Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

LINDA E CORAJOSA

UM PERFIL DA CARREIRA DE MONICA BELLUCCI


A atriz italiana Monica Bellucci nasceu em Cittá di Castelo, Itália em 30 de Setembro de 1964. A moça cresceu nesta pequena cidade ambicionando um futuro melhor, longe da monotonia. Mas só teve coragem para mudar a vida na faculdade, quando largou tudo para seguir a carreira de modelo. Conseguiu muitas capas de revistas, mas sempre de olho no cinema, já que adorava o trabalho de suas comteporaneas Gina Lolobrigida e Sofia Loren. Nestes acasos do destino, o diretor Francis Ford Coppola viu fotos suas numa publicação e chamou a sua atenção. "Quem é essa morena deslumbrante?", queria saber o diretor no inicio dos anos 1990. Então,  Coppola a convidou para fazer uma ponta em Drácula. Era o sinal que a bela esperava entrar de vez na profissão, se bem que ela já acumulava dois filmes no curricullum.


O minusculo papel em Dracula de Bran Stocker e mais vitoriosa carreira como modelo fez Monica se tornar conhecida o suficiente para começar a fazer testes para outros filmes. Ela conseguiu o papel principal no drama intimista de baixo orçamento O Apartamento (Le Appartament, 1996). Nesta produção francesa (o trabalho como modelo a deixou fluente em frances e ingles) ela conheceu seu futuro marido, o ator Vicent Cassel, com quem viria ainda a fazer mais três filmes juntos. Este papel lhe rendeu muitas indicações e prêmios de atriz revelação. Daí foi um pulo para a moça deixar de ser a modelo tentando ser atriz para se tornar atriz reconhecida por seu talento e não beleza. Continuou a fazendo filmes entre a Itália e França até que ser tornou conhecida no mundo todo por Malena (Malena, 2000), em que fez uma fogosa italiana que não se importa com que os outros falam e Pacto dos Lobos (Le Pacte dus Loups, 2001) onde fez uma prostituta. Mas o seu próximo filme a faria conhecida mundialmente. No polemico Irreversível (Irreverssible, 2002), ela faz Alex uma moça que é brutalmente violentada num túnel de mêtro (veja mais sobre esse filme na seção +). A coragem da moça ao fazer um papel tão difícil fez chover convite de todos os lados. Inclusive de Hollywood onde fez um papel de destaque nas continuações de Matrix e em Lagrimas do Sol ao lado de Bruce Willis. Todo ficaram impressionados com a desenvoltura da italiana falando fluentemente inglês. 



Seus trabalhos seguintes alternaram entre produções americanas e francesas, ja que essa altura havia casado com Cassel, com quem tem duas filhas. Hoje ela mora em Paris com a família e diz ter a melhor profissão do mundo, já que pode-se ir qualquer lugar do mundo sem entrar numa chata e estressante rotina. Monica se tornou uma reconhecida e admirada atriz por sua coragem ao encarar papéis ousados e complicados e encarar a idade (não parece, mas ela ja está com 47 anos) com naturalidade, em suas palavras "eu sou passado, minha filha é o futuro, nós europeus não ligamos de fazer papeis de mães de adolescentes como em Hollywood, é na maturidade que vem os melhores papéis". Não é a toa que intitulei este post como linda e corajosa.



+

Em qualquer lista dos filmes mais polêmicos,  Irreverssivel vai estar entre os primeiros, sem duvida. Tem que ter, no minimo estomago forte para assistir esta produção de Gaspar Noé de 2002 onde Monica Bellucci faz Alex uma moça que é brutalmente violentada e estuprada num túnel de metro. Essa é a versão resumida que posso dar para vocês. 
Fui ver esse filme devido a todo o falatório que havia sobre ele, no extinto Cine Ritz que, em seus últimos anos, exibia apenas títulos alternativos. Acredite, em 10 minutos de projeção, metade da platéia  havia saído da sala (assim como aconteceu em sua primeira exibição em Cannes). Também, foram 20 minutos praticamente no escuro em que vimos um homem desesperado entrando numa boate sadomasoquista gay e amassando a cabeça de um cara com extintor de incêndio. Se no inicio ele é complicado de se entender a medida que vamos assistindo, podemos compreender melhor. O filme se passa de trás para frente em longos planos sequencias. Em outras palavras, é mostrado por que o rapaz bate com tanta violência no outro. Tudo por que sua amada é violentada. Ai que chega a cena mais impressionante que já vi em toda a minha vida de cinéfilo. A personagem de Monica é perseguida, estuprada e violentada. Como nas outras cenas é tudo sem cortes, impressionantemente bem feito e a sensação que se passa é que Bellucci realmente  sofreu tudo aquilo. Um filme para poucos corajosos.


 

Nenhum comentário: