Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TESTE DRIVE: RINGER


Os meses de Setembro e Outubro são especiais para os fãs de séries, principalmente as americanas. É nesse período que as emissoras estreiam a fall season que pode ser comparada aos meses de Março ou Abril aqui no Brasil, quando as emissoras estreiam novos programas ou então as atrações voltam de férias. E expectativa entre os admiradores e a impressa é grande, já que todos os interessados querem saber as novidades em seu programa favorito ou então aquela nova atraçao que pode vir a ser sua nova mania.  Uma das primeiras séries a estrear nesta temporada 2011/2012foi Ringer. Também conhecida como a volta de Sarah Michelle Gellar a TV!

Para falar dessa série é necessário uma pequena volta ao tempo mais precisamente no ano 2003 quando Sarah, o roteirista Joss Wheadon e o canal Fox anunciaram que Buffy - A Caça Vampiros seria encerrado na sétima temporada naquele ano. O anuncio pegou todos os fãs de surpresa já que o programa estava no auge. A desculpa é o "famoso vamos encerrar enquanto estamos no topo". Então, a bela Sarah apostou todas as suas fichas no cinema, mas seu agente não trabalhou muito bem, pois os filmes estrelados pela loura ou não foram muito bem de bilheteria (como o simpatico Sedução em Manhantan, ao lado de Alec Baldiwn) ou foram malhados pela critica (Scooby Doo 2). A solução foi voltar para a telinha, onde Sarah se criou. Um up em sua carreira seria dado se o piloto que ela gravou para a HBO, The Wonderful Maladays, vingasse. Mas nesse período que o seriado foi rejeitado pelo canal que a bela recebeu uma ótima noticia: estava gravida! Filha nascida, era hora de voltar ao batente e Sarah aceitou a proposta de estrelar Ringer.

               o amante, o perseguidor, a vitima, a bandida e o corno.

Inicialmente oferecida para o canal CBS (o de maior audiência dos EUA), o novo projeto de Gellar conta a história de Briget uma garota que testemunhou um crime e é a unica que pode colocar um mafioso na cadeia. Desesperada com as ameaças, a moça foge ao encontro de sua irmã gêmea Sioban (este é provavelmente o nome mais esquisito que já escolheram para um personagem!). As duas se reencontram após anos longe uma da outra e resolvem velejar. Briget adormece e acorda pensando que a irmã morreu, já que ela sumiu! E decide ficar no lugar dela. Claro que ela passara certas dificuldades já que, apesar de identicas, as semelhanças acabam por ai. Aos poucos, ela descobre a boa bisca que a irmã é: trai o marido Andrew (Ion Gronfund, de Quarteto Fantastico) com o marido de sua melhor amiga, é falsa, interesseira e trambiqueira. Mal imagina ela que Sioban esta linda e loura vivendo em Paris recebendo ordens por telefone e se divertindo com que a irma esta passando. Briget, agora uma foragida da justiça, ainda tem em seu encalço um agente do FBI.  Ah, Sioban está gravida e Briget tem que fingir a gravidez também.

Vendida ao publico como um drama noir, Ringer está, enquanto escrevo estas palavras, em sua sexta semana de exibição e já da pra fazer um balanço geral do seriado. Semana passada foi divulgada a noticia que o show foi aprovado para uma temporada cheia de 22 episódios, então, Sarah (que também é produtora executiva) pode respirar aliviada. Com uma audiência media de 2 milhões de expectadores, a série é exibida no canal CW (a CBS recusou o projeto por não achar a cara da rede) que é o lanterninha dos canais abertos americanos. Mas o seriado, basicamente se sustenta no carisma de Gellar. Não que seja ruim, mas se fosse outra atriz, o tema provavelmente não iria me interessar. O drama tem sofrido muitas criticas e foi taxado de soap opera (nome dado as novelas naquele país) de luxo. Ja que tem um enredo bem melodramático (gêmeas trocando de lugares? onde voce já viu isso?). Mas acho que o grande defeito deste programa é a que ele, ainda, não tem uma identidade própria. É drama? Suspense?  Ação? Nada é muito definido. Piora ainda quando lembro o trailler que o CW produziu vendendo a série como um drama noir (aquele tipo de produção que tem um homem enganado por uma mulher, geralmente loura e que comete crimes). 

Mas de um modo geral, gostei do seriado e ele começa a esquentar no quinto episódio. Entre os atores, aprecio muito as cenas entre Sarah e Ion. Tenho e impressão que Briget esta gostando de Andrew, apesar deste, aos poucos, estar revelando um lado sombrio. Por enquanto, ainda não posso dizer que Ringer é uma das minhas séries favoritas, mais ela esta no caminho. E estou torcendo muito, ja que, como fã de Sarah Michelle Gellar, voltar a ver a estrela na televisão, não tem preço.


O BOM: A interação de Sarah com o elenco e um enredo que a cada semana fica mais interessante de se acompanhar.

O RUIM: Mesmo com quase dois meses de exibição a série ainda não encontrou uma identidade própria. As vezes parece uma novela, as vezes um drama americano, as vezes suspense.

                                 Linda, loura e em dose dupla.

Nenhum comentário: