Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

MÁS COMPANHIAS: QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR.

QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR
Some Like It Hot, EUA, 1959. Dir.: Billy Wilder
Com Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon




Ao presenciarem mafiosos exterminarem outros bandidos, os amigos músicos Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) fogem dos bandidos e tem a ideia de se vestirem de mulher para não serem assassinados também. Eles acabam entrando numa banda só de garotas, onde arranjam muita confusão. 


Pode ser uma sinopse simples, assim como o próprio filme é, mas, quando fazem eleições e listas dos melhores filmes de comédia, Quanto mais quente, melhor, está sempre entre os primeiros. Não é a toa. Pela primeira vez no cinema, dois galãs são colocados em roupas femininas e tem que agir como tal. Então, todas as situações que aparecem em filmes desse tipo, foram tiradas dessa deliciosa aventura.  A película não teria a mesma aura de clássico hoje em dia se não fosse a presença iluminada de Marilyn Monroe no papel de Sugar Kane. Como em muitas produções de seu currículo, a deusa platinada aqui tambem interpreta um loura burra que acaba caindo na conversa fiada de Joe, se passando por um milionário. Jerry também se mete numa furada como Daphne, seu lado mulher, ao conquistar o coração de um ricaço chamado Osgood (Joe E. Brown). Este personagem, aliás, é dono de uma das frases mais famosas do cinema: "ninguém é perfeito".






Diferente de quase 100% dos filmes de comédia de hoje dia (que apelam para um humor grosserio e ofensivo), Quanto mais quente, melhor é sustentado na performance da dupla Curtis/Lemmon que estão engraçadíssimos como mulheres. E, apesar de hoje ser considerado ingenuo, na época a produção foi ousada por apresentar diálogos afiados de duplo sentido, as cenas de amassos protagonizadas por Curtis e Monroe e - vejam só - a certa altura, Jerry aceita ficar "noiva" do velho Osgood dizendo: "essa é a unica chance que tenho de casar com um milionário" (mal imaginava ele a reação de seu amado ao saber que ela era ele).  Como curiosidade, o filme foi rodado em preto e branco para esconder as falhas na maquiagem dos dois atores vestidos de mulher e que Marilyn não foi a primeira escolha de Wilder para o papel de Sugar Kane. Ainda bem que ele mudou de opinião, pois em qual outro filme veríamos Marilyn com um vestido que tem um decote generoso tanto a frente quanto a trás. Roupa essa, alias, copiadas por atrizes até hoje. Um filme que foi - e será sempre - copiado em todos os sentidos.





Nenhum comentário: