Páginas

sábado, 14 de julho de 2012

O SUPER SENTAI NÃO OFICIAL

Para os não familiarizados com a expressão, Super Sentais são as séries japonesas com cinco heróis coloridos que lutam contra as forças de algum império maligno. Esse gênero é produzido interruptamente a 35 anos pela Toei Company (que também produziu todas as séries japonesas exibidas no Brasil nos anos 1980 e 1990 - exceto Lion Man e Cybercop). Os fãs desse tipo de programa (inclui este que vos escreve) ficaram surpresos quando a Toei anunciou a estreia de Akibaranger. Num tom de sátira, a serie é a verdadeira homenagem da produtora aos 35 anos de produção (para entender o que estou dizendo confira o box +, logo abaixo) desses seriados que, aparentemente, parecem ser repetidos, mas que tentam se inovar a cada ano.






Com o titulo de Hikonin Sentai Akibaranger (numa tradução lateral, Esquadrão Não-Oficial Guerreiros de Akihabara - bairro de Tokyo conhecido por ser o lugar onde fãs de cultura pop se encontram) o seriado conta a história do nerd Nobuo Akagi (o inspirado ator Masato Wada) que é escolhido pela jovem Hakase (Maaya Uchida) para se tornar Akiba Red o lider dos Akibarangers, que conta com a presença da bela e brava Mistsuke Aoyagi como Akiba Blue e a estabanada Yumeria Moegi como Akiba Yellow a garota que veste um cosplay diferente a cada episodio e acaba falando como o personagem em que ela se fantasiou. Os heróis não oficiais lutam contra Marushina (Honoka, que, dizem, é uma ex-atriz pornô) uma gata vestida com uma provocante roupa de couro. Mas tudo é uma grande desilusão para esses nada normais guerreiros quando eles descobrem que as lutas, armas, monstros e uniformes que aparecem para eles não passam de uma ilusão criada na cabeça deles.




Sabe aqueles filmes do Mel Brooks ou então aquelas comédias escrachadas tipo Apertem os sintos, o piloto sumiu? Pois é esse tipo de humor presente em Akibaranger que brinca/homenageia/tira sarro de todos os clichês possíveis dentro de uma série Super Sentai como as frases de efeito (a Yellow é sempre cortada por ser muito longa) na apresentação para o inimigo, o fato dos esquadrões mudarem de cenário num simples jogo de câmera (comum nos seriados dos anos 1980, onde estavam na cidade e, de repente, apareciam na pedreira da Toei). A cena que eu mais gargalhei é quando eles se apresentam pela primeira vez e uma explosão enorme aparece atras deles  (outro cliché) e eles ficam com medo. Para os fãs hardcore de Sentais, varias referencias a séries são feitas, principalmente por Akagi, com direito a fotos no canto do vídeo e a musica da abertura do programa que ele se refere.


                                     Comédia é o forte de série


O unico defeito de Akibaranger é sua curta duração. Foram apenas 12 episódios produzidos que pegaram a todos de surpresa, pois tanto quem assiste, como os personagens pensaram que seriam feitos 50 episódios como é normal nas séries oficias.  Mas esse detalhe só fez bem ao programa que conseguiu desenvolver bem os personagens. No fim, os roteiristas da Toei (que possuem o nome simbolico de Saburo Hatte) fizeram não só uma bela - e merecida - homenagem a esse tipo de programa, como mostrou ao mundo que, até mesmo os nerd japoneses, ou otakus, sofrem preconceito por causa do tipo de coisa que eles gostam.


                          Os defensores da Ter..., quer dizer de Akihabara
+


A Toei fez comemoração oficial dos 35 anos de series Super Sentais com Kazuku Sentai Gokaiger. Seria só uma série morna se não fosse a promessa da produtora em trazer os atores das séries anteriores para participarem dos capítulos. Com o tema da pirataria de fundo (são os primeiros personagens a não se importarem com a Terra e seus habitantes, mas sim com o tal maior tesouro do universo que, claro, está em nosso planeta), Gokaiger fez um razoável sucesso pelo mundo, graças aos downloads pela Internet onde fãs traduziram e legendaram a série. A promessa foi mais ou menos cumprida com o Gokaiger trazendo atores que hoje já estão trintões, quarentões e cinquetões, inclusive de séries exibidas no pais como Changeman, Maskman e Flashman fazendo pequenos papéis, servindo de escada para os protagonistas. Eles mereciam mais.    



Nenhum comentário: