Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SERIES QUE ESTOU ASSISTINDO

De tempos em tempos, escrevo aqui no Badfish as series que estou assistindo no momento. Quando te perguntam que tipo de musica você gosta e você responde: "ah, sou eclético!" a mesma resposta eu tenho quando se trata das series de TV.  Como você pode perceber abaixo, dou dicas para você assistir desde das populares series japonesas, passando por uma versão um pouco diferente de um clássico.

A VIDA SECRETA DE UMA ADOLESCENTE AMERICANA



ONDE VER?: CANAL BOOMERANG
Também poderia ser chamada de jovens adultos, pois os personagens dessa series agem como pessoas maduras. Mas isso não é um defeito, pelo contrario, diferente das bobagens ditas e vividas pelos personagens de shows como Gossip Girl e 90210, em A Vida Secreta de uma Adolescente Americana temos Amy Juergens (Shailene Woodley, atriz elogiada pela critica em sua participação no longa Os Descendentes, ao lado de George Clooney) uma garota que engravida aos 15 anos e tem que encarar essa situação numa cidade conservadora. Atualmente em sua quinta temporada, as situações vividas por Amy pela sua idade são um tanto estranhas já que ela fala com as amigas sobre divórcio e os cuidados com a filha na escola. No elenco deste drama, destaco a presença de Molly Ringwald fazendo o papel de mãe de Amy. Alias, foi por causa dela que comecei a acompanhar a serie.


BATES MOTEL



ONDE VER?: UNIVERSAL CHANNEL
O que me fez despertar o interesse por essa serie - a mais nova presente nessa seleção - foi o fato dela ser um preludio dos eventos mostrados no clássico Psicose de Alfred Hitchcock. Com apenas quatro episódios exibidos ate o momento, o seriado foi renovado para uma segunda temporada. Em Bates Motel temos Norma Bates (Vera Farmiga) uma mulher com um temperamento difícil que se muda para uma pequena cidade com seu filho Norman (Freddie Highmore, o Charlie de A Fantastica Fabrica de Chocolates, atualmente com 17 anos). Norman é como outros garotos de sua idade e quer sair com os novos amigos, mas a mãe não deixa, criando um certo desconforto entre eles. Norma adquire um motel perto da rodovia e decide mudar o nome para Motel Bates, só que o antigo dono não esta nada satisfeito e decide tirar satisfação com ela. A trama dos primeiros episódios prendeu a minha atenção e já no piloto deu para perceber como Norman virá a ser o assassino que se veste como a mãe do filme original. Um detalhe que me incomodou um pouco foi a decisão dos produtores ambientarem a serie nos dias atuais. Com tanta tecnologia disponível,  Norma e Norman terão que ser perfeitos nos seus crimes, pois eles podem ser descobertos facilmente pelos C.S.I. da vida. Destaco ainda a atuação do jovem Freddie Highmore que cria movimentos muitos semelhantes ao ator Anthony Perkins.


ELEMENTARY



ONDE VER?: UNIVERSAL CHANNEL
Para quem torcia o nariz para mais uma versão do livro Sherlock Holmes produzida como eu, queimou a língua.  Bem diferente do seriado britânico da BBC ou dos filmes de sucesso estrelados por Robert Downey Jr., essa versão é simples, mas bem eficaz. Só o detalhe do personagem principal continuar sendo inglês (o ator Johnny Lee Mueller) já valeu. Dois detalhes também incomodaram no começo mas agora não é nada. A trama se passa em Nova York dos dias atuais e o fiel companheiro de Holmes, Waltson é uma mulher. Interpretada por Lucy Liu, bem a vontade no papel, ela e Mueller criaram uma química que muitos protagonistas de seriados americanos queriam ter. Aos poucos os roteiristas vão colocando ideias dos livros do seculo passado, devidamente atualizado para os dias de hoje. Uma grata surpresa da atual safra americana.


ENTOURAGE - FAMA E AMIZADE



ONDE VER: CANAL CINEMAX
O Cinemax é uma canal do grupo HBO que está no mesmo segmento de canais como TNT e Megapix, exibir filmes que outros canais já passam, mas com intervalos comerciais e em versões dubladas. Por essas coisas que só o universo explica, esses canais de filmes são os mais vistos da TV por assinatura - sabe como é, o povo adora um repeteco - o diferencial do Cinemax, é que ele é mais adepto a produções menos mainstrean, quase beirando ao alternativo. Outro detalhe significativo, é que o Cinemax exibe as melhores produções da HBO como Família Soprano, FDP e True Blood. Entourage - Fama e Amizade não chega a ser tão bom como as series citadas acima, mas é bem interessante. Ela é levemente inspirada na vida do ator Mark Walberg que circulava com seu irmão e alguns amigos em altas festas regadas a bebidas, mulheres e drogas. A fama sobe a cabeça de Vincent (Adrian Grenier) a medida que ele vira a nova sensação de Hollywood e cabe ao amigo Erick (Kevin Connoly) administrar as finanças e extravagancias do companheiro. Também no elenco temos Drama (Kevin Dillon), irmão de Vincent que tenta sem sucesso conquistar a carreira de ator, e Turtle (Jerry Ferrara) amigo deles que só pensa em sexo. O grande destaque do elenco, porem, é Jeremy Piven como Ari o empresario de Vincent que rouba todas as cenas que aparece. O interessante da série é mostrar como funciona os bastidores do cinema através das aventuras vividas por essa turma.


TIMERANGER



Nunca escondi dos leitores do Badfish o meu prazer culpado, as series Super Sentai. Ainda que o plot seja o mesmo a 37 anos - cinco jovens são escolhidos para defender a Terra contra algum império do mal - muitas séries são surpreendentes e com enredos complexos. Timeranger produzida no ano 2000 é uma delas. A Toei produziu essa série com o subtitulo de Sentai do Milênio e caprichou na história e visual do seriado. Quatro jovens vem do seculo 30 para defender nosso planeta - Japão - dos Londrarz. Yuri, Ayase, Domon e Sion acabam ficando em nossa época e, a contra gosto, aceitam a ajuda do rapaz desta época Tatsuya e formam o Esquadrão do Futuro Timeranger. Com uma trama que fica emocionante e complexa a cada episodio, Timeranger acerta ao focar no psicológico dos personagens e os atores são tão carismáticos quantos os vistos em Changeman, Flashman, Liveman e Jetman.  Timeranger foi uma das ultimas series a ser filmadas em películas de cinema e tinha efeitos de computador bem mesclados com as cenas, ainda que as transformações dos robôs ficaram muito falsas. A serie tem todo o clichê que os seriados da franquia possuem, bazucas, robôs gigantes, poses heroicas e frases de efeito, o jeito como faz é o que conta.


TURBORANGER



Turboranger tinha uma ingrata missão, substituir uma das melhores series produzidas pela Toei - dizem alguns, a melhor - Liveman. Apesar do começo apático, a trama evoluiu a cada semana ao ponto dos roteiristas cometerem uma ousadia, mataram os vilões no meio da série, dando inicio a uma reviravolta que promove dois personagens que apenas incomodavam os heróis coloridos á vilões principais. Assim como Jetman e Liveman que, as vezes esqueciam que eram produzidas para crianças e apresentavam historias maduras e violentas, Turboranger promoveu um dos melhores episódios produzidas nos anos 1980 - quiça de todos os tempos - quando uma emocionada Pink Ranger não aguenta mais tanta violência entre os heróis e os vilões a cai numa armadilha cuja consequência é a perca de poderes de todos. Sentindo-se culpada, ela implora para os amigos lhes passarem o restante de suas forças e sozinha, numa sequencia de sete minutos destrói soldados e o monstro da semana e pilota sozinha o robô gigante. Tudo com aquele estilo de filmagens da época e uma trilha sonora que dá arrepios. Duvido que a produtora japonesa tenha coragem de fazer algo parecido nos dias de hoje.



KYORYUAGER



A improvável mistura de samba+dinossauros+super sentai da o tom da nova série da franquia que estreou a dois meses: Kyoryager aposta nos clichês do gênero - que foram abandonadas um pouco na serie anterior Go Buster -. Até agora o seriado não mostrou muito a que veio, já que a produção esta mais preocupada em mostrar ação e as armas dos heróis que posteriormente virarão brinquedos. Os personagens se transformam ao som de um samba e não é só isso que pode vir a interessar o publico brasileiro, o tema de encerramento se chama VAMOLÁ, uma expressão tipica brasileira.

Nenhum comentário: