Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

MÁS COMPANHIAS: A GAROTA

A GAROTA (THE GIRL) EUA, 2012                    

DIREÇÃO: JULIAN JARROLD.
COM TOBY JONES, SIENNA MILLER,
IMELDA STAUTON E PENELOPE WILTON






A conturbada e polemica relação entre o diretor Alfred Hitchock e a atriz Tippi Hedren durante os anos de 1963 e 1964 foi contada neste telefilme produzido pela HBO em 2012. A obra, como dito no inicio da produção, foi baseado em depoimentos colhidos de Tippi e de membros da equipe de filmagens.

Hitchock (Toby Jones, que já havia interpretado outro personagem real, o escritor Trumman Capote) conheceu Tippi (Sienna Miller) através de sua esposa Alma (Imelda Stauton, de Harry Potter e a Ordem da Fênix) que achou que a câmera se apaixonava pela garota. Mas não foi bem as câmeras que fizeram isso. De acordo com a produção, Hitch desenvolveu uma obsessão pela atriz ao ponto de tenta-la agarra-la a força. Todos sabiam da obsessão do cineasta pelas louras, haja visto que as personagens femininas principais de suas obras eram feitas por louras. Mas por Tippi ele desenvolveu uma relação que a atriz teve que suportar devido a um contrato que a impedia de abandonar os sets de filmagem. 



Tippi era uma completa desconhecida quando foi escolhida por Hitch para fazer o papel de Melanie Daniels uma garota dona de si que vai atrás de um homem numa cidade litorânea e é atacada por um bando de pássaros. O filme Os Pássaros foi a obra de Hitchock que se seguiu após o sucesso estrondoso de Psicose. Foi mais um trabalho em que o diretor brigou com o estúdio para fazer, visto que os produtores não acreditavam no potencial da história, que nem havia sido escrita por inteiro. Os bastidores da produção foram tumultuados com os constantes assédios que o diretor fazia a estrela. Era sabido de todos, inclusive pela esposa Alma. A pressão em cima de Tippi ainda continuaria durante as filmagens de Marnie - Confissões de uma Ladra.

Loura verdadeira

Loura falsa

O telefilme optou pelo lado polemico ao focar a obsessão de Hitchock por Tippi. Foi sugerido que o diretor realizava seus desejos apenas só de encostar na moça. Porem, seu lado excêntrico como visto em Hithcock outro filme a mostrar a relação entre o realizador e outra de suas louras, foi suavizado. Em muitos momentos, da-se a impressão que ele é um maniaco sexual. Uma reconstituição de época impecável e ótima interpretação dos atores tiram o filme da armadilha fácil que é uma obra baseada em fatos reais, que tendem a serem entediadas em alguns momentos. 


O filme explora mais uma faceta daquele que é tido como um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos. Ele pode ter sido um sujeito difícil de lidar (como bem soube a secretaria feita por Penélope Wilton de Downton Abbey), mas deixou um legado através de sua filmografia que fascina as pessoas até hoje.

Encontro de Tippis

Nenhum comentário: