Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

DESCANSE EM PAZ: AS PANTERAS


Quem cresceu nos anos 1970 teve o prazer de acompanhar uma programação de TV dominada por desenhos e seriados estrangeiros. Um era mais criativo que o outro. Tive a oportunidade de conhecer As Panteras já nos anos 2000 quando o Canal 21 (emissora pertencente ao grupo Bandeirantes) passou a exibir esse e outros seriados clássicos.

Com historias simples e sem grandes inovações - a não ser, claro, de ser uma das primeiras series estreladas só por mulheres - As Panteras conta a história de Charlie Townsend um homem que decide abrir uma agencia particular de investigações e contrata como detetives três policiais que estavam sendo mal aproveitadas em suas funções. Sabrina (Kate Jackson) era a mais séria, comprometida e fazia as vezes de líder.  Há uma lenda entre os fãs que Sabrina era lésbica. A verdade é que ela usava roupas mais masculinas como terninhos, mas isso estava entrando na moda. Kelly (Jaclyn Smith) era classuda, linda, com cabelos e os lábios sempre brilhantes. E, por ultima e não menos importante, temos Jill (Farrah Fawcett). A loura chamou a atenção por sua beleza impar e seus cabelos que impressionam até hoje de tão belos. Esse trio da pesada tem as missões acompanhadas por Bosley (David Doyle), uma grande apoio para as beldades. As missões feitas pelas garotas eram dos mais variados tipo, invariavelmente envolviam as panteras terem que se disfarçar e acabar com algum esquema de bandidos.

Jaclyn Smith, Farrah Fawcett e Kate Jackson


Como disse acima, os roteiros não inovavam muito e não passavam do esquema caso da semana onde as garotas se disfarçavam e acabavam com a trama. Isso foi um dos fatores que incomodou a pantera Farrah que pediu para sair ao final da primeira temporada. O produtor Aaron Spieling (também produtor executivo de Barrados no Baile, Melrose e muitas outras séries) não aceitou a demissão de Farrah e ela forçou a situação. Para todos, ela dizia que queria aproveitar a sua popularidade (principalmente onde o poster clássico dela de maio vermelho vendeu mais de 12 milhões de cópias), mas o bem da verdade é que seu marido Lee Majors (astro da série O Homem de Seis Milhões de Dólares, outro sucesso da época)  estava incomodado com o sucesso da loura e exigiu que ela ficasse em casa. Então, mesmo temendo a ausência de Farrah, Spieling autorizou a produção da segunda temporada que teve o acréscimo de outra loura no elenco. A linda Cheryl Ladd, que era primeira opção para o papel de Jill, enfim foi contratada para o lugar de Farrah, fazendo o papel de Kris, a irmã mais nova de Jill.

Foto do elenco da segunda temporada


Assim o programa continuou imbatível, sucesso absoluto entre as crianças e mulheres e com os homem babando pelas belas e sensuais detetives. Até que outra pantera entrou em crise. Ao final da terceira temporada, Kate Jackson, a Sabrina, também saiu querendo novas oportunidades na carreira. Para seu lugar foi convocado a modelo Shelley Hack como Tiffany, mas a personagem não caiu nas graças do publico, pois a atriz transmitia pouco carisma. Em seu lugar foi convocada outra bela atriz, Tanya Roberts, ela foi Julia uma ex-modelo tentando seguir a carreira de detetive. O fato das constantes trocas de elenco somada com a minima evolução do roteiro (se bem que, isso era comum nas series da época)  fizeram a audiência do show diminuir cada vez mais e o programa foi cancelado em 1981 após 5 temporadas e 110 episódios produzidos.








Shelley Hack, Jaclyn Smith e Cherryl Ladd



As Panteras foi um marco na história televisiva por mostrar o inicio da chamda Girl Power um movimento que provou que seriados de televisão podia ser estreladas por mulheres em papéis fortes . A nova geração conhece as Panteras de popular filme estrelado por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu em 2003 que teve uma continuação co-estrelada por Demi Moore e Rodrigo Santoro. Um novo remake para TV estreou em 2011 mas durou apenas 08 episódios  As atrizes eram bem sem graça. Tem coisas que só funciona na hora certa.

+

Para quem se pergunta o por que da serie se chamar aqui no país As Panteras, sendo que o titulo original é Charlie's Angels (ou Os Anjos de Charlie em português) eu respondo a pergunta. A dublagem da serie feita na Herbert Richers procurava um nome impactante, que combinava com as aventuras das detetives. Anjos não combinava muito com o tom agressivo que serie tinha as vezes, então a expressão As Panteras foi criada. Com total apoio da produção americana. Essa foi uma época de ouro para dublagem brasileira que adaptava com louvor nomes de series e expressões ditas no original. O caso mais famoso e curioso de adaptação foi da série de comedia Primo Cruzado. Alem do titulo fazer uma brincadeira com o famigerado plano cruzado que foi posto em pratica na economia do pais na época, um dos personagens foi rebatizado de Zeca e, ao invés de vir da Grécia como no original, veio de Minas Gerais com sotaque bem mineiro. Um trabalho sem igual do falecido dublador Newton da Matta (voz de Bruce Willians por anos). Outros dois casos famosos são das séries Alf - O E.Teimoso e Casal 20. No primeiro, o termo eteimoso surgiu da personalidade difícil e marrenta que o alienígena protagonista da série tinha, em outro trabalho de dublagem sem igual de Orlando Drummond, mais conhecido por fazer o "Seu Peru" da Escolhinha do Professor Raimundo e que também faz a voz de Scooby Doo. Ja no caso de Casal 20, o nome original do show é Hart To Hart. A série ganhou este nome por que na época o filme Mulher nota 10 fazia sucesso nos cinemas.


Nenhum comentário: