Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

SOUND TRACK - A MUSICA DE CINEMA


Seria impossível imaginar o cinema sem musica. Até mesmo nos primórdios da sétima arte, uma banda ao vivo acompanhava o filme em cartaz escondida perto do palco tocando a trilha, se transformando num verdadeiro espetáculo. Existem duas maneiras básicas da musica se relacionar com os filmes, o primeiro é uma trilha sonora própria que da o tom necessário a cada cena e o segundo são musicas de bandas, cantores ou cantoras que, na grande maioria dos casos, vendem os direitos para serem utilizados na película. Na nova seção do Badfish, Sound Track - A Musica de Cinema, apresento filmes que não seriam os mesmos sem a presença de uma musica marcante.


Para a estreia desse mais novo projeto do blog, apresento uma sensacional musica de uma banda sem igual, num filme perturbador. Lançado em 1999, Clube da Luta é um filme cheio de polemicas. Para os perturbados de plantão, ele é uma apologia disfarçada de película cinematográfica. O narrador interpretado por Edward Norton (fantástico no papel) vive sua rotina rodeado da conformidade da vida moderna, até um dia ele conhecer um jovem chamado Tyler (Brad Pitt, excelente) e, juntos, descobrem a "arte" de se agredirem, formando o Clube da Luta, onde os homens, soltam toda a testosterona presa em seu interior. Tudo foge do controle quando Tyler resolve transformar o seu pequeno clube, numa facção criminosa.


Queridinha dos alternativos, os Pixies surgiram em Boston, EUA, formado por Black Francis, Kim Deal, Joey Santiago e Dave Lovering. Com estilo meio gótico, misturando punk e surf music, a banda começou discretamente o movimento que mais tarde seria conhecida como grunge, que tem o Nirvana como maior expoente. Alias, a banda de Kurt Cobain, nunca escondeu o fato de querer ser como o Pixies. Realmente, eles são únicos. Where Is My Mind?, trilha sonora do filme Clube da Luta, é uma pequena prova disso.

Nenhum comentário: