Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

LISTA: FUTUROS POSSIVEIS

Curiosos como somos, nós humanos sempre tentamos imaginar como será o nosso futuro. Ainda que muita gente pense em amanhã, mês que vem ou mesmo ano que vem, os escritores de ficção cientifica vão alem e criaram mundos no futuro das mais variadas interpretações. Temos futuros utópicos e outros bem caóticos. Mas a pergunta fica no ar: qual desses futuros possíveis pode vir a ser o nosso?

FUTURO DE 1984:  

Pense numa sociedade extramente organizada, onde você é vigiado em todos momentos do seu dia e todas as leis são seguidas de acordo com o que o Grande Irmão quer. Bem vindo ao futuro controlador do livro/filme 1984 de George Orwell. Winston (John Hurt) começa a questionar os atos do grande irmão e passa a ter atitudes que poucas pessoas ousam a ter como fazer amor com uma colega de trabalho escondido de todos.
Se você nunca se perguntou por que o programa Big Brother tem este nome é por causa desse clássico, já que na história o Grande Irmão (Big Brother) é um ser que vigia todos os cidadãos.








O grande irmão e mais um de seus discursos diários.


FUTURO DE A.I. - INTELIGENCIA ARTIFICIAL
No ultimo projeto em que estava envolvido antes de morrer, o cineasta Stanley Kubrick imaginou um futuro onde os robôs teriam uma participação muito importante na sociedade. Levado as telas por Steven Spielberg, o futuro de A.I. nos apresentou robôs que são cópias exatas dos seres humanos. Uma dessas cópias saiu tão perfeita, que ele se imagina como filho verdadeiro de seus donos, devido ao carinho que a mãe dedica a ele. O papel do robô ficou com o garoto Haley Joel Osment que levou tão a sério que não pisca em nenhum momento do filme.








Trabalho sem igual do hoje crecidinho Haley.




FUTURO DE BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDRÓIDES 
Aqui o mundo é escuro e está sempre chovendo. Os humanos convivem com os replicantes, que nada mais são que seres cibernéticos.
O problema é que nem eles mesmos sabem disso. Todos vivem numa paranoia, pois os replicantes são os párias desse futuro e ninguém os quer por perto.










futuro nublado e sombrio de Blade Runner



FUTURO DE DE VOLTA PARA O FUTURO 2
Um futuro que muitas pessoas queriam que fosse verdade, em De Volta Para o Futuro 2 os skates são coisas do passado e flutuam no ar, roupas que secam automaticamente, as casas só abrem suas portas ao identificar os donos, os carros, ônibus e trens voam e, ao invés de placas escritas permitido estacionar encontramos os dizeres permitido aterrissar.  Os roteiristas do filme foram bem esperançosos, pois o futuro deste filme se passa em 2015 e nada disso ainda é visto, mas é só uma questão de tempo.








Cinema bem interativo.


FUTURO DE GALACTICA - ASTRONAVE DE COMBATE
Os humanos se resumem a pouco mais de 50 mil habitantes. Todos vivem sob estilo militar em naves espaciais chamadas de coloniais. Aguá e comida é racionada e eles estão em busca de um lugar que existem nas escrituras chamado Terra. Se isso já não fosse o mais pessimista possível, no futuro de Galactica, os humanos criaram os seres chamados Cylonios, que são robôs que podem tomar a forma de seres mortos e que estão infiltrados nas coloniais matando a população.








o nada pacifico futuro de Galactica


FUTURO DE JORNADA NAS ESTRELAS: A NOVA GERAÇÃO
Não existe um mundo no futuro tão utópico quanto o mostrado na franquia Jornada Nas Estrelas. Em A Nova Geração, isso é mostrado a enésima potencia. Todos os humanos vivem pacificamente, independente da raça ou credo, se você está numa nave estelar servindo a Frota e ficar com saudades de casa, pode ir até o holodeck e baixar um programa que o computador simula tudo do jeito que você quiser, as comidas e bebidas são feitas no sintetizador e não tem lixo, tudo é desintegrado. E, o mais legal, quer ir para uma razoável distancia em segundos: use o teletransporte.

 




No Holodeck você cria qualquer realidade e o computador transforma numa simulação quase que real.



























Nenhum comentário: