Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MÁS COMPANHIAS: OO7 OPERAÇÃO SKYFALL

007  - OPERAÇÃO SKYFALL (JAMES BOND'S IAN FLEMINNG IN 007 SKYFALL) 
EUA, 2012, DIREÇÃO: SAM MENDES
COM DANIEL CRAIG, JUDY DENCH, JAVIER BARDEM, NAOMI HARRIS

Por pouco este filme não sai do papel. O estúdio de cinema que é dono da franquia 007 é o MGM que há anos anda mal das pernas. Mas um nome forte como esse, somado ao catalogo invejável de produções da MGM fez um dos mais poderosos estúdios comprar a companhia. Agora, a MGM faz parte do conglomerado da Columbia Pictures que é comandada pelo grupo japonês Sony. Foram eles que deram a luz verde para James Bond surgir como mais uma aventura.

007 Operação Skyfall demorou para sair do papel, mas pelo menos saiu numa data especial, 2012 foi o ano em que se comemorou 50 anos do lançamento da franquia nos cinemas. A nova fase, porem, começou em 2006 com o lançamento de 007 Cassino Royale que fez um reboot para a cine serie a apresentando a uma nova audiência. O James Bond de nosso tempo é louro de olhos azuis, tem um físico invejável e luta bem mais fisicamente. Suas características básicas continuam: ele continua conquistador e bebe os mais sofisticados drinques.  O interprete do personagem, Daniel Craig deixou um estilo próprio no personagem que esta agradando o publico, haja em vista o sucesso de bilheteria que os três filmes somaram. Esta ultima produção, Skyfall, é continuação direta da produção anterior, 007 Quantun of Solace, e mostra  como o charmoso agente secreto ficou vivo e bem após uma missão fracassada. Até que um atentado a sede da MI6 - o órgão de espionagem do governo - faz Bond voltar. O homem por trás dos atendados é um ex-espião que era próximo a M (Judi Denchi). Chamado de Silva (Javier Bardem), o vilão só aparece com uma hora de projeção do filme, mas até lá Bond persegue seu caminho. O embate entre os dois é interessante. Bardem dá um show fazendo um vilão gay que tem uma quedinha por 007. Após falhar mais uma vez em um outro atentado contra M, Silva vai a caça da ex-chefe que agora está sobre a proteção direta de Bond que a leva para Skyfall, propriedade da família Bond.

Silva - relaxa, Bond, a primeira vez é sempre dolorida
Bond - quem disse que é a primeira vez?

Conforme o resumo acima, da para perceber o quão simples é o roteiro do filme. Mas isso não quer dizer que seja uma aventura fraca. Pelo contrario, 007 Skyfall é bem movimentado. Mas, pro incrível que pareça, a melhor sequencia de ação é a inicial, antes da abertura que é cantada pela cantora do momento Adele. O restante do filme é um interessante jogo de gato e rato orquestrada com maestria pelo diretor Sam Mendes. O diretor do excelente Beleza Americana usou e abusou de sequencias de suspense e mistério e, com a bagagem que trouxe de Estrada para Perdição, fez uma barulhenta sequencia final com muitos tiros de diversas armas. Quanto ao elenco, elogiar Daniel Craig e seu James Bond virou rotina, o ator é muito bom, mas neste filme ele divide as atenções com a M de Judi Dench. Relegada a coadjuvante de luxo nos filmes anteriores, M é a que movimenta toda a trama com direito a ter o passado contado para o delírio dos fãs. Alias, os fãs ficaram satisfeitos com as estreias na nova franquia de dois personagens queridos, Q (Ben Wishaw), uma especie de inventor das bugigangas usadas pelo agente, e Moneyponney a secretaria que aqui ainda possui uma outra função.

A película é ótima para quem quer se distrair, pois não possui uma trama elaborada. Ela é simples e eficaz, que prende a atenção graças ao talento do diretor Sam Mendes que a tempos não entrega um filme de primeira.

NOTA: 8,5



Nenhum comentário: