eu Sei o que voces Fizeram no Verão Passado onde Sarah conheceu seu marido Freddie Prinze Jr. Os dois são casados até hoje, Reese e Ryan ja se separaram. No elenco de apoio aparecem Christine Baranski (vista hoje em The Good Wife),  Joshua Jackson (de Dawson's Creek e hoje está em Fringe) e Eric Mabius (de Ungly Betty).  Ademais, é um ótimo passatempo, não irá mudar a sua vida, mas te deixará vidrado na tela para saber até onde as intrigas dos dois safados podem ir. Tudo acaba com dor e sangue e os vilões tem o seu castigo. Pena que na vida real não é assim.




MELHOR MOMENTO - a cena final onde todos descobrem a boa bisca que é Kathryn é muito legal. Não tem nenhum dialogo, apenas o som da musica Bitter Sweet Symphony e o choro da garota ao ser desmascarada.



Nenhum comentário: