Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

ORLANDO DRUMMOND

UMA PEQUENA HOMENAGEM A UMA LENDA VIVA



Você provavelmente já ouviu a voz dele. Em algum filme, desenho ou seriado. Orlando Drummond, hoje com 93 anos, é o mais conhecido dublador brasileiro e um dos pioneiros da categoria. Ele começou a carreira numa radio como contra-regra, a função onde se faziam barulhos em diversos programas. O diretor da radio decidiu que a vinheta da estação seria um galo cantando, nenhum dos animais que lotaram o local colaborou, então, Drummond fez uma imitação do bicho que encantou a todos. O futuro ator pôde ver o potencial de suas cordas vocais.

Dru, como é carinhosamente chamado pelos colegas de dublagem, foi durante anos um dos mais requisitados profissionais do país fazendo participações nas primeiras dublagens, os desenhos da Disney. Foi exatamente nos cartoons que sua voz ficou mais conhecida. O primeiro protagonista da lista foi o Popeye nas serie de curtas feitas com o personagem nos anos 1950. E, mais tarde, nas animações produzidas para televisão. Durante muitos anos, ele atuou mais como diretor de dublagem que, num estúdio, é responsável pela escalação dos atores e fazer as devidas adaptações para a famosa versão brasileira.

A partir da ecada 1960, Orlando foi escalado para fazer a voz (ou melhor, resmungos e latidos) de Scooby Doo personagem da Hanna-Barbera. Talentoso como sempre, o ator criou um tipo de voz unica para o personagem, bem diferente do original. Outra adaptação famosa sua foi a de Alf o querido alienígena da sitcom Alf O E.Teimoso, bem mais interessante do que original. Drummond criou bordões e fez um sotaque inesquecível para a criatura.

Apesar de muito conhecido, seu rosto foi descoberto pelas pessoas ao participar da Escolinha do Professor Raimundo dando vida ao afetadíssimo gay Seu Peru. Mais uma vez, uma coincidência do destino já que o personagem era para ser interpretado por outro ator e alguém sugeriu Drummond para a diretora Cininha de Paula. Seu Peru foi outro sucesso estrondoso sucesso na carreira do versátil ator que criou bordões como "use-me e abusa-me teacher" e  "estou porraqui".

Ultimamente, Orlando Drummond tem diminuído suas participações, tanto no humorístico Zorra Total quanto em dublagens. Ele aceitou sem ressentimentos ser, após quase 40 anos, ser substituído na voz de Scooby Doo a pedido da Warner, que decidiu mudar por um dublador que faça a voz mais possível do original. Outro veterano, Mario Monjardim (que também fez durante anos o Salsicha) também foi substituído. Falta de respeito? Com certeza, mas Drummond esta curtindo um merecido descanso entre a família.

Uma sensível homenagem feita pelo dublador Guilherme Briggs

Nenhum comentário: