Páginas

domingo, 20 de outubro de 2013

PARABÉNS, DANNY BOYLE!

UM DOS CINEASTAS COM UMA FILMOGRAFIA BEM ECLÉTICA COMPLETA 57 ANOS.



O diretor Danny Boyle nasceu a 57 anos em Manchester, Inglaterra. Dono de uma das filmografias mais ecléticas da história do cinema, o inglês começou a carreira em telefilmes. Ele virou o queridinho dos alternativos ao fazer o independente Cova Rasa (Shallow Grave, 1994), sobre três amigos envolvidos num crime. Este filme marcou o inicio da parceria com Ewan Mcgregor, excelente ator que protagonizou o próximo titulo de Danny.  Trainspotting - Sem Limites (Trainspotting, 1996) foi um dos primeiros filmes independentes a estourar nas bilheterias. O filme foi acusado de fazer apologia a drogas ao mostrar Ranton (Ewan Mcgregor) e seus amigos usando e abusando dos narcóticos e o efeito  "legal" que eles criam nas pessoas. O sucesso dessa produção fez Boyle receber convites de Hollywood. Seu próximo titulo é comédia louca romântica Por Uma Vida Menos Ordinária (A Less Ordinary Life, 1997) em que o diretor exigiu a presença de seu ator favorito Ewan Mcgregor. Mas o titulo foi a ultima colaboração entre eles, já que o inglês e o escocês brigaram feio, tudo por causa do próximo filme de Boyle, A Praia (The Beach, 2000). Dizem as mas linguás dos bastidores que Danny foi obrigado a aceitar que o filme fosse estrelado por Leonardo DiCaprio que era o ator do momento graças a Titanic. Essa saia justa foi o motivo da briga entre Ewan e Danny. Cada um seguiu com sua carreira de sucesso.


Os anos 2000 não começou muito bem para o cineasta, já que A Praia fracassou nas bilheterias e foi malhado pela critica. Ele voltou para Inglaterra onde fez dois telefilmes. Em 2002, voltou as grandes - mas não muito - produções ao dirigir o terror Exterminio (28 Days Letter, 2002) sua homenagem aos filmes de zumbis. Seu próximo titulo foi o primeiro ao ser estreado por uma criança. Em Caiu do Céu (Millions, 2004), ele mostra a ética sobre a ótica de um garoto de 7 anos. Em seguida, uma mistura de ficção cientifica e terror alá Alien, em Sunshine - Alerta Solar (Sunshine, 2007) ele trabalha mais uma vez com o astro de Exterminio, Cillian Murphy para discutir os efeitos que a humanidade está fazendo com o meio ambiente. Este é um filmaço. Em seu próximo filme, ele voltou a ter um grande sucesso de bilheteria com Quem Quer Ser Um Milionario? (Slumdog Millionarie, 2008), uma produção sem ares de superprodução estrelada por atores indianos ganhadora do Oscar.




Nesta década, ele presenteou os cinéfilos com dois títulos de perder o folego. Em 127 Horas (127 Hours, 2010), ele conta a história real do montanhista Aron Ralston que ficou preso entre duas rochas e foi obrigado a cortar um dos braços para sobreviver. Por ultimo, este ano foi lançado Em Transe (Trance, 2013) sobre um cara (James McAvoy) que recorre a uma especialista em hipnose para se livrar de grupo de bandidos. Este filme tem que ver para entender essa descrição. Como toda a filmografia de Danny Boyle, é uma produção bem original.  


Nenhum comentário: