Páginas

sábado, 30 de março de 2013

O PRIMEIRO REALITY SHOW

TELE FILME CINEMA VERITE CONTA OS BASTIDORES DAQUELE QUE É CONSIDERADO O PRIMEIRO REALITY SHOW



Hoje eles fazem parte da programação da TV e são garantia de boa audiência. Daqueles que se preocupam com o bem estar das famílias como Supernanny passando por aqueles que passam falsas esperanças como Big Brother, os reality shows são os produtos mais rentáveis das emissoras de televisão pelo mundo. Mas se você pensa que o gênero surgiu a pouco mais de 10 anos com o fenômeno que foi A Casa dos Artistas (no Brasil o primeiro reality conhecido foi 20 e Poucos Anos da MTV), está muito enganado. Esse tipo de programa surgiu em 1973 quando o produtor Crag Gilbert apresentou a executivos a ideia de uma câmera acompanhando os fatos mais importantes de uma família americana comum.

O resultado disso foi An American Family um documentário de 12 capítulos exibidos pelo canal PBS, que é a rede de televisão publica dos Estados Unidos. Este é considerado o primeiro reality show por mostrar o cotidiano de uma família, aparentemente, normal de classe media. Produzido pela HBO, o tele filme Cinema Verite - A Saga de uma Família Americana explora os bastidores sobre como a família Loud aceitou ter a sua rotina invadida por uma equipe de filmagens. Talvez influenciados pela presença da câmera, os Loud enfrentam varias crises, entre elas, o descontentamento com o casamento que a mãe Pat (Diane Lane, ótima no papel) não consegue mais disfarçar. Seu marido Bill (Tim Robins) é ausente, vive viajando e se esforça para manter as aparências de um casamento feliz. Os filhos do casal são típicos adolescentes americanos, sendo o que chama mais atenção é o mais velho Lance que vai para Nova York curtir a liberdade e revelar a sua homossexualidade.



Gilbert (James Gandolfini), pressionado pelos executivos que não viam tanto potencial dramático na família, começa a agir pelos bastidores e é ele que abre os olhos de Pat sobre as escapadas do marido. Claro que suas manipulações são feitas de modo com que Pat revele tudo para a lente da câmera e as crises, discussões e segredos são revelados. Cinema Verite mostra que os reality shows, como a própria televisão, é uma maquina que manipula as emoções humanas. A medida que os conflitos iam aumentando, a audiência do programa explodia e os Louds viraram assuntos de programas de TV, capas de revistas e matérias nos jornais. Assim como esperado, eles eram a família mais conhecida da America. Mas não de um jeito positivo. A edição do An Amercian Family foi tendenciosa para o lado negativo da família que deu o troco indo até a mídia denunciar as manipulações feitas por Gilbert e equipe. Tudo isso é mostrado nesta excelente produção da HBO.

Durante o filme, mais principalmente no final quando é mostrado o destino de cada membro dos Loud , pode-se notar o capricho da produção em recriar vestuário peças e caracterização tipica dos anos 1970. Os atores são praticamente idênticos a sua contra parte verdadeira. Cinema Verite é uma aula de história popular que mostra como você pode ser facilmente enganado num momento de fragilidade.




Nenhum comentário: