Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

PARANÓIA OU PRECAUÇÃO?

GRANDE DESTAQUE DO PREMIO EMMY ESSE ANO, HOMELAND RETRATA O ESPIRITO DE UMA NAÇÃO QUE VIVE COM MEDO.



Desde os terríveis atentados aos EUA em setembro de 2001, que a America vive em constante estado de alerta. Hollywood demorou anos a tocar no tema temendo que os americanos quisessem simplesmente esquecer o fatídico dia 11 de setembro. As primeiras grandes produções a falar abertamente foram As Torres Gêmeas de Oliver Stone e Voo United 93 de Paul Greengrass. Na televisão as séries abordavam o assunto tendo personagens secundários representando ex-combatentes da guerra do Irã. Com Homeland, temos o primeiro seriado a ter o tema terrorismo como a principal do enredo.

Regravação de uma serie, vejam só, israelense chamada Hatufim ou Prisioners of War, quando vendida para o exterior, Homeland conta a história de Carrie Mathinson (Claire Danes, de Meus 15 Anos) uma agente da CIA que recebe a dica de que um americano foi convertido e pode vir a plantar novas ações terroristas no país. Imediatamente, ela desconfia do sargento Brody (Damien Lewis), que foi resgatado após ser mantido 8 anos prisioneiro da Al Qaeda. Carrie praticamente para de viver para ficar a disposição para seguir todos os passos de Brody, chegando até a instalar câmeras e microfones na casa do sargento sem autorização de seus superiores. No elenco deste intenso drama temos a presença de Mandy Patikin como Saul um superior de Carrie que a partir do sexto episodio tem algumas atitudes bem estranhas e da atriz nascida no Brasil Morena Baccarin (vista em V - Os Visitantes e Firefly) como Jessica esposa dedicada de Brody que achou que o marido havia morrido e acaba tendo um caso como o melhor amigo dele Mike (Diego Klatenhoff).



Com produção bem feita e elenco afiado, Homeland ja conquistou o publico e critica logo na primeira temporada ano passado. Os prêmios Golden Globe de melhor atriz e série só comprovaram isso. Este ano, a série desbancou a favorita Mad Men e conquistou os principais prêmios do Emmy Awards (considerado o Oscar da TV). A grande sacada dos roteiristas, cujos os principais Alex Gansa e Howard Gordon foram os criadores de 24 Horas, é criar uma tensão crescente que deixa o espectador curioso para ver o próximo episódio (o que está acontecendo comigo). O que seria de uma boa história sem os seus atores, certo? Neste caso, Claire Danes fez por merecer os prêmios que recebeu, encarnando uma personagem obesecada e doente que cria uma relação a beira do fanatismo por Brody. Ele, aliás, de pobre coitado vitima de sequestro e torturas cria um nó na cabeça de quem assiste pois tem atitudes pra la de estranhas o que o torna suspeito de ser o terrorista que Claire está atrás.

A série investe na paranoia que a nação americana vive ao ponto de temer qualquer estrangeiro que apareça. Teve a segunda temporada iniciada esse mês nos EUA, aqui no país, apesar de tema apresentado pela produção fugir um pouco da realidade dos brasileiros, é exibida no canal a cabo FX.

Claire Danes, Damian Lewis e a brasileira Morena Baccarin.



Nenhum comentário: