Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MEUS FILMES: THE WONDERS - O SONHO NÃO ACABOU

THE WONDERS - O SONHO NÃO ACABOU (1996)



Estamos no ano de 1964 e jovens só queriam saber de duas coisas: namoro e musica. Num clima de alto astral, Tom Hanks fez a sua estreia na direção de longas com a comedia musical The Wonders - O Sonho não Acabou (That Thing You Do, no original) que conta a meteórica ascensão de uma banda de rock.

Guy (Tom Everett Scott) é escolhido para substituir o baterista de uma banda recém criada que quebrou o braço. Grande fã de jazz e blues, o cara acaba transformando o som do grupo imprimindo um tom mais frenético no ritmo dos sons. É este ritmo que acaba chamando a atenção dos jovens e de um empresario (Tom Hanks). Apesar do sucesso, o complicado vocalista Jimmy (Johanaton Schatch) não curte muitos as alterações feitas por Guy, chamado pelo empresario de a alma da banda. A relação entre o vocalista e baterista só piora quando Guy começa a se interessar pela namorada de Jimmy, Faye (Liv Tyler). Completam a banda o baixista (Etham Embry) e o guitarrista Lenny (Steven Zanh). Esses garotos não esperavam o estrondoso sucesso que fazem e terão que fazer de tudo para se manter unidos.



A visão levemente critica que Hanks faz com The Wonders é sobre detalhes que poucos percebem. A relação entre Guy e Jimmy é inspirada em quatro ícones musicas. Os Beatles Paul e Jonh  e Mick e Keith dos Stones. Mesmo diferentes entre si, juntos eles fizeram história. Outros detalhes, mesmo escondidos, são notados como o fato de fãs e impressa só se importarem com um ou outro membro do grupo. Isso é mostrado pelo fato do baixista não ter seu nome citado em nenhum momento da película. Também que, por trás de um sucesso, tem sempre alguém que faz a roda girar. No caso de Faye que, alem de ser fã, não desejava que seus meninos se separassem e aguentou muitos desaforos para mante-los unidos.

Tom Hanks, alem de dirigir também escreveu o filme que se baseou em duas principais ideias que ele teve que contou em entrevistas a época da estreia da produção. Uma seria contar a historia de uma fictícia banda americana que destronou os Beatles das paradas musicais. E outra era sobre um protagonista baterista que sempre está no fundo dos palcos e, geralmente, recebe pouca atenção. O ator conseguiu criar um filme simpático, empolgante e com um clima muito bom.

MELHOR MOMENTO:
A primeira vez que a musica That Thing You Do começa a tocar no radio os personagens saem correndo de felicidade, o que arranca um sorriso de quem assiste, pois a alegria deles é contagiante.


Nenhum comentário: