Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MEUS FILMES: FESTIM DIABOLICO

FESTIM DIABÓLICO (1948)



Acredite ou não, Festim Diabólico é o mais polemico filme feito pelo mestre do suspense Alfred Hitchock.  Dois motivos aparentemente simples para os dias de hoje. Primeiro, é que Hitchcok sempre abusou de edições e truques cinematográficos em suas películas, e Festim é basicamente um teatro filmado. E outro é que a trama é estrelada por dois personagens homossexuais.  Na época da estreia, o filme foi um tremendo fracasso por causa disso. O roteiro em nenhum momento cita a opção sexual dos dois protagonistas, mas internamente, la nos bastidores, todos sabiam que o filme era sobre "aquilo", como a homossexualidade era tratada na época, e também o fato do apartamento deles terem um só quarto entrega o jogo.

A trama do filme é sobre Brandon (John Hall) e Phillip (Farley Granger), dois amigos que resolvem matar outro amigo, David (Dick Hogan) por considera-lo inferior. Para coroar o feito, os dois resolvem dar uma festa com a desculpa de apresentar alguns livros para o pai de David. Manipulador ao extremo, Brandon ainda convida a namorada do rapaz morto e o ex-namorado dela. E, numa prova de total sadismo, o professor da faculdade de todos ali presentes, que ensinou a tal lei da superioridade também é convidado. Todos bebem e comem servindo-se numa arca onde o corpo de David jaz.

Os dois assassinos. Tensão crescente.


O que faz de Festim Diabólico uma obra sem igual é o desafio técnico que o diretor propôs ao fazer o filme um longo plano sequencia. ou seja, toda a ação é passada em tempo real e sem cortes. Claro que os cortes estão inseridos durante o filme naquelas cenas onde algum personagem entra na frente da câmera. Cada cena dura 10 minutos, o tempo de duração de um rolo de filme, foram gastos 8 rolos. Os atores ensaiavam num dia e gravavam no outro, com muito cuidado, pois o diretor detestava quando alguém errava e tudo teria que ser refeito. A câmera era um enorme e pesado equipamento operado por quatro homens que tinha que suar para seguir as rígidas marcações de Hitchock, para desespero dos atores que, atrás da câmera  tinham que desfiar de fios, cabos e os cenários que eram móveis. por falar em cenário, parte do filme teve que ser refeita devido ao cenário ao fundo que imita a cidade de Nova York. Tudo por conta do detalhe que foi passado desapercebido, o tempo avança no filme, mas a vista continua a mesma com o sol raiando.  Segundo Hich, esse detalhe seria percebido por todos, uma vez que a poderosa câmera tinha a tecnologia Technocolor, onde o colorido ficava mais próximo do real.

No original o titulo do filme é Rope. Corda em inglês, que o objeto que Brandon e Phillip usam para matar um inocente. 


Toda a publicidade que o estúdio dispunha na época fora utilizado. Hitchcok, que sempre foi a estrela mais brilhante de seus filmes, fez uma coletiva de impressa onde prometeu que todos viriam o filme mais impactante de suas vidas. E, nem mesmo o engenhoso trailer que mostrava o futuro morto David e sua namorada Janet curtindo o namoro com uma macabra voz ao fundo dizendo "essa sera a ultima vez que ela verá ele. Essa sera a ultima vez que você verá ele" dispertaram o interesse do publico. Os jornais na época disseram que ninguém queria ver James Stewart num papel antagônico. Mas hoje é sabido que foi por causa "daquilo".

James Stewart, um dos atores favoritos do diretor, teve receio em aceitar o papel com medo das pessoas não entenderem sem personagem. Parece que ele previu o futuro.


Visto hoje, Festim Diabólico continua um filmaço, um dos melhores da filmografia de Alfred Hitchcok. Anos depois, o mestre renegou essa engenhosa produção  alegando que cinema é edição,  cortes e montagens, e nada disso é visto em Festim. Talvez ele ficou chateado com o resultado da bilheteria. Quem assistiu, porem, percebe a maravilha que o filme é, com a tensão crescente e o humor negro presente nos diálogos cheios de duplo sentido.

MELHOR MOMENTO: 
Uma cena simples, aparentemente, mostra a empregada tirando os talheres e comidas de cima da urna onde o corpo do assassinado esta colocado. A tensão cresce a medida que ali pode ser momento onde todos descobrem o crime mas o esperto Brandon percebe e trata de desviar a atenção do objeto.



Nenhum comentário: