Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

MÁS COMPANHIAS: OS INTOCÁVEIS

OS INTOCÁVEIS (THE UNTOUCHABLES)            
EUA, 1987, DIREÇÃO: BRIAN DE PALMA
COM KEVIN COSTNER, SEAN CONNORY,
ANDY GARCIA, CHARLES MARTIN SMITH 
E ROBERT DENIRO.


O Poderoso Chefão já era um dos filmes sobre mafiosos italianos mais famosos quando Brian De Palma apareceu com este Os Intocáveis. Remake da série de TV homonímia dos anos 1960 (que fora produzida pela Desilu, produtora pertencente a comediante Lucy Ball e seu marido, que foram ameaçados pela máfia a época de produção do seriado) este intenso drama tenta simplificar em pouco menos de duas horas a relação de gato e rato que o gangster Al Capone (Robert Deniro) teve com o honesto agente do governo Eliott Ness (Kevin Costern). O plano do jovem Ness é ambicioso: acabar com a máfia e a venda ilegal de bebidas. Só pra te situar melhor no tempo, a década de 1930 os EUA vivia uma incrível recessão, muitas medidas foram tomadas pelo governo para o país não quebrar. Entre elas estava a lei seca, que proibia o comercio de bebidas alcoólicas  Era uma industria milionária que só beneficiava os donos das empresas. Como o povo nunca aguentou ficar sem beber, um submundo nasceu para traficar bebidas e revende-las ilegalmente. Os únicos que tiveram peito para isso foram os ítalo americanos. Nesse cenário, onde quem não obedecia a lei dos carcamanos morria, se passa o filme.

Ness resolve combater Capone unindo ao redor dele homens de extrema confiança e bom caráter  Começando por Jim Malone (Sean Connory, ganhador do Oscar de ator coadjuvante por este papel) um policial velho, mas com o conhecimento o suficiente para achar qualquer falha de Capone, o jovem policial e bom atirador George Stone (Andy Garcia) e o contador da Receita Federal Oscar Wallece (Charles Martin Smith, também diretor, inclusive dirigiu o piloto de Buffy - A Caça Vampiros). Esse grupo é apelidado de os Intocáveis por deixarem bem claro que são incorruptíveis.  Claro que eles viram motivo de chacota da policia e de ódio de Capone, uma vez que, a certa altura, os planos do gangster começam a ser descobertos.


Mesmo que você não goste do tema máfia, o filme é ótimo. Tem um ritmo muito bom e tem sequencias memoráveis que já entraram na história da sétima arte como a clímax na escadaria da estação de metrô que, também é uma tremenda homenagem a uma cena do clássico Encouraçado Potemkin e o assassinato de um dos intocáveis, uma cena que vai do alivio ao susto em segundos. O que dizer do elenco? O Oscar de coadjuvante recebido por Sean Connery, fez muita gente calar a boca ao dizer que o ex-007 não passava de um charmoso canastrão. Também temos Deniro e Costner dignos de elogios. Um trabalho sem igual do diretor Brian De Palma, uma das poucas refilmagens que superaram o original.





Nenhum comentário: