Páginas

domingo, 16 de junho de 2013

MÁS COMPANHIAS: O IMPOSSIVEL

O IMPOSSIVEL (LO IMPOSIBILE)                                         
EUA, ESPANHA, 2012, DIREÇÃO JUAN ANTONIO BAYONA
COM NAOMI WATTS, EWAN MCGREGOR, TOM HOLLAND,
SAMUEL JOSLIN, OAKLEE PENDERGAST

Filmes que divertem existem muitos. Mas e aqueles que emocionam? Que arrepiam? Você se lembra o ultimo que viu? Se você quer ter suas emoções testadas, indico o filme O Impossível. Um dos candidatos aos Oscar deste ano, o filme conta a historia real de uma família que está passando as ferias na Tailândia bem no fatídico dia de 2004 que uma tsunami devastou boa parte da região. Separados pela gigantesca onda, Maria (Naomi Watts) tenta a todo o custo salvar o filho mais velho Lucas (Tom Holland). Enquanto isso, Henry (Ewan Mcgregor) faz o mesmo pelos outros filhos do casal, Thomas (Samuel Joslin) e Simon (Oaklee Pendergast).


Nas mãos de americanos, o filme teria tudo para ser um drama de superação com atos heroicos dignos de um Indenpendece Day. Mas com co-produção espanhola (com direito a diretor e roteiristas do país) a produção ganha em conteúdo e trás a historia como ela ocorreu de fato. A primeira parte do filme, logo apos a tsunami, vemos a angustiante luta de Maria toda ferida tentando proteger Lucas de ser arrastado pela correnteza. Os dois acham um lugar cheio de mortos e escutam o choro de um bebe e logo são socorridos pelos nativos do lugar. Até o momento, eles e o publico, acham que Henry e os outros dois meninos estão mortos.  Agora estamos na segunda parte da película onde o pai tem a difícil escolha de se separar dos filhos para continuar a procurar a mulher e o filho mais velho.



Recheados de momentos que arrepiam ou deixa sem folego, O Impossível trás ao longo de sua duração, dois atores que são como vinho, ficam melhores a cada apresentação. Naomi Watts e Ewan Mcgregor deveriam ganhar cada premio de melhor atriz e ator que existe por esses papeis pois eles se entregam pra valer. São interpretações viscerais, como gosta de dizer a impressa especializada. Os garotos, principalmente Tom Holland, também arrasam. Este garoto tem futuro, pois ele carrega boa parte do filme nas costas. Outro detalhe que destaco é a maquiagem perfeita de feridas e hematomas que impressionam, e a direção de arte ja que temos a impressão que o lugar onde os atores estão realemente acabou de ocorrer um desastre.



Confesso que chorei três ou quatro vezes, pois é um filme que te poe dentro da situação, como a câmera muito próxima aos atores e, a agustia só aumenta ao sabermos que se trata de um evento real. Não é indicado para pessoas sensíveis.

NOTA: 10  

+
As interpretações merecidamente elogiadas de Naomi Watts e Ewan Mcgregor não é surpresa para quem acompanha a carreira destes dois atores que se reencontraram nesta produção (em 2005 eles estrelaram o trilher A Passagem). Naomi altera blockbusters do tamanho de King Kong com filmes mais intimistas como Senhores do Crime e O Despertar de uma Paixão. Ela ficou mais conhecida ao protagonizar O Chamado remake de um terror japones, que fez muito sucesso. No momento, ela esta envolvida com as filmagens do longa onde dará a vida a eterna princesa Diana.


Já Ewan, é chamado de ator sem vergonha por se entregar ao máximo seja em qual papel for. Ele ficou conhecido mundialmente ao protagonizar o cult Trainspotting - Sem Limites. Outro filme no inicio de sua carreira, muito elogiado é O Livro de Cabeceira onde ele faz cenas de nudez frontal. Sua popularidade aumentou quando foi escolhido como Obi Wa Kenobi na recém trilogia de Star Wars. Por essa participação, ele reclamou publicamente o fato de ter que contracenar boa parte com o fundo verde utilizado para inserir objetos feitos em computação gráfica  O escocês é conhecido por ser beberrão mas um consciente pai de família. Mas não deixa de lado sua visão de liberdade, visto que estrelou para o canal National Geographic um reality show onde cruzava os Estados Unidos de moto. Atualmente se dedica as filmagens de western Jane Got a Gun ao lado de Natalie Portman e Rodrigo Santoro. 



Nenhum comentário: