Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

UMA CHANCE PARA O FUTEBOL

Desde que eu descobri ser um péssimo jogador de futebol e a cultura pop invadiu a minha vida, perdi o total interesse nesse esporte que mihoes de pessoas no país idolatram. Adoro a epoca da Copa do Mundo só por que somos dispensados do emprego mais cedo pois tudo para. Esse fim de semana, resolvi a dar uma chance ao futebol ao assistir duas atrações envolvendo o jogo.

                                            Rodrigo Santoro arrasando no papel.

Graças a estreia da serie (fdp), a HBO liberou o sinal de seus canais no fim de semana e, como aquecimento para o lançamento de (fdp), estreou o longa nacional Heleno. Rodrigo Santoro está no papel titulo dessa obra que conta um pouco da vida de um dos craques mais famosos do nosso futebol: Heleno de Freitas. Boêmio, mulherengo e, acima de tudo, craque na bola, Heleno deixou uma carreira que será lembrado por todos no Botafogo. Assim como no apelido dado ao time carioca, Heleno foi uma estrela solitária, que deixou o estrelato subir a cabeça, acumulando inimizades dentro e fora dos gramados. Nem mesmo ao conhecer Silvia (Alinne Moraes) seu temperamento difícil se acalmou. O filme foi rodado com uma belíssima fotografia em preto e branco, decisão do diretor José Henrique Fonseca que se mostrou mais que acertada. Sua narrativa se divide basicamente entre a ascensão, o apogeu e a queda do jogador, mas contada de forma em que as situações vem e vão no tempo intercalando uma juventude vivida sem limites, como uma velhice esquecida e com uma doença incurável.

O filme não seria o mesmo sem a interpretação sem igual de Rodrigo Santoro, cada vez mais o melhor ator do país que deixou para atrás as novelas a quase 10 anos (a ultima foi Mulheres Apaixonadas, mesmo assim pela metade) e apostou numa carreira bem sucedida no cinema nacional e internacional. Mais uma interpretação magistral.

Ainda no mundo do futebol, mas sob um ponto de vista diferente, hoje a noite temos a estreia de (fdp) o novo seriado da HBO Brasil. O estranho e original titulo é uma abreviação do palavrão dito por todo torcedor ao achar errado a atitude de um arbitro. A estrela do programa é o juiz Juarez Gomes cujo sonho é apitar um jogo da copa. Sua vida pessoal está em fragalhos, principalmente após ser pego no flagra pela mulher (feita pela atriz Cynthia Fallabella, irmã de Débora). No campo profissional, a nada comum rotina de um juiz de futebol é mostrada com as constantes ameaças de torcidas, tentativas de subornos e uma rigorosa pratica física.

                                     Cartaz de divulgação da nova série da HBO
                                
Se eu não curto futebol, o que me levou a me interessar pela série? Bem, o marking off transmitida de modo até exagerado pelo canal, assim como o material divulgado para a impressa, foram atraentes o suficiente para despertar minha atenção. O ator principal, Eucir de Souza está ótimo no papel e, alem do que, adoro as séries da HBO, que fogem do padrão global. Quem teve o prazer de assistir Os Filhos do Carvanal, Preamar, Alice, entre outros, sabe do que eu falo. As produções nacionais do canal, não devem nada a matriz americana.

Nenhum comentário: