Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

LISTA: 25 SÉRIES + CULT

A revista Entertainment Weekly desta semana está imperdivel. Alem da capa e miolo dar toda a atençao para Doctor Who - uma série que está fazendo fãs cada dia mais e, veja, ela dura 50 anos! - outra reportagem que chama atenção é a lista das 25 Séries de TV mais Cult. A eleição foi baseada no nivel que o programa pode ter de cultuada, adorada, idolatrada e influente. Listas são sempre discutíveis, eu mesmo achei que faltou algumas ali mas, o mais interessante, é que eu assisti e adoro mais que a metade! Segue a lista, seguida de um humilde comentario meu:

1. BUFFY - A CAÇA VAMPIROS (1997/2003):

Ja não é surpresa para mim quando Buffy aparece em listas de melhores séries já produzidas. Por que simplesmente ela o é. O seriado é considerado cult por que transcende a fronteira do seu tema - garota é escolhida para lutar contra as forças das trevas - para uma verdadeiro estudo sobre a adolescencia e o inicio da vida adulta. Os monstros e vampiros serviam de metaforas para os problemas que todos enfretamos na vida. Não só por isso, Buffy tambem é elogiada pelo alto nivel de seus dialogos, certa vez comparado por um critico da propria Enterteinment Weekly a Sheakespeare.

2. ARRESTED DEVELOPMENT (2003/2006):

Por incrivel que pareça essa perola ja foi exibida na Globo com o titulo de Caindo na Real. Claro que, provavelmente, voce deveria estar dormindo, pois foi de madrugada. A historia da disfuncional familia Bluth tinha um tom acido em seu roteiro e até as minorias não eram poupadas. No maravilhoso elenco tinhamos a presença Jason Bateman, Will Arnet, Michael Cera e Portia de Rossi, que hoje só estão com suas carreiras em ascensão.

3. MYSTERY SCIENCE THEATER 3000 (1988/1999):


De todos desta lista, Mystery com certeza é tambem o mais obscuro pois nem foi exibido no Brasil - exceto seu longa metragem - mais durou nove temporadas recheadas de humor negro.



4. ARQUIVO X (1993/2002):

Dispensa apresentações. Simplesmente foi o seriado que foi um fenômeno entre o final da década de 1990 e inicio dos anos 2000 e deu inicio a esse lado sobrenatural que tanto é explorado hoje em dia.


5. A ESCUTA (2002/2008):

Conhecida por ser uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos, Baltimore é cenário de The Wire - A Escuta sobre um grupo de policiais que investigam crimes do narcotráfico.


6. IT'S ALWAYS SUNDAY IN PHILADELFIA (2005/presente):

Um grupo de amigos com tendencias anti-sociais convive num bar vivendo altas confusões. A unica presença conhecida do elenco é Danny de Vitto, que também atua do outro lado das câmeras.


7. JORNADA NAS ESTRELAS: A NOVA GERAÇÃO (1987/1994):

Completando 25 anos este ano, A Nova Geração é um marco da televisão por ter ultrapassado as fronteiras da série da qual foi baseada, criando enredo próprio e um vocabulário que até hoje é usado por fãs no mundo todo.


8. THE COMEBACK (2005):

Após o fenômeno Friends, os atores da série mania resolveram se arriscar em outras áreas, ou nem tanto, como no caso de Lisa Kudrow que estrelou a série The Comeback (exibida no SBT com o titulo de O Retorno). Ela é Valerie uma atriz veterana que é convidada a estrelar uma série de TV. Co-criada por Kudrow e Michael Patrick Perry (criador de Sex and the City) durou poucos episódios recheados de humor acido.


9. MEUS 15 ANOS (1994):

Assim como The Comeback, Meus 15 Anos é outra série desta lista que durou apenas uma temporada. Era uma serie para poucos, que retratava com uma realidade quase absurda o cotidiano dos adolescentes num período onde a onda grunge liderada pelo Nirvana explodia na mente dos jovens. Claire Danes fez da sua Ângela Chase uma representante de uma geração. No país foi exibido no SBT diversas vezes.


10. LOST (2004/2010):

Lost trouxe de volta aos lares americanos uma atração que despertava a atenção de quem assistia que morria de curiosidade sobre o que era aquela ilha e o que aconteceu com aquelas pessoas. Assim como Arquivo X, os produtores do show se esforçaram para complicar mais do que explicar, o que fez o programar ser mais cultuado ainda.


11. FIREFLY (2002):

Após os fenômenos Buffy e Angel, Joss Whedon criou outra perola que até hoje é cultuada, mesmo durando uma temporada: Firefly. Chamado pela critica de faroeste espacial o seriado contava as aventuras do Capitão Malcon e sua tripulação da nave Serenity.


12. TWIN PEAKS (1990/1991):

Quem matou Laura Palmer? Com esta pergunta somos levados a uma pequena cidade e seus estranhos habitantes.


13. VERONICA MARS - A JOVEM ESPIÃ (2004/2007):

Veronica Mars é o tipo de série como Buffy, que engana pelo tema - garota mimada busca justiça pela morte da amiga - mais vai alem ao apresentar a dura realidade que as vezes é ser adolescente.


14. GALACTICA - ASTRONAVE DE COMBATE(2004/2008):

De todas as séries desta lista a que mais me impressionou foi Galactica (mais até do que Buffy, pois na época eu lia muitos spoilers, o que estragava parte da emoção) pelo enredo que crescia e ficava mais envolvente. Durante todo tempo, a ficção cientifica é que era o pano de fundo da história, pois o programa virou uma especie de drama politico elogiado pela critica e publico.


15. COMMUNITY (2009/presente):

Os alunos de um curso noturno são os destaques desta comedia que entra em sua quarta temporada este ano. O professor se esforça para ser politicamente correto, mas quase sempre dá mancada.


16. CURSO INCERTO (2001):

O publico não entendeu muito bem a mensagem que os produtores desta série sobre a vida de calouro numa universidade.


17. FRINGE (2008/presente):

As grandes conspirações estão de volta e Fringe, um dos programas mais inusitados dos últimos anos, entra em seu ultimo ano de produção a partir de outubro.


18. WONDER SHOMNZEN (2005):

O programa é uma paródia dos programas educacionais de antigamente, mas acabou criando polemica ao mexer com algo tão sagrado, uma infância inocente.


19. SOBRENATURAL (2005/presente):

A saga dos irmãos Winchester este ano entra em sua oitava temporada recheada de mistérios, monstros e criaturas das trevas, ainda que o criador Erci Kriple tenha se afastado um pouco da produção, já que criou uma trama para cinco anos. O programa é mania no mundo todo e um dos mais lucrativos e rendeu até uma serie animada na TV japonesa.


20. POPULARIDADE (1999):

A primeira criação de destaque de Ryan Murph (Criador de Glee), Popular criou uma legião de fãs que venera a atração até hoje.


21. PARTY DOWN (2009):

Um grupo de amigos se muda para Los Angeles para serem famosos mais seus planos não funcionam como eles queriam.


22. FARSCAPE - UMA GALAXIA DISTANTE (1999/2003):

Uma combina mais que perfeita: ficção cientifica e os bonecos animatronicos dos estúdios Jim Henson (criador dos Muppets).


23. BETTER OFF TED (2009/2010):

A rotina de um escritório e seus funcionários, principalmente um chefe de um departamento que acredita no que faz, mas tudo não passa de uma fachada.


24. ARCHER (2009/presente):

Uma sátira dos filmes de espionagem misturada com pastelão. Essa é a descrição mais utilizada para definir essa animação Cult, único produto do gênero presente na lista.


25. UM TOQUE DE VIDA (2007/2008):

Essa foi a série que assisti e me viciei já no primeiro episodio. O jovem Ned não pode tocar ninguém a não ser uma pessoa morta, que fica assim por um minuto. A narrativa me lembra muito os filmes de Tim Burton e tudo ainda fica mais familiar com a obra do diretor de A Fantastica Fabrica de Chocolates por causa dos personagens excêntricos e da direção de arte colorida e exuberante.





Nenhum comentário: