Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

MÁS COMPANHIAS: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS PARTE 1
Batman - The Dark Knight Returns, EUA, 2012. 
Direção: Jay Oliva
Com as vozes de: Marcio Seixas, Isaac Bardavid, 
Mirian Fischer, Luisa Palomanes e outros.

Chega este mês as lojas e locadoras - e também para baixar da internet!!!- mais uma versão em desenho animado de uma grande obra dos quadrinhos. Batman - O Cavaleiro das Trevas é uma adaptação homônima da clássica história dos anos 1980 que redefiniu a industria dos gibis. Basicamente mostra Gothan City vivendo dias perigosos graças as atividades da gangue dos mutantes, especialistas em aterrorizar a cidade. Aposentado á dez anos, Bruce Wayne resolve voltar a vestir capa e capuz do Batman e tentar cumprir a promessa que fez no tumulo de seus pais.

Frank Miller escreveu e Klaus Jonhson desenhou este marco da nona arte. Após essa história, que é repleta de momentos violentos e linguagem inapropriada, os quadrinhos passaram a ser mais respeitados pela critica e publico que, até então, era vista como um produto para crianças. Na animação produzida pela Warner Bros Animation temos a primeira parte da história onde Batman volta a ser manchete nos telejornais após fazer um retorno triunfal evitando muitos crimes. Com o peso da idade nas costas, é através da inteligencia que o homem-morcego consegue deter os criminosos com a ajuda de uma garota que resolve assumir o uniforme de Robin. Este longa animado será dividido em duas partes, pois a historia de Miller é cheia de detalhes que seriam perdidos se fosse feito em apenas uma produção normal de uma hora e vinte minutos.

Já virou cliché elogiar as animações da Warner/DC Comics, neste caso não é diferente e os animadores não nos pouparam de pequenos detalhes que tinham no gibi transpassados para telinha. Quanto ao roteiro,o gibi lançado em 1986 parece mais um storyboard, pois, com exceção de um detalhe ou outro, tudo é igual a minissérie. Os produtores fizeram um esquenta nesta primeira parte pois, o clímax da historia, onde Batman enfrenta seu arqui inimigo Coringa e ninguém mais, ninguém menos que o Superman, ficou para a continuação que será lançada em meados de 2013.



Como fã de dublagem que sou, não posso deixar de elogiar a versão brasileira feita nos estúdios CineVideo com direção de dublagem de Mirian Fischer (voz padrão de Angelina Jolie, Wynona Ryder, Drew Barrymore, Nicole Kidman, entre outras) que nos presenteou com a escalação de Marcio Seixas no papel titulo que ele faz desde do excelente desenho Batman - The Animated Series nos anos 1990 e também de Isaac Bardavid como comissario Gordon, repetindo o papel do desenho. Para mim, qualquer detalhe conta para tornar algo imperdível. 

Nenhum comentário: