Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

UM TRIBUTO A 30 ROCK



Ela é a série mais engraçada que assisti. Um roteiro impecável e atuações memoráveis. Dizer que 30 Rock foi o melhor seriado de comedia ao ar nos últimos 7 anos, não é exagero. Pelo menos, para quem soube mergulhar de cabeça neste louco universo criado por Tina Fey. Esta semana milhares de fãs ficaram órfãos ou, sem exagerar muito, perderam uma grande companhia. O ultimo capitulo foi ao ar na noite de quinta feira nos EUA e milhares de fãs ao redor do mundo já estão baixando os episódios pela internet e tratando de traduzir as legendas para repassar a outros fãs ansiosos para ver como a galera desse incrível show se despediu do publico.

 30 Rock foi criado por Tina Fey e foi baseado nos anos dessa talentosa atriz/roteirista como parte do programa de TV Saturday Night Live, que é uma  especie de Casseta e Planeta misturado com Zorra Total que está em cartaz a anos no canal americano NBC. Na trama do seriado, Liz Lemmon (Tina Fey) é roteirista chefe do programa The Girlie Show. Sua vida vira de pernas para o ar quando um novo chefe aparece. Jack Donaghy (Alec Baldiwn) tem a ambição de ser o presidente da rede de TV e já começa querendo mudar tudo. Entre as suas mudanças estão a entrada do maluco Tracy Jordan (Tracy Morgan) para aumentar a audiência do programa. Isso causa um tumulto sem precedentes na vida de Liz já que ela tem aturar os ataques de estrelismos de Jenna Maroney (Jane Krakowski) que, até agora era a estrela do programa. Também tem o detalhe de Tracy ser possivelmente o pior ator que ela já lidou. Ele se atrasa, não decora as falas e só pensa sem sexo. Se isso não é estressante o suficiente, Liz ainda tem que lidar com os roteiristas do programa que são bem estranhos. Fazem ainda parte do dia a dia da garota o atrapalhado produtor do programa Peter (Scott Adsti) e o mensageiro Kenneth (Jack MacBrayer), um jovem humilde mas muito peculiar.

Tracy Morgan, Alec Baldwin, Tina Fey, Jane Krakowski, Jack Mcbrayer: elenco premiado .


De cara, 30 Rock despertou o interesse da mídia e critica especializada. Também ganhou prêmios importantes como o Emmy e Globo de Ouro mas nunca conquistou o publico em geral. A media de audiência do show durante estes sete anos de produção foi de 4 milhões de telespectadores. Para se ter uma ideia, o programa de humor mais assistido dos EUA - The Big Bang Theory - é assistido por 20 milhões de pessoas. Mas por que a serie não foi cancelada com indicies de audiência tão baixos? Simples, sua fama a precede. Foi no base do boca a boca que a serie encontrou seus fãs. Foram fãs famosos que faziam fila para participar da atração. Os que eu lembro de cabeça são: Steve Martin, Oprah Winfrey, Jennifer Aniston, Matt Damon, Julliane Moore, John Hann, Salma Hayek, Whoopie Goldberg, Susan Sarandon e muitos outros. Muitos deles participaram mais de uma vez.

A série usou e abusou da metalinguagem pelo fato de mostrar os bastidores da rede NBC de modo debochado e escrachado. Era a série dentro da série. A personalidade dos personagens encantavam quem acompanhava essa turma louca. Liz é uma nerd atrapalhada com azar no amor, Jack é o ambicioso empresario com um nojo e ao mesmo tempo curiosidade sobre os pobres, Tracy com suas manias megalomaníacas de um ator milionário. Jenna e sua eterna obsessão por não ficar velha (como não esquecer do episodio em que ela acreditava que estava fazendo teste para um papel de adolescente em Gossip Girl, quando na verdade era para fazer o papel de mãe de uma das garotas), Kenneth e seu obscuro modo de criação que cada episodio tem uma revelação mais chocante que a outra,  a trupe de roteiristas que tinham poucas mais engraçadas participações como o porco Frank (Judah Friedland) e a secretaria mais incompetente de todos os tempos, a gracinha Cerie (Katrina Bowden).

A revista Rolling Stone anuncia os últimos dias da serie.

                     
Tina Fey e duas capas da mais importante revista de cultura pop dos Estados Unidos.
30 Rock foi o tipo de serie unica, indispensável para quem quer dar muitas risadas com piadas non sense e diálogos bem escritos. Ousou nos últimos anos ao apresentar dois episódios exibidos ao vivo e nos estilo sitcom, com dois capítulos filmados estilo reality show com personagens secundários e por fazer piadas com minorias sem ofende-las. Terminou na hora certa, antes de ficar  chata (particularmente, duvido que isto acontecesse) e deixará muitas saudades. Definitivamente fiquei mais triste agora. Sem 30 Rock, vai ser 24 minutos a menos na vida sem risada.

Minhas quintas jamais serão as mesmas. Obrigado 30 Rock!

Nenhum comentário: