Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

TUDO O QUE É BOM... UM DIA ACABA

ESTE ANO EU - E MILHARES DE FÃS - PERDERAM TRÊS GRANDES SERIES: 30 ROCK, PRIVATE PRACTICE E THE OFFICE CHEGAM AO FIM.

Vida de fã de serie é assim mesmo, todo ano alguma atração que curtimos é cancelada ou encerrada. Mas, 2013 ficará marcado em mim pois me despeço não de uma, mas sim, de três séries. Mesmo com seus finais anunciados, 30 Rock, Private Practice e The Office irão deixar saudades.



Com um numero reduzido de episódios, o primeiro a dar tchau foi Private Practice. O drama hospitalar foi criado por Shonda Rhimes de Grey's Anatomy e contavam a vida de Addison Montgomerry (Kate Walsh) que largou a vida de bandida em Seattle para arrasar corações em Los Angeles onde trabalha numa clinica com ex-colegas de faculdade. Durante 6 temporadas, Addison tentou encontrar um novo amor, engravidar e criar um bebê adotado. Seus colegas também tentaram viver a vida da melhor forma. Como desde o inicio do sexto ano já se sabia da intensão do encerramento da série, os produtores trataram de amarrar as pontas soltas nos primeiros episódios.  Os últimos capítulos, numa sacada genial dos roteiristas, promoveu a despedida dos personagens dando a eles um episodio cada um. A forma como foram feitos esses capítulos finais também foram diferentes do usual com a liberdade criativa voando solta. Seria muito bom se eles tivessem feito isso a mais tempo. Private Practice lutou desde o primeiro momento para ganhar tantos números de audiência quanto a sua serie irmã. Só ficou na tentativa. Não que a serie não fosse boa, ela entra na categoria de "poderia ter sido melhor".




A próxima atração a dizer adeus, foi a minha segunda serie favorita de todos os tempos: 30 Rock. Mal compreendida até em sua terra natal, a serie era favorecida por um humor acido, um roteiro com piadas a todo o instante e um elenco inspiradíssimo capitaneado por Tina Fey, também criadora do show. Dizem que o seriado durou sete temporadas por que ela tinha mais fama do que sucesso. Especialistas comentam que 30 Rock nunca caiu nas graças do publico americano por que seu humor era sofisticado demais. Tudo o que o americano comum quer era sentar no sofá e relaxar. As piadas muitas vezes sem sentido da atração eram demasiadas inteligentes. Foram varias tentativas infrutíferas da NBC de alavancar a audiência, enquanto isso, com gente assistindo ou não, 30 Rock abusava da arte de ser boa. Difícil de superar.

A ultima temporada, com menos capítulos produzidos do que o habitual, já preparava o publico para o final, visto o tom melancólico dos roteiros. Tal qual a vida real, o seriado dentro do seriado também foi cancelado e Liz Lemon, Jack (Alec Balwdin), Jenna (Jane Krawkoski), Tracy (Tracy Jordan), Kenneth (Jack Mcbride) e todos os outros estão tristes, pois provavelmente não se verão novamente. Ao menos suas vidas estão em vento e polpa, principalmente de Liz que está casada e feliz com Criss (James Marsden) e conseguem adotar não uma, mais duas crianças. A serie sairá do ar com um recorde invejável.  É a serie de ficção com o maior numero de astros convidados que toparam fazer as vezes até pontas, apenas por serem fãs da serie. A ultima temporada, talvez propositalmente, tenha sido a menos engraçada, pois não é só os fãs que ficaram tristes pelo fim de 30 Rock, quem o fez também.



Quanto a The Office, a serie ultrapassou as barreiras do original do qual foi inspirado e ganhou vida própria.  A sua season finale que, a exemplo de 30 Rock e Private Practice, também foi anunciada e não cancelada abruptamente, os roteiristas lembraram do que se tratava a serie. Uma equipe de filmagens acompanha o dia a dia dos funcionários de uma empresa de papel. O documentário, finalmente irá ser exibido e todos do escritório estão ansiosos em como serão mostrados. Claro que os podres de cada um virão a tona. A grande sacada dos roteiristas do seriado, que teve 25 episódios produzidos para o ultimo ano, foi colocar varias duvidas na cabeça do publico, feitas, logico para não desviar a atenção e atrair a audiência até o final. Com a desistência de Andy (Ed Helms), mais preocupado em seguir a vida artística, o escritório ganha um novo gerente: Dwight (Raimm Wilson), cujo sonho sempre foi ter esse cargo. Ele está em duvidas quanto ao seus sentimentos por Angela (Angela Kinsey) que esta em crise no casamento desde que seu marido saiu do armário.  A relação entre ela e Oscar (Oscar Nunes) foi mais explorada por que ele era o amante do marido dela. Essa trama por pouco ofuscou a historia principal: a crise no casamento de Pam (Jenna Fischer) e Jim (Jonh Krasinski). Ele largou o emprego e se afastou da família por um novo trabalho mais vantajoso. Enquanto isso, Pam era consolada por um cameraman charmoso que balançou o coração da ex secretaria.

Apesar de muito personagens, cada um teve um momento de gloria nesta ultima temporada que contou com a participações de vários atores que fizeram a historia da serie nestes nove anos de produção. A grande duvida era se o homem que criou a fama da série Steve Carrel (o doido gerente Michael Scott) fosse participar do ultimo capitulo. Ele garantiu no inicio deste ano, que não poderia devido a conflitos na agenda. Se ele apareceu ou não, eu sei mais não vou dizer pois seria um tremendo Spoiler e estraga prazer tambem. Ao menos a atração fechou com chave de ouro e a com a participação de vários ex atores.


AS SERIES EM NÚMEROS:

NUMERO DE TEMPORADAS: 7
NUMERO DE EPISÓDIOS: 139











NUMERO DE TEMPORADAS: 6
NUMERO DE EPISODIOS: 111






NUMERO DE TEMPORADAS: 9
NUMERO DE EPISODIOS: 187

Nenhum comentário: