Páginas

domingo, 1 de julho de 2012

LISTA: 10 EPISÓDIOS ESPECIAIS DAS SÉRIES

Já se tornou quase que obrigatório quando uma serie de TV fica muito tempo no ar, os produtores façam episodios especiais, que inovam na narrativa do show ou apresentam algo que os telespectadores não estão acostumados a ver. Alguns chamam de episódios tematicos, outros de realidade alternativa, estes capitulos se destacam por sair do lugar comum. Abaixo uma relação dos melhores episódios especiais dessas séries que não tiveram medo de errar e acertaram bonito.

30 ROCK
EPISÓDIO: THE QUEEN OF THE JORDAN
O show criado e estrelado por Tina Fey ja tinha supreendido o publico com o episódio ao vivo (que tambem é especial) quando nos presentearam com este The Queen of the Jordan, o falso reality show protagonizado por Angie, a escandalosa esposa de Tracy Jordan. O capitulo foi todo editado como um reality, com direito aos personagens fazerem depoimentos para as cameras, musicas estilo black e edição agil. Acompanhamos Angie e seus estranhos amigos por todos os lugares. O resultado foi um deboche do tipo que só 30 Rock consegue fazer, tirando sarro do poder que esses programas tem de nos fazer ligados neles, mesmo eles sendo uma porcaria.




ARQUIVO X
EPISODIO: TRIANGULO
Triangulo poderia ser mais um capitulo qualquer de Arquivo X, se não fosse o modo como ele foi finalizado. Foi um dos primeiros episodios de uma serie de TV filmado em Widescreen (aquele formato de tela tipica do cinema com duas faixas pretas, uma em cima e outra em baixo do video), e tambem ele foi produzido como um longo plano sequencia, onde se da a impressão de não haver cortes, como numa longa cena de 43 minutos. Triangulo ainda trouxe o primeiro beijo de Mulder e Scully, ainda que não foi exatamente os dois que se beijaram. Dificil de esquecer a interpretação de Gillian Anderson tentando não ser vista pelos figurões do FBI nos corredores da agencia.  




BUFFY: A CAÇA VAMPIROS
EPISÓDIO: MUITO MAIS, COM SENTIMENTO
O famoso episodio musical de Buffy não é só um dos melhores da série, como tambem é o melhor musical ja produzido para a TV (e olha que Xena, Chicago Hope e Grey's Anatomy tambem fizeram com sucesso). Fruto da mente de Joss Whedon (hoje conhecido como diretor do sucesso de bilheteria Os Vingadores), a trama mostra um demonio aparecendo em Sunnydale e fazendo todos cantarem e dançarem até pegar fogo. O que chamou a atenção, alem obiviamente das musicas escritas por Whedon, foi a história desenvolvida para cada personagem durante a sexta temporada até que no musical todos cantam seus verdadeiros sentimentos e nada será como antes para a gangue do Scooby.



FRIENDS
EPISÓDIO: AQUELE QUE PODERIA TER SIDO
Os amigos mais queridos da televisão imaginam como seriam suas vidas se Rachel não fugisse do altar e aperecesse no apartamento de Monica. Todos os personagens estão diferentes, Phoebe é uma estressada executiva, Chandler um fracassado cartunista, Joey um galã de novelas, Monica nunca emagreceu e Ross, apaixonado pela esposa que está de olho na amiga (bem, isso não parece tão diferente assim). Se, normalmente, os atores de Friends já dão um show, nessa realidade alternativa tudo é mais engraçado ainda, prova que eles são cômicos de um jeito ou de outro.





GREY'S ANATOMY
EPISÓDIO: IF/THEN
Esta oitava temporada do drama médico surpreendeu por trazer boas histórias. Até mesmo os próprios atores manifestaram seu contentamento pois viam de um período com muitos capítulos estilo enche linguiça. Teve até episódio musical! Mas o que chamou mais atenção foi If/Then que mostra Meredith (Ellen Ponpeo) sonhando como seria sua vida se sua mãe não tivesse mal de Alzheimer e seu pai fosse mais presente. Assim, uma realidade alternativa é apresentada ao publico que vê todos os personagens de modo completamente diferente do que estão acostumados.




JORNADA NAS ESTRELAS: A NOVA MISSÃO
EPISÓDIO: PINGOS E SUAS ATRIBULAÇÕES
De todos os desta lista, este é o mais especial. Principalmente pelo modo como ele foi feito. Um fenomeno faz os tripulantes da estação espacial 9 irem 
parar no mesmo periodo de tempo da série classica de Jornada nas Estrelas e, ainda por cima, a bordo da Enterprise sob o comando do Capitão Kirk. Numa interessante mistura das filmagens atuais e da epoca,  Sisko e os outros membros do elenco interagiram com os atores com imagens do episódio Problemas aos Pingos onde uma raça fofa se reproduz de forma veloz e causa o caos a bordo da nave. É a mesma tecnica usada no filme Forrest Gump, onde Tom Hanks aparece ao lado de grandes figuras em momentos históricos. Para não ficar com aquela falsa sensação de imagem sobreposta a outra, os produtores da série ainda construiram um cenario que imita a Enterprise original. Um classico maravilhoso.





MILLENNIUM
EPISÓDIO: DEMONIOS.
Quatro demonios se reunem num bar e acabam falando sobre o humano que eles mais odeiam: Frank Black (Lance Herickesen). No melhor estilo humor negro, o jeito como a historia é contada é genial e fora do comum na epoca de quando foi apresentada. Não é a toa que Millennium teve má sorte em seu pouco tempo de exibição, o seriado era diferente demais para o povão americano.




PLANTÃO MÉDICO
EPISÓDIO: EMBOSCADA
Os produtores de Plantão Médico ousaram em apresentar um episódio ao vivo. Foi uma das poucas vezes que um seriado dramatico teve essa oportunidade, ainda mais tão complexo como E.R. foi com muitos personagens, tanto secundarios, quanto principais e cenários grandiosos. Como é impossivel se filmar com pelicula e transmitir ao vivo, a solução encontrada pelos roteiristas para a utilização das cameras de video foram a presença de uma equipe de estudantes filmando a rotina do hospital para um documentario. Assim, a nada facil rotina dos medicos, enfermeiros e do hospital em geral, é vista como nunca antes pelo publico. Devido ao fuso horario americano, os atores tiveram que encenar o episodio duas vezes um pra costa leste, outro pra costa oeste. Até onde se sabe, nenhum incidente foi registrado nessa pequena perola na historia de 15 anos da série Plantão Médico.





SAMURAI X
EPISODIO: A VOLTA AO LAR
Volta ao lar não chega a ser um episodio especial propriamente dito. Mas, para um desenho japones de ação apresentar um capitulo onde os personagens só conversam entre si em poe em perpectiva suas ações e emoções foi uma ousadia em tanto. Após as terriveis batalhas contra a gangue de Makoto Shishio, Kenshin e seus amigos fazem um reflexão de tudo o que aconteceu. É tocante o momento onde Megumi chama Kaoru e diz para a garota cuidar de Kenshin, devido a tantas lutas que o samurai ja teve e abre a mão do seu amor, sabendo que Kaoru e Kenshin se amam acima de tudo.  Belíssimos cenários, cores e animação bem feita ainda completam o pacote.






XENA: A PRINCESA GUERREIRA
EPISODIO: TODO DIA É IGUAL AO OUTRO
De todas as séries presentes nesta lista, Xena é a produção que mais teve coragem de apresentar episódios especiais. Teve musical, passado no futuro com os descendentes dos personagens, e muitos outros. Não é a toa que a série é uma delicia de se ver (também por causa da Lucy Lawless!!!). Em Todo Dia é Igual ao Outro, nossa princesa guerreira favorita acorda varias vezes no mesmo dia, encarando as mesmas situações até que descobre que tem que evitar uma tragedia para tudo voltar ao normal. O inicio dramático engana qualquer um, pois o episódio é muito engraçado.



Nenhum comentário: