Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

DESCANSE EM PAZ: GALACTICA - ASTRONAVE DE COMBATE


Uma das melhores sensações que existem para um fã de cultura pop é assistir um filme, seriado ou até mesmo uma novela sem spoiler. Esse termo se popularizou entre fãs do mundo todo e quer dizer, numa tradução adaptada, um fato que revele algo do enredo, ou o popular estraga prazer. Aqui no Brasil é comum revistas de fofoca revelar os detalhes de uma novela. E quando assistimos, o fator surpresa desaparece. Foi sem saber absolutamente nada sobre a história que decidir assistir Galáctica - Astronave de Combate. Estou falando do remake de 2003 baseado num seriado clássico do final dos anos 1970.

A nova versão segue a espinha dorsal do original ao apresentar os humanos vivendo em 12 colonias espaciais perseguidos pelos cylonios, formas robóticas que podem alterar sua aparência. A mais poderosa nave da frota é a Galáctica, palco dos principais acontecimentos. Ela é comandada pelo capitão e depois almirante Adama (Edward James Olmos). Homem serio e comprometido que vê muito de si em seu filho Lee "Apolo" Adama (Jamie Bamber) um destemido jovem que tenta nunca ficar a sombra do pai. Ele tem uma relação de amor e ódio com Kara "Starbuck" (Katee Sackhoff), uma piloto rebelde e atrevida. Ela comanda um pelotão que tem como pilotos Sharon "Boomer" (Grace Park), Karl "Helo" (Tahmon Penikket) e outros.

Elenco principal da série: Tigh, Laura, Adama, Lee, Gaius, Starbuck, Seis, Helo e Boomer

Esse Galáctica oferece ao publico algo alem do que batalhas espaciais e alguns casos da semana, essa serie apresenta um lado politico muito forte.  Apresentado este lado temos a presidente das colonias Laura Roslin (Mary Mcdonald), uma líder que as vezes tem que tomar dificies e severas decisões envolvendo até inocentes. Na sua nave presidencial ela conta com o apoio do estranho doutor Gaius Baltar (James Callis) um homem que tem visões com uma loura estonteante mais tarde conhecida como Numero Seis (Tricia Helfer), uma cylonia disfarçada. Alias, durante toda a serie uma paranoia toma conta dos personagens que descobrem que os cylonios mudam de aparência. Até o publico fica atônito ao descobrir que alguns personagens queridos são cylonios. A novidade aqui é que nem os próprios cylonios sabem disso.


Durante 73 episódios divididos em 4 temporadas a serie apresentou um enredo que se distanciou ao máximo do original ao ponto da segunda temporada em diante somente o nome dos personagens ser familiar a serie clássica. Isso incomodou aos fãs puritanos, em compensação atraiu outra legião de fãs que veneram a atração. O que mais me chamou a atenção em Galáctica, alem claro, da qualidade crescente da história, foi o fato dos produtores darem muita atenção aos personagens secundários, cada um ganhando uma história própria e interessante como o tenente Gaeta (Alessandro Juliani), a oficial Dualla (Kandyce Mcclure), chefe Tyrol (Aaron Douglas), Coronel Tigh (Michael Hogan) e sua esposa sem escrúpulos Ellen (Kate Vernon), a auxiliar da presidente Tory (Rekha Sharma) e a especialista Cally (Nicky Clyne). Alguns deles apareciam la no fundo com alguns poucos diálogos e ganharam uma participação crescente. A cereja do bolo é Lucy Lawless a eterna Xena como uma repórter que mais tarde descobrirmos ser uma cylonia.

Com uma história interessante, personagens carismáticos e efeitos especiais de primeira, Galactica - Astronave de Combate é o tipo de serie que vale a pena assistir pois e muito, muito boa. Não é a toa que ela sempre aparece em listas de melhores seriados já produzidos.

Não só a politica, mas a religião era presença muito forte na serie.

Nenhum comentário: