Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

OS DIAS DE 2013 DE KHAOE - parte 1

A RETROSPECTIVA DO ANO NA VIDA DE UM NERD



Adeus ano velho, feliz ano ano... Por que a gente cria expectativas de que o ano que se inicia será melhor do que o que se encerrou? Será que o ano velho foi tão ruim assim? Não para mim, apesar de um novo amor ainda não ter aparecido, 2013 será lembrado bem mais do que protestos, musicas de arroxa e funk nas paradas, crimes violentos e desgraças naturais cada vez mais fortes. Não que eu coloque uma venda nos olhos e ignore o que acontece ao meu redor, mas que a vida na frente da televisão ou computador hoje em dia está bem melhor isto está.

Não que estou vivendo na inercia apenas assistindo séries e filmes. Isso deixo para minhas horas de lazer. No profissional, trabalho na mesma empresa ha quase 12 anos e são tantas mudanças para pior que está cada vez mais difícil. Infelizmente, sou covarde o suficiente para não pedir as contas, então no melhor estilo Zeca Pagodinho, deixo a vida me levar. Comecei a fazer dois cursos após muitos anos sem entrar numa sala de aula. Estou fazendo Técnico em Logística e recentemente terminei operador de computador. 

Mas deixamos minha vida pessoal, que só é interessante para mim, de lado e falemos de cultura pop. No inicio do ano, fiz a assinatura da Claro TV para abrir o leque de canais alem daqueles que a GVT TV me oferecia. Infelizmente, apesar do preço atraente, a qualidade da imagem deixa a desejar. Não é o pacote HDTV que tem imagens deslumbrantes. O pacote que assino tem 124 canais dos mais variados estilos e com a qualidade de imagem sofrível em muitos casos. E tem mais um problema, cada canal tem uma dimensão de imagem diferente, ou seja, algumas imagens são boas e outras ruins que até canais UHF são melhores. Independente disso, e, claro, os próprios canais que não inovam e exibem reprises incansáveis, algumas coisas me chamaram muita a atenção.

O canal GNT é o mais variado entre todos os existentes. Pertencente ao grupo da TV Globo, o GNT investe e produções próprias e reality shows bem interessantes. Um dos destaques do ano foi o programa Saia Justa que, segundo a critica, teve a melhor formação da história da atração. Com o comando de Astrid Fontenelle e comentários das atrizes Maria Ribeiro e Monica Martelli e da jornalista Barbara Gancia o programa causou nas redes sociais principalmente por causa das opiniões polemicas das participantes. A melhor atração das quartas-feiras. O GNT ainda presenteou os fãs de séries com as inglesas Downton Abbey, The Fall e Broadchurch e trouxe séries interessantes como Brothers and Sisters, Parenthood, Saving Grace e reprises da clássica Absolute Fabulous. Minha tia virou fã dos programas culinários como Tempero de Familia com Rodrigo Hilbert, Nigellissima, Diário do Olivier e Que Marravilha!  Todos são programas bem legais, mas a Nigella alem de bela, parece que cozinha com todo o amor do mundo.


Canal irmão do GNT, o + Globosat - que anteriormente se chamava Globosat HD - reexibe boa parte dos programas do grupo Globosat, mas ganhou uma identidade própria este ano dividindo a sua programação em quatro faixas. Mas o grande diferencial foi a exibição de seriados de varias partes do mundo como Austrália, Nova Zelândia, França, Alemanha e Inglaterra. Conheci através do + Globosat interessante dramas como The Slap e Line of Duty.



Para mim canais como Fox, Warner, TNT, FX e Sony já passaram por dias melhores. A Fox completa 20 anos no Brasil e é um dos canais pagos mais assistidos. Não sei bem o motivo, exibir reprises de Os Simpsons durante todo o horário nobre parece agradar o publico. Enquanto isso series interessantes são exibidas nos horários mais ridículos. O FX é campeão neste quesito. O Warner só passa Two and Half Men e The Big Bang Theory e o restante da programação é preenchida por reprises de filmes que todos os outros canais exibem. O Universal Channel deu uma recauchutada no visual mas possui o mesmo defeito dos canais citados acima. Muitas reprises e exibição de séries em horários para quem não tem o que fazer no dia seguinte. 



Com o meu dedo nervoso nunca parando em um só canal, acabo descobrindo coisas legais. Após anos, descubro as jóias produzidas pelo Cartoon Network nos anos 1990 exibidas pelo Tooncast como A Vaca e o Frango, Eu Sou o Maximo, Johnny Bravo e As Meninas Super Poderosas. São pura diversão. Foi o ano da acensão da Rede Brasil com a pr ogramação recheada de desenhos e series clássicas como McGyver, Perdidos no Espaço, Jiraya, Changeman, Zorro e Jennie é um Gènio. Como alegria de pobre dura pouco, o canal vendeu boa parte de sua programação para o famigerado programa que faz o telespectador adivinhar o que esta escrito na tela. Este canal também entrou numa polemica sobre a validade da compra das series que exibe.


  

Nenhum comentário: